Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estima-se que a prevalência de reações cutâneas graves adversas à droga seja de um em cada mil pacientes hospitalizados, sendo que a síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e a de Lyell (SL) são reações dermatológicas de grande gravidade. Em relação a essas manifestações, julgue os itens subseqüentes.
A SSJ caracteriza-se por envolvimento cutâneo acentuado de maior gravidade que na SL e, devido a necrólise suprabasal da epiderme, há conseqüente destacamento da epiderme de estruturas subjacentes, cujas características fazem lembrar um grande queimado.
Julgue os próximos itens, relativos a isquemia aguda de membros e isquemia crônica.
Para um paciente portador de fibrilação atrial, com quadro de início súbito de dor e fraqueza em membros inferiores há aproximadamente três horas, sem relato prévio de claudicação e que, no exame físico, apresenta frialdade, palidez, deficit motor e parestesia, o tratamento mais adequado seria com ecodoppler e heparinização.
Após a estabilização do paciente queimado com uma adequada hidratação, suporte nutricional e controle da dor, procede-se ao tratamento cirúrgico das áreas afetadas. Nesse sentido, julgue os próximos itens, acerca de enxertos. Ao ser retirado da área doadora, quanto mais espesso for o enxerto, maior será a sua contração primária; isso ocorre devido à ação da elastina da derme.
Medicina - Cirurgia Buco-Maxilo Facial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, acerca da reconstrução facial.
Diversos retalhos cirúrgicos podem ser empregados para as reconstruções craniomaxilofaciais, sendo o retalho de músculos peitorais uma boa escolha.
Um homem de 25 anos de idade deu entrada no prontosocorro de um hospital geral, 40 minutos após sofrer um ferimento penetrante no epigástrio, provocado por arma branca. À admissão, apresentava a pele pálida, fria e sudorética. Estava torporoso e com o enchimento capilar lento. A freqüência cardíaca era de 110 batimentos por minuto; a pressão sanguínea, de 90 × 60 mmHg e a freqüência respiratória, de 26 incursões por minuto. Após avaliação e reanimação iniciais, houve normalização dos sinais vitais, do nível de consciência e da perfusão orgânica. A seguir, o paciente foi submetido a laparotomia exploradora e os achados operatórios foram: cerca de 900 mL de sangue na cavidade abdominal, uma lesão superficial no lobo esquerdo do fígado e uma lesão na borda antimesentérica do cólon transverso que envolvia cerca de 50% da circunferência intestinal.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A hemorragia descrita era de classe IV e exigia grande volume de sangue total para estabilizar o paciente.
A exposição à sílica pode estar relacionada a
I câncer do pulmão.
II artrite reumatóide.
III tuberculose.
IV doença renal crônica.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
A deficiência de vitamina B12 quanto e a de ácido fólico determinam quadro hematológico similar. O marcador laboratorial que identifica a carência de cobalamina, é o(a)
Quanto ao atendimento oftalmológico às crianças, julgue os itens a seguir.
No tratamento da ambliopia, a idade do paciente não interfere no resultado do tratamento.
Considerando que o direito dos médicos de anunciarem e fazerem publicidade de seus serviços para a comunidade em qualquer momento de sua vida profissional envolve aspectos éticos e legais, julgue os seguintes itens.
Sempre que o médico tiver dúvidas acerca da ética e da licitude de um anúncio publicitário de sua atividade profissional, ele deve consultar a comissão de divulgação de assuntos médicos dos CRMs.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aumento na expectativa de vida observada nos países em desenvolvimento vai determinar um aumento na incidência e prevalência das demências nessas regiões. Julgue os itens que se seguem, acerca desse tema.
A depressão não é diagnóstico diferencial de demência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...