Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, a respeito de tabagismo, métodos diagnósticos em pneumologia e infecções respiratórias.
No referente a espirometria, é correto afirmar que a diminuição da capacidade vital deve ser sempre relacionada à síndrome restritiva.
As afecções urológicas em crianças são diagnosticadas com muita freqüência em ambulatórios, consultórios e enfermarias de pediatria clínica e cirúrgica. Nesse contexto, julgue o item abaixo.
O diagnóstico do refluxo vesicuretral é radiológico, mas a indicação cirúrgica, nessa situação, depende do grau do refluxo radiologicamente classificado e da observação clínica do paciente.
A mãe de uma criança de 15 meses de idade está preocupada com sua "falta de apetite" e com seu peso. Há três meses ela ganha em torno de 300 gramas por mês e se mantém no percentil oito da curva de crescimento. O exame físico é normal. A sua conduta nesta situação é:
tranqüilizar a mãe, pois nesta idade é esperada uma diminuição do apetite.
orientar sobre um cardápio mais calórico, acrescido de óleo vegetal.
solicitar um exame parcial de urina e urocultura, pois esta situação é sugestiva de infecção urinária.
solicitar hemograma e parasitológico de fezes para uma avaliação clínica completa.
Um paciente de 25 anos de idade apresenta história de sete meses de evolução de queda do estado geral, emagrecimento e vômitos repetidos, não-provocados nem associados à cefaléia ou a outros sintomas neurológicos ou gastrintestinais. Os vômitos pioraram de intensidade, ocorrendo diariamente, nos últimos dois meses. O exame físico (geral e neurológico) teve resultado normal, inclusive quanto ao fundo de olho, que não apresentava papiledema. Uma ressonância magnética cerebral mostrou massa na região inferior do quarto ventrículo, associada a alargamento moderado ventricular. Outras imagens mostraram invasão focal do tronco cerebral com edema moderado. Nesse caso,
o diagnóstico mais provável é carcinoma do plexo coróide.
Um paciente de 32 anos de idade apresenta quadro de diarréia crônica há 6 meses, cólicas abdominais e, eventualmente, febre. Apresenta à colonoscopia regiões inflamatórias circunscritas.
Considerando esse caso, julgue os itens subseqüentes.
O diagnóstico diferencial entre colite ulcerativa e doença de Crohn pode ser determinado por biópsia intestinal.
Trabalhadores da indústria madeireira estão sujeitos a alguns riscos específicos. Considerando as dermatoses relacionadas com essa atividade, julgue os itens a seguir.
As dermatites relacionadas com exposição à madeira são classificadas como dermatite de contato alérgica.
Uma paciente de 65 anos, com tumor de 0,8 cm × 0,9 cm em QSE de mama D, visto apenas na mamografia, irregular, de alta densidade, ausente em mamografia anterior, realizou biópsia excisional com marcação pré-cirúrgica com gancho metálico por estereotaxia, que revelou carcinoma ductal infiltrante de baixo grau. Ela foi submetida a setorectomia de QSE/mama D e linfonodo sentinela mediante a técnica do corante azul patente. O exame histopatológico da peça mostrou presença de carcinoma ductal infiltrante não-mensurável, ausência de necrose, linfonodo sentinela negativo, presença de componente intraducto em um único foco e próximo à lesão inicial, margens livres e receptores hormonais para estrogênio e progesterona positivos.
A respeito do quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Considere que, após a injeção do corante, tenham sido localizado o trajeto da drenagem e dissecados dois linfonodos corados de azul. Nessa situação, apenas o primeiro linfonodo corado deve ser considerado o linfonodo sentinela.
No tocante a hiperparatireoidismo, julgue os itens seguintes.
No hiperparatireoidismo primário, ocorre aumento compensatório nas concentrações plasmáticas da calcitonina.
O edema agudo de pulmão é uma síndrome clínica cujas causas são diversas, mas semelhantes, as respostas fisiopatológicas finais. Trata-se de situação de extrema gravidade e de alta morbidade, que requer tratamento imediato e eficaz. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
As manifestações dessa condição, cujo diagnóstico é clínico, dependem do líquido acumulado nos pulmões.
Considerando o quadro clínico de uma vítima de lesão por arma de fogo no hipocôndrio direito, de 20 anos de idade, que deu entrada no pronto-socorro com choque hipovolêmico, julgue os itens que se seguem.
Caso a hipovolemia e a hipóxia tenham sido prolongadas, o paciente poderá desenvolver lesões pulmonares importantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...