Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A desnutrição protéico-calórica e a anorexia nervosa apresentam a seguinte peculiaridade hormonal em comum:
gonadotrofinas plasmáticas elevadas;
elevação do hGH plasmático em jejum;
supressão do cortisol sérico;
estradiol sérico elevado;
níveis elevados de T3 sérico;
Osvaldo, com 30 anos de idade, devido a dor de garganta e febre, procurou uma farmácia para se automedicar com um antibiótico. O balconista da farmácia aplicou-lhe um frascoampola de penicilina benzatina (1.200.000 UI) por via intramuscular. Cerca de 10 minutos depois, Osvaldo passou a apresentar eritema, seguido de pápulas eritematosas confluentes, arredondadas e pruriginosas distribuídas por todo seu corpo, associadas a disfonia, dificuldade de engolir e sensação de aperto na garganta. O serviço de atendimento móvel de urgências (SAMU) foi contatado e chegou até a farmácia em 10 minutos; o médico encontrou o paciente agitado, com estridor laríngeo, pressão arterial de 85 mmHg × 55 mmHg, freqüência cardíaca de 120 bpm, cianose +3/+4, dispnéico, pálido. Ritmo cardíaco regular, sem sopros e pulmões limpos.
Considerando essa situação clínica hipotética, julgue os itens a seguir.
Na grande maioria das vezes, na base fisiopatogênica dessa emergência estão as imunoglobulinas da classe A (IgA).
Uma paciente que refere obstipação, fadiga acentuada, menorragia, rouquidão e aumento de peso, sugere o seguinte diagnóstico:
obesidade mórbida;
diabetes mellitus;
doença de Basedow Graves;
hipotireoidismo.
Um paciente de 48 anos de idade foi levado ao prontosocorro por familiares por ter sido encontrado com profunda sonolência 40 minutos antes. Em seu quarto, conforme relatado, havia, ao lado da cama do paciente, dois frascos vazios de diazepam. Foi relatado que o paciente havia se separado da esposa há cerca de um mês, tinha grande labilidade de humor e recebia acompanhamento psiquiátrico por esse motivo. Entretanto, conforme relato, estava sem usar os medicamentos psiquiátricos, por conta própria, há 6 semanas. Está desempregado há cerca de 4 meses. Foi mencionada história pregressa de epilepsia, sendo que, há 6 anos, por orientação médica, não fazia uso de medicação anticonvulsivante e não havia apresentado crise convulsiva desde então.
Ante essa situação clínica hipotética, julgue os próximos itens.
Além das medidas gerais de suporte clínico, deve-se proceder à lavagem gástrica seguida da aplicação de carvão ativado. Como há um antagonista específico — o flumazenil — e não há contra-indicações para o seu uso, deve-se utilizálo objetivando principalmente manter o paciente acordado.
Um adolescente com história recente de asma procura atenção médica. Ele relata apresentar 1 a 2 crises de dispnéia com sibilos por semana, sem um fator desencadeante evidente, e que acorda raramente com crise noturna. Vem fazendo uso de beta-2 agonista por via oral quando necessário. Está assintomático e o exame físico é normal. O pico de fluxo expiratório, medido no consultório, é 82% do predito. O médico deve solicitar exames complementares, radiografia de tórax, prescrever o uso de beta-2 agonista inalatório quando necessário e
Um recém-nascido de termo nascido de parto normal, índice de Apgar 9/10, pesando 3,8 kg, apresenta cianose a partir das 6 horas de vida. O exame físico mostra saturação periférica de 70%, freqüência cardíaca de 140 bpm e freqüência respiratória de 50 irpm. Ausculta cardíaca revela um discreto sopro sistólico em foco pulmonar, sendo os pulsos arteriais normais. O eletrocardiograma mostra ritmo sinusoidal, eixo do QRS em 30º, onda R em V1 de 2 mm e onda S em V1 de 10 mm, além de onda R em V6 de 10 mm. A radiografia de tórax revela uma área cardíaca normal, além de uma trama vascular pulmonar diminuída.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A dilatação da valva pulmonar mediante cateterismo é o procedimento mais indicado para o tratamento definitivo dessa cardiopatia.
Quanto à febre reumática podemos caracterizar:
nódulos subcutâneos freqüentemente se associam ao acometimento cardíaco
estenose aórtica é a lesão residual predominante
a poliartrite se resolve com esteróides em 6 semanas
corticosteróide é indicado tão logo se faça o diagnóstico de febre reumática
a presença de dois sinais maiores e três menores faz o diagnóstico de febre reumática
Relaciona-se, estreitamente, com o esforço repetitivo:
A síndrome do dedo azul;
A síndrome do martelo hipotenar;
A síndrome da pedrada;
A cútis marmorata;
A tromboangeíte obliterante.
Sobre anestesia em pediatria, julgue os itens a seguir.
Anestesia peridural sacra ou bloqueio dos nervos ilioinguinal e ílio-hipogástrico são alternativas eficientes para analgesia cirúrgica em andar inferior do abdome.
Considere que uma paciente de 25 anos de idade, com 1,60 m de altura e 110 kg de peso, será submetida a cirurgia bariátrica por via videolaparoscópica. Em relação a essa situação clínica hipotética e a aspectos correlatos, julgue os seguintes itens.
O pneumoperitônio pode provocar diminuição da resistência vascular sistêmica e aumento do retorno venoso, levando a aumento no índice cardíaco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...