Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A síndrome de West corresponde à tríade sintomática que inclui espasmos infantis, traçado hipsarrítmico do eletroencefalograma e involução do desenvolvimento neuropsicomotor. Com relação a essa síndrome, julgue os itens seguintes.
O traçado hipsarrítmico é caracterizado por ondas de pequena amplitude em meio a uma mistura desordenada de ondas rápidas, com distribuição simétrica em algumas áreas corticais.
A obesidade é atualmente um grave problema de saúde mundial. No passado, esse problema era confinado ao mundo industrializado; no entanto, a prevalência da obesidade está crescendo tanto nos países em desenvolvimento que os riscos de saúde da supernutrição estão ultrapassando os riscos de saúde da subnutrição no mundo.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, a respeito da obesidade.A apnéia do sono central apresenta maior prevalência em indivíduos obesos e representa fator de risco isolado na incidência de doença cardiovascular.
Uma paciente de 47 anos de idade, obesa, procura o Ambulatório de Endocrinologia com história de diabetes melito diagnosticado há 6 meses. Submeteu-se a tratamento dietético por 4 meses, apresentando perda ponderal de 7 kg, com redução da glicemia de jejum de 320 mg/dl para 187 mg/dl. A avaliação bioquímica atual demonstrou HbA1C=8,8%, Glicose pós-prandial=350 mg/dl, creatinina=1,9 mg/dl, uréia=60 mg/dl, colesterol total=290 mg/dl, triglicerídeos=350 mg/dl.
Introdução das sulfoniluréias de primeira geração representa a melhor alternativa terapêutica, pois a meia vida prolongada garante a manutenção de níveis elevados de insulina ao longo do dia, além de facilitar a perda de peso.
Níveis de HBA1C superiores a 7,5% indicam a necessidade da introdução imediata de insulina.
A pioglitazona é uma opção terapêutica interessante, pois além de reduzir a glicemia, tem efeito sobre o controle dos níveis de triglicerídeos séricos.
Administração de insulina glargina deve ser considerada, pois apresenta maior eficácia sobre o controle da glicemia pós-prandial.
A dislipidemia que ocorre nos pacientes diabéticos caracteriza-se por um padrão não-aterogênico pois predomina a hipertrigliceridemia.
A respeito das formas de manifestação da gota doença articular de causa metabólica que pode ser diagnosticada por manifestação clínica característica e dos pontos corporais que ela costuma comprometer, julgue os itens a seguir.
O comprometimento da articulação do tornozelo ocorre com pouca freqüência.
Um paciente de 25 anos de idade, admitido na unidade de emergência clínica de um hospital, apresentava o seguinte quadro clínico: histórico de vômitos freqüentes há 3 dias, astenia, anorexia, dor abdominal, mucosas desidratadas, confusão e respiração de Kussmaul. Esse paciente sofria de poliúria e polidipsia há alguns anos, fazendo uso esporádico de insulina.
Considerando o quadro clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
A prioridade terapêutica para o paciente mencionado está relacionada com as condições ventilatórias, de volemia e de equilíbrio ácido-básico.
Um paciente com 45 anos de idade, assintomático do ponto de vista clínico, procurou um serviço médico, manifestando desejo de parar de fumar. Informou ser fumante há 30 anos, consumindo, em média, 20 cigarros por dia. Em geral, fuma o primeiro cigarro cerca de 1 hora após acordar, cigarro do dia que mais o satisfaz. Fuma mais freqüentemente pela manhã. Ultimamente, tem-se preocupado porque não consegue passear com a família, pois sente dificuldades em permanecer em lugares onde fumar é proibido.
Em relação à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.
A avaliação do suporte familiar é um aspecto importante na abordagem individual do tratamento desse paciente.
Avalie as afirmações abaixo e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma das causas de distúrbio ácido-base (V ou F, respectivamente).
( ) Acidose Tubular Renal (ATR) do tipo 1 e diarréia crônica produzem acidose metabólica com "anion gap" normal.
( ) A grande maioria dos casos de ATR secundária no adulto é causada por síndrome de Sjogren, lupus eritematoso sistêmico, hipergamaglobulinemia e hepatite crônica ativa.
( ) O diagnóstico de ATR do tipo 1 é sugerido quando existe uma alcalose metabólica, com "anion gap" normal, associado com pH urinário < 5,5.
V, V, F
V, V, V
F, V, F
F, F, F
F, V, V
Uma criança com dificuldade para evacuar tem em sua história o retardo da primeira evacuação, que só ocorreu 48 horas depois do nascimento, com a ajuda de supositório de glicerina. Além disso, ela sempre teve distensão abdominal e, algumas vezes, vômitos biliares.
Com respeito ao caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Em alguns casos de megacolo congênito, quando a criança faz uso exclusivo do leite materno, o surgimento da distensão abdominal é retardado.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico clínico mais provável para o caso é de pericardite aguda, sem sinais de tamponamento cardíaco.
Em relação ao prolapso idiopático da valva mitral, NÃO é correto afirmar que:
Pela sua natureza funcional, existe a possibilidade de desaparecimento sem qualquer intervenção terapêutica, como evolução natural do quadro.
Em pacientes jovens, sem sopros e com cúspides sem espessamento, associação com acidente vascular cerebral e endocardite bacteriana é tão incomum, que não deve ser cogitada.
A degeneração mixomatosa tem sido observada freqüentemente, o que significa a existência de lesões orgânicas na maioria dos casos.
Deve ser descartado o conceito de que em mulheres jovens a existência de precordialgia atípica, ansiedade e dispnéia, se relaciona ao prolapso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...