Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os episódios de síncope apresentados pelo paciente em questão decorrem da acentuação de um fenômeno fisiológico, o chamado reflexo de Bezold-Jarisch, sendo que os receptores desse reflexo respondem a estímulos tanto mecânicos como químicos e têm como via aferente o nervo glossofaríngeo.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Suponha-se que um delegado receba laudo cadavérico em que constam as seguintes lesões: ferida circular com orifício de um centímetro, com orlas de enxugo e escoriação, circunscrita por zona de tatuagem e esfumaçamento na região infraclavicular direita; e ferida com bordas regulares e cauda de escoriação medindo cinco centímetros na região escapular esquerda. Considerando essa situação hipotética e os aspectos médicolegais desse laudo, é correto concluir que a ferida com bordas regulares e cauda de escoriação é típica de instrumento cortante e não corresponde à saída de projétil de arma de fogo, que é instrumento perfurocontundente.
A despeito das novas tecnologias, a radiografia convencional continua representando uma grande parcela dos exames de imagem. Acerca dos exames radiológicos convencionais, julgue os itens de 90 a 99.
Como regra geral, um aumento de 15% na tensão (kVp) dobra a exposição, sendo equivalente, portanto, a aumento de 100% na corrente (mA).
Conhecidos há mais de 2.000 anos, os transtornos de humor continuam a dominar o interesse da saúde pública. Em relação ao transtorno de humor bipolar, julgue os próximos itens.
As subdivisões ou critérios para especificadores do episódio maníaco com sintomas psicóticos estão presentes na CID-10, mas não no DSM-IV.
Acerca das afecções proctológicas da região anorretal, julgue os itens de 106 a 112.
O tratamento das fístulas transesfincterianas de localização anterior no sexo feminino pode provocar incontinência fecal.
Em cada um dos próximos itens é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada, acerca de diagnósticos e indicações médicas relativos à pediatria.
Uma criança pequena apresentou febre baixa por cinco dias. O pediatra observou lesões vesiculcerosas em mucosa jugal e pilares anteriores amigdalianos, além de descamação periungueal de mãos e pés. Após três dias, a criança passou a sentir cansaço e a tossir como se estivesse com crise de asma. No exame físico, o pediatra verificou que a criança estava taquicárdica e taquipnéica, hipotensa e com os pulsos filiformes; uma radiografia do tórax demonstrou aumento da área cardíaca. Nesse caso, o diagnóstico etiológico mais provável é miocardite por adenovírus, e o tratamento deve ser feito com aciclovir, diuréticos e digitálicos.
Um lactente com 1 mês de idade, filho de mãe soropositiva para o HIV, é levado ao ambulatório de crescimento e desenvolvimento, para o acompanhamento após o período neonatal. Com base no histórico perinatal, observou-se que a mãe fora submetida a terapia antiretroviral combinada a partir da 14.ª semana gestacional. A carga viral com 38 semanas gestacionais era indetectável e a gestação evoluiu sem intercorrências. O parto ocorreu com 40 semanas gestacionais, por via vaginal, e a mãe recebeu quimioterapia antiretroviral durante o trabalho de parto. Ao nascer, a criança pesou 3.200 g, mediu, em comprimento 50 cm e o perímetro cefálico mediu 34 cm. Iniciou-se quimioprofilaxia pósnatal a partir da 2.ª hora de vida.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens de 91 a 96.
O aleitamento pela mãe deve ser contra-indicado desde o nascimento e a criança deve ser alimentada com fórmula láctea infantil.
Acerca da visita domiciliar, julgue os itens seguintes.
É o conjunto de ações sistematizadas para tornar viável o cuidado a pessoas com algum nível de alteração no estado de saúde (dependência física ou emocional) ou para realizar atividades vinculadas aos programas de saúde.
Considere que uma paciente com 40 anos de idade tenha crises de zumbido no ouvido direito, pressão nesse ouvido, vertigens fortes com duração de 2 horas a 2 dias e perda de audição durante as crises. Em face dessas considerações, julgue os itens subseqüentes.
Se a audiometria dessa paciente for normal, é correto afastar, com certeza, o diagnóstico de síndrome de Menière.
Julgue os itens seguintes, a respeito dos princípios do tratamento do paciente politraumatizado.
O pneumotórax de tensão resulta da lesão do parênquima pulmonar, permitindo ao ar inspirado escapar para o espaço pleural.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...