Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma grávida apresenta cefaléia e diplopia atribuídas, após exame médico, à paralisia do 6° par craniano. A hipótese etiológica mais provável seria de
Durante a assistência ao trabalho de parto, assinale a alternativa que, quando presente, sugere comprometimento da reserva placentária fetal:
DIP 1.
DIP 2.
Taquissistolia materna.
Líquido amniótico meconial.
Freqüência cardíaca fetal de 160bpm.
Considerando que, na relação médico/paciente, requer-se que o médico conheça os efeitos psicológicos que decorrem do surgimento de uma doença, julgue os itens subseqüentes.
A depressão, freqüente conseqüência psíquica de doença, caracteriza-se essencialmente pelo retorno do paciente aos modos mais elementares de funcionamento psíquico, o que faz que ele apresente comportamentos infantis.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A doença em questão costuma ser mais agressiva em mulheres, com progressão mais rápida para insuficiência renal crônica.
Acerca do tratamento da toxoplasmose, julgue os seguintes itens.
A toxoplasmose na gravidez deve ser tratada de acordo com o período da gestação e o estado do concepto.
Um paciente de 79 anos de idade apresenta tremor ao tentar alcançar uma xícara de café, mas isso não ocorre quando ele está em repouso. Existe relato de que seu pai apresentava a mesma alteração, que, curiosamente, melhorava com a ingestão de bebida alcoólica.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
É provável que se trate de um quadro inicial de doença de Parkinson.
Todos os medicamentos listados abaixo são medicamentos associados com lesão da mucosa esofágica em alta freqüência, exceto um. Assinale-o.
Julgue os seguintes itens, relativos às síndrome de Reiter e de Gardner e à doença de Kawasaki.
A síndrome de Reiter é uma resposta imune geneticamente determinada e geralmente persiste, centrada na pele e articulações, que normalmente se desenvolve algumas semanas após infecção intestinal ou das vias aéreas superiores, por certos microrganismos.
Este paciente foi trazido ao CTI, oriundo da enfermaria do hospital, com história de DPOC descompensado. Sua ausculta pulmonar revelava sibilos ins e expiratórios e a saturação de O2 era de 80%. A abordagem da via aérea deve ser:
ventilação com AMBU até que a saturação de oxigênio normalize.
entubação com lâmina reta, às cegas.
uso do combitube.
cricotiroidostomia.
máscara laríngea.
Acerca dessa manifestação evolutiva do paciente em questão, julgue os itens subseqüentes.
A arritmia cardíaca apresentada pelo paciente nesse momento é a fibrilação atrial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...