Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao aumento do tamanho do baço (esplenomegalia), julgue os itens subseqüentes. A ruptura esplênica pode ser a manifestação inicial em pacientes com esplenomegalia.
A respeito do caso clínico de uma paciente de 22 anos de idade, portadora de abdome agudo, julgue o itens seguintes.
A laparotomia exploradora é indicada caso a paciente tenha abdome agudo por lesão penetrante abaixo da linha mamilar.
Com relação às complicações cirúrgicas, julgue os próximos itens.
O edema pós-revascularização observado em um determinado membro operado é causado, com maior freqüência, pelo maior fluxo capilar decorrente desse procedimento.
A avulsão total ou parcial do couro cabeludo é comum na população ribeirinha da Amazônia. O escalpelamento acontece dentro de embarcações sem segurança nenhuma. O motor e o eixo são descobertos, pondo em risco quem se aproxima quando o motor está ligado e o eixo gira em alta velocidade. Durante a viagem, é comum o barco ficar alagado e os passageiros terem de tirar o excesso dágua. Ao se aproximar do eixo, centenas de mulheres e crianças da Amazônia são sugadas e tiveram o couro cabeludo arrancado. Acerca da avulsão do couro cabeludo, julgue os itens de 106 a 113.
A isquemia e a necrose do retalho são causadas por excesso de tensão na pele expandida. Isso pode ocorrer por expansões rápidas, colocação do expansor sobre proeminências ósseas, excesso de tensão na sutura final do retalho e dobras na cápsula do expansor. Essas dobras devem ser corrigidas mediante manipulação externa, esvaziamento e enchimento da cápsula expansora ou recolocação do expansor, após nova incisão.
Um paciente de 70 anos de idade, assintomático, sem co-morbidades, portador de estenose aórtica severa e disfunção de ventrículo esquerdo, apresentou-se para consulta com cirurgião cardiovascular para avaliar a necessidade de tratamento cirúrgico da válvula aórtica.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens de 98 a 104.
Nos pacientes adultos sem co-morbidades associadas, recomenda-se, em vez de cirurgia convencional, valvotomia aórtica por balão.
Muitas vezes, a qualidade de vida das pessoas é comprometida pela presença da dor. Em relação ao idoso, analise as afirmativas que seguem:
I- Pessoas de mais idade têm maior probabilidade de sofrer de dor crônica dos que as mais jovens.
II- A dor é o sintoma menos freqüentemente relatado por pessoas idosas.
III- Nas pessoas idosas, a dor tende a ser constante, de intensidade moderada a intensa, durando por vários anos, com múltiplos focos e decorrente de múltiplos fatores.
IV- Idosos que sofrem problemas de comunicação são mais vulneráveis à ocorrência de um tratamento deficiente em virtude de suas dificuldades de expressar a dor que sentem.
Estão corretas as afirmativas:
Texto para os itens de 86 a 114
Uma paciente de 15 anos de idade procurou atendimento médico com relato de que, há cerca de três meses, iniciou dispnéia aos esforços não-habituais e, há um mês, a falta de ar passou a ocorrer a esforços bem menores, passando a apresentar ortopnéia e acessos de tosse seca no período noturno — interrompendo por vezes seu sono. Informa também que, há uma semana, vem apresentando inchaço nos membros inferiores. Nega febre no período. Nega outras doenças pessoais e familiares. O exame clínico mostrou paciente normolínea, com índice de massa corporal de 22 kg/m 2 , pressão arterial de 123 mmHg × 68 mmHg e freqüência cardíaca de 90 bpm. Pulmões com discretos estertores nos terços inferiores de ambos hemitóraces. Exame cardiovascular: ictus cordis no 5.º espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm de extensão, normoimpulsivo. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos, com importante hiperfonese da primeira e da segunda bulha (com ausência de desdobramento — segunda bulha única — à manobra de Rivero-Carvallo, em área pulmonar), presença de estalido de abertura da mitral, de sopro diastólico de grau 2 (Levine) e reforço pré-sistólico mais bem audíveis na área mitral; na área tricúspide foi auscultado um sopro holossistólico, +3/+6, sem irradiação, suave, intensificado com a realização da manobra de Rivero-Carvallo. Pulsos arteriais palpáveis, simétricos e normoimpulsivos. Ausência de turgência jugular com cabeceira do leito a 45º. Abdome livre, sem alterações. Leve edema em membros inferiores, com sinal de Godet presente e indolor.
Com base no caso clínico apresentado no texto, julgue os itens seguintes.As informações clínicas apresentadas permitem inferir que há dilatação do ventrículo esquerdo, de grau moderado a importante.
Alterações na relação entre ventilação e perfusão (V/Q), hipóxia alveolar, hiperviscosidade sanguínea e redução do leito vascular pulmonar são mecanismos fisiopatológicos associados à doença de base desse paciente, que provocam as anormalidades na resistência vascular pulmonar.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Suponha-se que um delegado receba laudo cadavérico em que constam as seguintes lesões: ferida circular com orifício de um centímetro, com orlas de enxugo e escoriação, circunscrita por zona de tatuagem e esfumaçamento na região infraclavicular direita; e ferida com bordas regulares e cauda de escoriação medindo cinco centímetros na região escapular esquerda. Considerando essa situação hipotética e os aspectos médicolegais desse laudo, é correto concluir que a ferida com zona de tatuagem e esfumaçamento deve ter sido provocada por barotrauma, possivelmente em conseqüência de explosão de bomba.
A despeito das novas tecnologias, a radiografia convencional continua representando uma grande parcela dos exames de imagem. Acerca dos exames radiológicos convencionais, julgue os itens de 90 a 99.
O uso de colimadores reduz a exposição do paciente, mas não interfere na qualidade da imagem radiográfica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...