Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um engenheiro com 37 anos de idade, previamente saudável, procurou atendimento médico com história de oito meses de galactorréia e disfunção erétil. A prolactina sérica era de 326 ng/mL. A ressonância magnética nuclear de sela turca confirmou a presença de lesão selar, com expansão supra-selar medindo 1,3 cm × 1,2 cm × 1,4 cm. A campimetria computadorizada não apresentou alterações apreciáveis.

Com base nesse caso clínico, julgue os próximos itens.

Para a diminuição do nível sérico de prolactina, o uso da cabergolina mostra-se, em eficácia e tolerabilidade, superior ao da bromocriptina.

  • C. Certo
  • E. Errado

                   Uma mulher casada, com IMC de 29, foi internada no

pronto-socorro com quadro clínico de dor abdominal e vômitos.

Após a avaliação clínica e a realização de alguns exames

laboratoriais, foi confirmado o diagnóstico de pancreatite aguda.

A ecografia abdominal revelou a presença de microcálculos na

vesícula biliar e de colédoco com diâmetro normal.

 

Acerca do quadro clínico acima e de conhecimentos correlatos,

julgue os itens seguintes.

A ressonância magnética das vias biliares é um excelente método para avaliar as vias biliares, com excelente sensibilidade e especificidade, sendo utilizada como exame inicial na avaliação de pacientes com suspeita de doença biliar. No entanto, a CPRE permanece como um procedimento que permite estabelecer o diagnóstico e apresenta o potencial de realizar terapia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as seguintes recomendações de rastreamento:

I. adultos jovens com idade igual ou superior a 18 anos, para hipertensão arterial.

 II. mulheres grávidas na primeira visita de pré-natal, para hepatite B.

 III. homens entre 65 e 75 anos para aneurisma de aorta abdominal, por ultrassonografia.

IV. homens com mais de 45 anos e mulheres com mais 35 anos para dislipidemia.

 São corretas as recomendações

  • A.

    I e II.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    II e III.

Com relação à trombose venosa, julgue os itens a seguir.

Entre os fatores de trombofilia, os portadores de fator V de Leiden têm menor risco de tromboembolia venosa que os portadores de deficiência de antitrombina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que, após 2 meses de pós-operatório, o quadro da paciente descrita no texto tenha evoluído com total cicatrização das áreas de necrose, no entanto, apresentava pequena área de alopecia em região temporal bilateral, anestesia em lóbulo da orelha esquerda e pequeno ectrópio em pálpebras inferiores. Julgue os itens a seguir, relativos às complicações descritas.

Enquanto, na ritidoplastia, o hematoma é a complicação imediata mais comum, na blefaroplastia, a obstrução do canalículo lacrimal é a complicação pós-operatória mais freqüente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, relativos a enfermagem e auditoria.

Por conhecer a estrutura física dos hospitais e a operacionalização dos serviços hospitalares, a enfermagem tem papel privilegiado na vistoria técnica de credenciamento de instituições de saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual destas doenças é caracteristicamente uma vasculopatia funcional?

  • A. causalgia.
  • B. eritromeralgia.
  • C. distrofia reflexa simpática.
  • D. atrofia de Sudeck.
  • E. acrocianose.

Em relação a um paciente pediátrico com transtornos urológicos, julgue os itens seguintes.

A principal causa de óbito em pacientes com válvula de uretra posterior é a insuficiência renal no período neonatal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na tomografia computadorizada (TC) convencional, uma série de imagens igualmente espaçadas é adquirida seqüencialmente através de uma região específica, com pausas entre os cortes, para a mesa de exame avançar até a próxima posição. Em contrapartida, na TC helicoidal, as imagens são adquiridas continuamente, enquanto a mesa avança através do gantry. A TC multicorte, evolução da TC helicoidal, caracterizase pela aquisição de múltiplos cortes simultâneos, graças à presença de múltiplas linhas de detectores com canais independentes, que permitem exames mais rápidos e com maior resolução espacial no eixo Z. Essas diferenças técnicas implicam parâmetros de aquisição distintos e ajustes correspondentes no regime de dose, sobretudo na corrente (mA).

A partir do tema tratado no texto acima e considerando aspectos relativos à operação correta e aos exames de TC, julgue os próximos itens.

Os exames de crânio, seios paranasais, pescoço e tórax não requerem pausa ventilatória (apnéia) para sua execução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem de 55 anos de idade, com um tumor obstrutivo do cólon esquerdo, apresenta sinais de peritonite e de choque séptico. Encontra-se em acidose metabólica, hiponatremia e hipopotassemia. Durante a laparotomia, verificou-se a presença de peritonite fecal e perfuração do ceco.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A hipopotassemia pode provocar parada cardiorrespiratória durante a indução anestésica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...