Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança com 10 anos de idade apresenta subitamente déficit motor do lado direito da face, acompanhado de diminuição do lacrimejamento do mesmo lado. Não consegue manter o olho direito fechado e os alimentos às vezes escorrem pelo canto da boca deste lado.
Em face do quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Na maioria dos casos, a paralisia facial periférica tem etiologia desconhecida.
Em relação aos critérios diagnósticos dos distúrbios de metabolismo da glicose sugeridos em 1997 pela American Diabetes Association (ADA), julgue os itens a seguir.
No Brasil, a aplicação desses critérios que têm como base a glicemia de jejum, aumentará o número de casos de diabetes melito (DM) não-diagnosticados.
Um paciente de 45 anos, com diagnóstico de diabetes há 5 anos, queixa-se de poliúria e polidipsia intensas há 2 meses. Vinha em uso de carbolítio há 6 meses e metformina há 3 meses. A avaliação laboratorial evidenciou glicemias de 95 mg/dl em jejum e 110 mg/dl pós-prandial. A glicohemoglobina era de 6,5% e a densidade urinária de 1003. Após teste de restrição hídrica e uso de desmopressina, observou-se elevação de 5% da osmolalidade urinária. Indique a hipótese diagnóstica para esse paciente.
Diurese osmótica pelo controle inadequado do diabetes melito.
Polidipsia psicogênica.
Diabetes insípidus nefrogênico.
Nefropatia diabética.
Nefrite causada provavelmente pela metformina.
A respeito das formas de manifestação da gota doença articular de causa metabólica que pode ser diagnosticada por manifestação clínica característica e dos pontos corporais que ela costuma comprometer, julgue os itens a seguir.
A presença de baqueteamento de dedos, associada a sinais inflamatórios, é considerada patognomônica da doença.
Um paciente de 25 anos de idade, admitido na unidade de emergência clínica de um hospital, apresentava o seguinte quadro clínico: histórico de vômitos freqüentes há 3 dias, astenia, anorexia, dor abdominal, mucosas desidratadas, confusão e respiração de Kussmaul. Esse paciente sofria de poliúria e polidipsia há alguns anos, fazendo uso esporádico de insulina.
Considerando o quadro clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
Suponha que tenha sido dosada a glicemia desse paciente imediatamente após a sua chegada ao hospital, revelando valores normais. Suponha também que esses valores tenham sido confirmados após repetição da dosagem. Nessa situação, a hipótese diagnóstica de diabetes melito deve ser excluída.
Uma paciente com 35 anos de idade, branca, casada, fumante e sedentária, procurou o posto médico do serviço em que trabalhava, para fazer o controle da medida de sua pressão arterial. Tratava-se da segunda consulta no período de 4 semanas. Como da outra ocasião, os níveis pressóricos ficaram situados em 140 mmHg× 100 mmHg. Nenhuma outra alteração foi detectada no exame clínico nem doenças associadas à hipertensão. Não existe histórico familiar de doenças cardiovasculares.
Quanto à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes.
Orientar a paciente a modificar o seu estilo de vida é a única medida a ser adotada.
Com relação às manifestações extra-articulares da espondilite anquilosante, assinale a opção correta.
uveite posterior
estenose aórtica
nefropatia por IgE
nefrolitíase de repetição
prostatite
A apendicite aguda na criança é um processo inflamatório agudo do apêndice cecal, freqüentemente precedido por infecção das vias aéreas superiores ou por obstrução da luz apendicular (coprólitos). A invasão bacteriana da mucosa e submucosa leva a uma reação inflamatória que pode se seguir com ulceração e acúmulo de exsudato purulento na luz apendicular e perfuração. A respeito da apendicite aguda, julgue os itens subseqüentes.
Na criança com apendicite aguda, a temperatura costuma atingir 39ºC ou 40ºC.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens que se seguem.
O ecodopplercardiograma é o exame complementar mais útil na situação clínica descrita, pois, além de identificar, localizar e quantificar a alteração estrutural cardíaca, também pode demonstrar precocemente as alterações hemodinâmicas a ela associadas.
Assinale a principal causa de internações hospitalares no Brasil:
Insuficiência cardíaca.
Acidentes vasculares cerebrais.
Hipertensão arterial sistêmica.
Cardiopatia isquêmica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...