Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente com 57 anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de ganho de 10 kg de peso nos últimos 5 anos, associado a cansaço, adinamia, apetite compulsivo e depressão. Ao exame físico, apresentou IMC = 36 kg/m2, PA = 140 mmHg × 90 mmHg, tireóide aumentada de volume, sem nódulos palpáveis. A avaliação laboratorial evidenciou colesterol total = 350 mg/dL, colesterol LDL = 250 mg/dL, triglicerídeos = 210 mg/dL, glicose em jejum = 117 mg/dL, TSH = 20 mUI/mL (VN 0,35-4,5) e T4 livre = 0,45 ng/mL (VN 0,8-2,0).
Com relação ao quadro clínico descrito, julgue os itens que se seguem.
O aumento de apetite pode estar relacionado com o quadro depressivo, podendo a paciente beneficiar-se do uso de derivados da fluxetina.
No que se refere a hanseníase, julgue os itens subseqüentes.
A freqüência da hanseníase é igual em ambos os sexos. Há predomínio da forma virchowiana nos homens (2:1). A principal forma de contágio é inter-humana. Quanto mais íntimo e prolongado o contágio, maior a possibilidade de se adquirir a doença. Em ambiente promíscuo, o risco de contágio é de 1:3 contatos. No convívio eventual, 2% a 5% dos contatos provocam infecção.
As conseqüências da hipopotassemia incluem
hiperglicemia.
Uma paciente com 35 anos de idade queixa-se de dor articular nas mãos, nos tornozelos e nos joelhos; as dores são piores pela manhã, e estão associadas a fadiga e alterações menstruais, há pelo menos 6 meses.
A paciente confirmou a existência de casos de artropatia na família. Julgue os itens a seguir, acerca do caso apresentado.
Anticorpos antinucleares são patognomônicos de síndrome de Sjogren, cujo início clínico é semelhante ao descrito.
Caso clínico C aplicado para a questão 17.
Homem de 60 anos e raça negra comparece à Unidade de Saúde e relata cefaléia occipital contínua de instalação há uma semana. Sabe ser hipertenso. Não usa medicação regularmente. O exame físico revela PA 196/120 mmHg, FC 110 bpm, FR 20 mrpm, T 36,6 oC, fundoscopia sem papiledema, ausência de edema de membros inferiores, pulsos preservados e simétricos.
Sobre o atendimento inicial do cliente caso C, é correto afirmar
Deve-se administrar nifedipina sublingual imediatamente
O diagnóstico de hipertensão arterial deve ser confirmado em 2 semanas
Inibidor da enzima de conversão da angiotensina é o melhor anti-hipertensivo
Deve-se administrar agente anti-hipertensivo oral, como hidroclorotiazida
Medicação anti-hipertensiva oral está contra-indicada
Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia e cirurgia vascular, julgue os itens que se seguem.
Hipertrigliceridemia e hipercolesterolemia têm sido associadas ao uso de drogas anti-retrovirais inibidoras de protease e indicam uma prevalência de hiperlipidemia, em níveis associados à morbidade cardiovascular.
As fístulas traqueo-esofágicas freqüentemente estão asso- ciadas a outras anomalias de importante repercussão, como:
renal, hepática e gastro-intestinal.
renal, de ânus imperfurado e de atresia duodenal.
vertebral, anorretal e cardíaca.
cardiovascular e renal.
cardiovascular, de ânus imperfurado e de atresia duodenal.
Como os receptores hormonais têm distribuição ubíqua no organismo, várias doenças endócrinas podem afetar o funcionamento do aparelho cardiovascular. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A hipertrofia biventricular que leva à disfunção diastólica e sistólica , a hipertensão arterial sistêmica e a aterosclerose coronariana são manifestações associadas à doença acromegálica. Entretanto, essas alterações cardiovasculares correlacionam-se pobremente com a morbimortalidade associada a essa endocrinopatia.
Hipertensão arterial secundária é definida como uma condição em que se pode identificar uma causa específica que justifique a elevação da pressão arterial. Acerca da hipertensão arterial secundária, julgue os itens subseqüentes.
Em paciente com cefaléia, fraqueza muscular, que apresenta sinais de Chvostek e Trousseau, aumento da pressão arterial, hipocalemia espontânea e eletrocardiograma convencional com ondas T achatadas e ondas U proeminentes, deve-se considerar o diagnóstico de hipertensão arterial secundária a hiperaldosteronismo.
O bloqueio da condução do impulso nervoso pelos anestésicos locais, ocorre em razão de bloqueio dos canais de
potássio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...