Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência à fisiopatologia respiratória, julgue os itens a seguir.
Durante a realização da curva fluxo/volume, a formação do volume residual após expiração forçada decorre da relação entre as forças que tendem a abrir e as que tendem a fechar a via aérea.
Com referência aos tumores benignos do pescoço em criança, julgue os itens que se seguem.
Em razão de ser de origem congênita, o cisto tireoglosso manifesta-se, na maioria das vezes, no período neonatal ou no lactente.
Menino, 8 anos, com antecedente de odinofagia e febre há 2 semanas chega ao Pronto Socorro com palidez cutânea, tosse e falta de ar há 4 dias, que vem piorando progressivamente. Apresenta, também, edema vespertino de MMII e diminuição da diurese. Exame físico: FR= 32 irpm, PA= 110X70 mmHg, FC= 160 bpm, sopro sistólico (3+/4+) rude, em foco mitral com hipofonese de todas as bulhas e B3 audível. Pulmões com estertores crepitantes em bases. Fígado palpável a 3 cm da borda costal direita, borda romba e doloroso. Sem adenomegalia e esplenomegalia. Os principais diagnósticos e o tratamento são:
Insuficiência cardíaca congestiva e pericardite bacteriana; furosemida, digoxina e cefazolina.
Insuficiência cardíaca congestiva e glomerulonefrite difusa aguda; furosemida.
Asma cardíaca e pneumonia; terbutalina e penicilina cristalina.
Insuficiência cardíaca congestiva e cardite reumática; furosemida, prednisona e penicilina benzatina.
Uma tomografia computadorizada de tórax feita por uma senhora com 46 anos de idade mostra uma massa pulmonar com adenopatia hilar e mediastinal. Durante o curso da investigação, a paciente desenvolve perda sensorial e apresenta sinais cerebelares. Além disso, anticorpos anti-Hu (ANNA-1) são encontrados no seu soro.
Com base no caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A presença do referido anticorpo no soro de uma paciente com sintomas cerebelares é praticamente evidência conclusiva de síndrome paraneoplásica com degeneração cerebelar e câncer ginecológico metastático.
Um paciente de 32 anos de idade apresenta quadro de diarréia crônica há 6 meses, cólicas abdominais e, eventualmente, febre. Apresenta à colonoscopia regiões inflamatórias circunscritas.
Considerando esse caso, julgue os itens subseqüentes.
Para o quadro descrito, o diagnóstico mais provável é colite ulcerativa.
Trabalhadores da indústria madeireira estão sujeitos a alguns riscos específicos. Considerando as dermatoses relacionadas com essa atividade, julgue os itens a seguir.
O pau-ferro e as leguminosas são espécies de madeira que causam sensibilização alérgica.
Julgue os seguintes itens, com referência aos fatores preventivos e prognósticos de tumores de mama.
Os fatores prognósticos clínico-histopatológicos mais importantes são o tamanho tumoral seguido do status axilar.
No tocante a hiperparatireoidismo, julgue os itens seguintes.
A fosfatase alcalina específica do osso, a osteocalcina e a hidroxiprolina são marcadores de reabsorção óssea.
A análise da morfologia das hemácias quando da leitura do hemograma pode revelar aspectos decisivos na formulação do diagnóstico de determinadas enfermidades. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
É freqüente encontrarem-se drepanócitos nas formas graves de anemia falciforme.
Considerando o quadro clínico de uma vítima de lesão por arma de fogo no hipocôndrio direito, de 20 anos de idade, que deu entrada no pronto-socorro com choque hipovolêmico, julgue os itens que se seguem.
É necessário submeter o paciente a trajetografia para se avaliar as vísceras lesadas pelo projétil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...