Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher com 28 anos de idade foi admitida na sala de emergência com queixa de falta de ar em repouso, com dificuldade de falar e sem conseguir se deitar. Relatou ter crises freqüentes e já ter sido internada algumas vezes por esse motivo. O exame físico mostrou paciente agitada, dispnéica, com ritmo cardíaco regular e taquicárdico e com freqüência respiratória de 33 incursões por minuto, freqüência cardíaca de 125 bpm e pressão arterial de 120 mmHg × 80 mmHg, sendo que, durante a inspiração, verificou-se redução de 25 mmHg na pressão sistólica. O exame respiratório mostrou utilização de musculatura acessória e presença de sibilos inspiratórios e expiratórios difusos nos campos pulmonares. A avaliação do pico de fluxo expiratório (PEF) mostrou um valor de 40% em relação àquele predito para a idade, o gênero e a altura. Outros dados clínicos foram: gasometria arterial com SaO2 = 88%, pressão arterial de oxigênio (PaO2) = 55 mmHg e pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) = 45 mmHg.
Considerando esse caso clínico hipotético, julgue os itens subseqüentes.A paciente está apresentando uma crise de asma, que pode ser classificada como de moderada gravidade.
Medicina - Otorrinolaringologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo a teoria infecciosa da etiopatogenia da rinite atrófica, qual o germe responsável?
Pseudomonas aeruginosa.
Staphylococcus aureus.
Proteus mirabilis
Klebisiella ozaenae.
Rizopus
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Trabalhadores expostos a determinados agentes ocupacionais podem apresentar doenças de órgãos e tecidos os mais variados. As síndromes mieloblásticas são condições relacionadas à exposição:
ao benzeno e radiações ionizantes.
ao ruído e hiperbarismo.
às altas temperaturas e benzeno.
ao chumbo e altas temperaturas.
Na quimioprevenção do carcinoma da mama, com relação a estudos para ava-liar a utilização de IGF-I (fator de crescimento insulina símile) como marcador biológico substituto, podemos afirmar, EXCETO:
Medicina - Ginecologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação a tumor de ovário, qual a afirmação incorreta?
A maior dificuldade no diagnóstico precoce reside na inexistência de sintomas nos estágios iniciais.
A ultra-sonografia por via abdominal é mais adequada que a endovaginal na apreciação do tumor.
Septos delgados não são considerados como sinal sugestivo de malignidade.
Ca 125 é considerado o marcador tumoral epitelial do ovário, mas não é específico.
A dopplerfluxometria não se presta para rastreamento do carcinoma do ovário.
Medicina - Gastroenterologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
No tratamento da obesidade, a dietilpropiona atua e tem como efeito adverso, respectivamente,
aumentando a termogênese; descalcificação óssea.
estimulando a saciedade; distúrbio depressivo.
inibindo a absorção de gorduras; esteatorréia.
bloqueando o centro da fome; dependência física.
inibindo a absorção de carboidratos; flatulência.
Os parâmetros para a inclusão de doenças e agravos na lista de notificação compulsória devem obedecer aos seguintes critérios, EXCETO:
Medicina - Clínica Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Paciente com hepatopatia crônica traz exames mostrando albumina sérica de 2,5 g/dL, gamaglobulina de 2,2 g/dL e gamagt de 70 UI/L. A ultra-sonografia abdominal tem sinais de hepatopatia crônica com aumento do calibre da veia porta e esplênica. A endoscopia mostra varizes de esôfago de médio calibre. Dentre as medidas preconizadas, estão
esclerose de varizes de esôfago e vacinação contra hepatite A e B, caso não tenha imunidade prévia.
prescrever betabloqueador e lactulose para manter 2 evacuações diárias.
esclerose de varizes esofágicas e prescrever betabloqueador.
prescrever betabloqueador e vacinação contra hepatite A e B, caso não tenha imunidade.
somente orientações quanto à ingestação de álcool e à alimentação.
Leia o texto e responda às questões de número 36 a 38:
Um médico é contratado para coordenar o Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional de empresa com 100 trabalhadores, que presta serviços de reparos de navios. Dentre as atividades, incluem-se jateamento de superfícies metálicas, pintura com pulverizador, soldagem e colocação de fibras de vidro e amianto. A maioria dos trabalhadores está envolvida em mais de um processo de trabalho. Há pouco mais de 5 anos, ainda havia jateamento com areia, a seco, porém, atualmente é utilizada a granalha de cobre. Um pequeno percentual de trabalhadores ainda fuma (20%).Os principais fatores de riscos presentes nos processos de trabalho desta empresa são de natureza:
Medicina - Cirurgia Vascular - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Entre os métodos de diagnóstico abaixo citados assinale o de maior especificidade no diagnóstico da hipertensão Renovascular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...