Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança com 10 anos de idade apresenta subitamente déficit motor do lado direito da face, acompanhado de diminuição do lacrimejamento do mesmo lado. Não consegue manter o olho direito fechado e os alimentos às vezes escorrem pelo canto da boca deste lado.
Em face do quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
A criança referida apresenta paralisia facial periférica.
A obesidade é atualmente um grave problema de saúde mundial. No passado, esse problema era confinado ao mundo industrializado; no entanto, a prevalência da obesidade está crescendo tanto nos países em desenvolvimento que os riscos de saúde da supernutrição estão ultrapassando os riscos de saúde da subnutrição no mundo.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito da obesidade.O ressurgimento do tratamento cirúrgico da obesidade evidencia a pouca eficácia do tratamento clínico atualmente disponível e a necessidade de ênfase em programas públicos e privados de prevenção.
A Síndrome Plurimetabólica cursa com as seguintes características, exceto
hipertrigliceridemia.
baixos níveis de HDL colesterol.
aumento do depósito de gordura visceral.
hipouricemia.
presença de partículas LDL colesterol pequenas e densas.
A respeito das formas de manifestação da gota doença articular de causa metabólica que pode ser diagnosticada por manifestação clínica característica e dos pontos corporais que ela costuma comprometer, julgue os itens a seguir.
Comumente, a artrite gotosa aguda associa-se a doença sexualmente transmissível.
Um paciente de 25 anos de idade, admitido na unidade de emergência clínica de um hospital, apresentava o seguinte quadro clínico: histórico de vômitos freqüentes há 3 dias, astenia, anorexia, dor abdominal, mucosas desidratadas, confusão e respiração de Kussmaul. Esse paciente sofria de poliúria e polidipsia há alguns anos, fazendo uso esporádico de insulina.
Considerando o quadro clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
As vasculites são caracterizadas por inflamação ou dano aos vasos sanguíneos, com comprometimento do lúmen vascular.
Uma paciente com 35 anos de idade, branca, casada, fumante e sedentária, procurou o posto médico do serviço em que trabalhava, para fazer o controle da medida de sua pressão arterial. Tratava-se da segunda consulta no período de 4 semanas. Como da outra ocasião, os níveis pressóricos ficaram situados em 140 mmHg× 100 mmHg. Nenhuma outra alteração foi detectada no exame clínico nem doenças associadas à hipertensão. Não existe histórico familiar de doenças cardiovasculares.
Quanto à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes.
A paciente deve receber tratamento medicamentoso anti-hipertensivo.
Avalie as condições patológicas abaixo e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma (V ou F, respectivamente).
( ) A lesão do nervo radial devido a trauma é uma importante causa da síndrome do túnel do carpo.
( ) Gravidez é uma causa reversível de síndrome do túnel do carpo.
( ) Hipotireoidismo, acromegalia e diabetes mellitus são causas endocrinológicas da síndrome do túnel do carpo.
V, V, V
V, V, F
F, V, F
F, F, F
F, V, V
A apendicite aguda na criança é um processo inflamatório agudo do apêndice cecal, freqüentemente precedido por infecção das vias aéreas superiores ou por obstrução da luz apendicular (coprólitos). A invasão bacteriana da mucosa e submucosa leva a uma reação inflamatória que pode se seguir com ulceração e acúmulo de exsudato purulento na luz apendicular e perfuração. A respeito da apendicite aguda, julgue os itens subseqüentes.
Os sinais Rovsing e Blumberg costumam não ser pronunciados em crianças com apendicite aguda.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens que se seguem.
O pulso paradoxal é reconhecido quando há uma diminuição na pressão arterial sistólica maior do que 10 mmHg durante a inspiração, ou quando essa redução é superior a 9% do valor dessa pressão constatada na fase expiratória.
No que diz respeito à profilaxia de endocardite bacteriana é correto afirmar que:
Nos pacientes com próteses cardíacas, de material biológico ou metálico, considerando que os procedimentos dentários, orais e de trato respiratório superior freqüentemente causam bacteremia por estreptococos alfa-hemolíticos do grupo viridans, a amoxicilina é antibiótico de primeira escolha.
Nos casos de prolapso de valva mitral, considerando que o risco de endocardite é pequeno, recomenda-se a sistemática profilaxia apenas quando houver insuficiência mitral.
Considerando a freqüência de ocorrência de endocardite em portadores de marca-passo cardíaco definitivo, por ocasião de procedimentos potencialmente causadores de bacteremia, como o tratamento dentário que causa sangramento de gengiva, recomenda-se a adoção sistemática de profilaxia com antibióticos.
Deve ser dado o medicamento profilático 1 a 2 horas antes da intervenção potencialmente produtora de bacteremia, não sendo, em geral, necessária proteção além de 6 a 8 horas após a intervenção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...