Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda considerando o caso clínico descrito no texto, admita que a paciente tenha realizado dois ecodopplercardiogramas, um transtorácico e outro transesofágico, que, além de constatarem a lesão valvar da paciente, permitiram o cálculo do escore de Block-Wilkins, que atingiu o valor de 5 pontos, e não detectaram trombos no átrio esquerdo. Com base nesses novos dados, julgue os itens a seguir.
Os aspectos ecodopplercardiográficos descritos na paciente são sugestivos para a realização de uma valvotomia mitral percutânea.
Considerando que uma gestante de 35 semanas gestacionais apresente sangramento transvaginal vivo, acompanhado de dor abdominal intensa e contínua, e relate ter se alimentado há duas horas, julgue os próximos itens, relativos a anestesia em obstetrícia.
Anestesia do neuroeixo é contra-indicada para essa paciente.
Acerca do transtorno abordado o no texto acima, julgue os itens que se seguem.
No tratamento do TOC, os antidepressivos que inibem a recaptação da serotonina devem ser usados em associação com o haloperidol, para a contenção da agressividade.Uma mulher com 75 anos de idade apresenta enterorragia com choque hipovolêmico. Ao ser admitida no setor de emergência, ela encontrava-se torporosa, pálida, hipocorada e com a pele fria. A freqüência cardíaca era de 96 bpm e a pressão sanguínea, de 70 mmHg × 40 mmHg.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao quadro clínico acima descrito.
A reposição volêmica pode ser feita apenas com solução de Ringer com lactato pois se trata de hemorragia de classe I.
Pedro, penalmente imputável, comprou uma carteira de habilitação falsa e passou a dirigir seu veículo automotor sem qualquer problema. Em determinado dia, após uma desavença havida em um bar, Pedro, aproveitando-se que dois de seus desafetos estavam atravessando a via pela qual trafegava, empreendeu alta velocidade no veículo e, intencionalmente, atropelou os dois pedestres. Uma das vítimas faleceu no próprio local em decorrência das lesões experimentadas; a outra permaneceu internada, com perigo de morte, por 40 dias.
Acerca da situação hipotética acima apresentada, julgue os itens que se seguem.
Em relação às eventuais perícias a serem realizadas em decorrência do delito, é correto afirmar que o exame necroscópico ou cadavérico deverá ser feito pelo menos 6 horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais da morte, julgarem que possa ser feita antes do prazo, o que deverá ser declarado no respectivo laudo.
Uma criança do sexo masculino, com cinco meses de vida, em aleitamento materno exclusivo, foi levada a sua primeira consulta pediátrica em um centro de saúde público. Ela nasceu com 40 semanas gestacionais, pesando 3,2 kg , medindo 50 cm em comprimento e 34 cm no perímetro cefálico. O pai mede em altura 1,70 m, e a mãe, 1,60 m. Não havia recebido nenhuma vacina. No exame antropométrico, a criança apresentou as seguintes medidas: 6 kg de peso, 65 cm em altura e perímetro cefálico de 41 cm. A criança fazia movimentos para pegar brinquedos ou objetos fora do seu alcance, voltava-se ao ser chamada, rolava na mesa e sorria ao ser estimulada pela mãe. Com relação a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
O desenvolvimento neuropsicomotor da criança é compatível com sua idade cronológica.
O meato médio da fossa nasal
é limitado anteriormente pelo processo uncinado.
Um menino de 3 anos de idade, que vinha apresentando sintomas de infecção respiratória alta por uma semana, após obter uma melhora com relação a esses sintomas, passou a apresentar febre e a chorar ininterruptamente, aparentando sentir forte dor no ouvido.
Diante desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
O exame decisivo a ser realizado para se definir o diagnóstico nesse caso é a laringoscopia direta.
Julgue os itens de 97 a 103, relativos à ortopedia pediátrica.
A coalizão tarsal que pode ser visualizada na radiografia com incidência oblíqua do pé é a calcaneonavicular.
Um homem com 67 anos de idade, lavrador, deu entrada no pronto-socorro após ter sido encontrado, em sua casa, no chão e com dificuldade para falar e deambular. O paciente morava sozinho e os parentes não sabiam informar sobre uso de medicações ou patologias pregressas. Na avaliação, o neurologista identificou afasia mista, hemianopsia homônima direita e hemiparesia direita de predomínio braquifacial. Apesar de apresentar sonolência, o paciente ficava alerta ao chamado. A pressão arterial era de 180 mmHg × 90 mmHg. Foram solicitados exames complementares e de imagem, dos quais uma das imagens é reproduzida abaixo.
De acordo com o caso clínico acima, julgue os subseqüentes.
Entre as causas secundárias de epilepsia, incluem-se o trauma, o acidente vascular cerebral e as infecções do sistema nervoso central. No caso do paciente em questão, deverá ser iniciado tratamento com drogas antiepilépticas caso ocorram crises parciais ou generalizadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...