Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um lactente de oito meses de vida, nascido de parto normal a termo, com perímetro cefálico de 35 cm ao nascimento, apresenta bom estado geral. A avaliação antropométrica dessa criança revela as seguintes medidas: peso de 9.200 g, estatura de 70 cm e perímetro cefálico de 52 cm. A fontanela anterior ainda está aberta, e o exame clínico não revela sinais semióticos significativos.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
O perímetro cefálico dessa criança está normal.
Com relação à atividade de motoristas de ônibus urbanos, julgue os seguintes itens.
São queixas comuns desses profissionais dor epigástrica, úlcera péptica e cefaléia.
A doença de Chagas é uma patologia descrita no Brasil e muito estudada por pesquisadores brasileiros. Sua transmissão na zona rural se faz via triatomíneos, que vivem nas habitações precárias do interior do país. É doença que vem sendo controlada com eficácia pelos órgãos oficiais, mas cuja vigilância deve ser mantida por muito tempo. A respeito dessa patologia, julgue os itens subseqüentes.
A doença aguda, transmitida por triatomíneos, diminuiu drasticamente.
Uma paciente com 40 anos de idade submeteu-se a tratamento com antiinflamatório não-esteroidal, em virtude do surgimento de lombalgia. Com a persistência desse sintoma, a paciente procurou o serviço de emergência. O exame bioquímico de sangue solicitado mostrou os seguintes resultados.
► sódio: 135 mol/L
► potássio: 6,2 mol/L
► uréia: 60 mg/dL
► creatinina: 5,3 mol/L
Diante da situação descrita e para confirmar o diagnóstico de nefrite intersticial alérgica, é necessário encontrar, na análise de outros resultados apresentados,
hematúria.Uma paciente com 57 anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de ganho de 10 kg de peso nos últimos 5 anos, associado a cansaço, adinamia, apetite compulsivo e depressão. Ao exame físico, apresentou IMC = 36 kg/m2, PA = 140 mmHg × 90 mmHg, tireóide aumentada de volume, sem nódulos palpáveis. A avaliação laboratorial evidenciou colesterol total = 350 mg/dL, colesterol LDL = 250 mg/dL, triglicerídeos = 210 mg/dL, glicose em jejum = 117 mg/dL, TSH = 20 mUI/mL (VN 0,35-4,5) e T4 livre = 0,45 ng/mL (VN 0,8-2,0).
Com relação ao quadro clínico descrito, julgue os itens que se seguem.
Se a paciente fizer tratamento dietético por pelo menos três meses e seu LDL colesterol se mantiver superior a 190 mgdL, a prescrição de estatinas será indicada.
No que se refere a hanseníase, julgue os itens subseqüentes.
Semelhantemente ao que ocorre na sífilis, os pacientes com AIDS e hanseníase passam a apresentar as seguintes manifestações clínicas de maior gravidade: maior incidência de fenômenos reacionais, aparecimento de neurites e resposta inadequada a terapêutica específica padrão.
As conseqüências da hipopotassemia incluem
fraqueza muscular.
Uma paciente com 35 anos de idade queixa-se de dor articular nas mãos, nos tornozelos e nos joelhos; as dores são piores pela manhã, e estão associadas a fadiga e alterações menstruais, há pelo menos 6 meses.
A paciente confirmou a existência de casos de artropatia na família. Julgue os itens a seguir, acerca do caso apresentado.
A paciente encontra-se na faixa etária epidemiológica do lúpus eritematoso sistêmico.
As medidas terapêuticas para acidentes com aranha-marrom dependem da gravidade da lesão e podem incluir todas as opções a seguir, EXCETO
Corticoesteróides
Paracetamol ou dipirona
Diclofenaco
Cuidados locais na área de inoculação
Avaliação de função renal.
Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia e cirurgia vascular, julgue os itens que se seguem.
As lesões histopatológicas da arterite temporal e da arterite de Takayasu caracterizam-se por infiltração de células gigantes na parede arterial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...