Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A coleta da história clínica associada a um exame físico completo e adequado permite que o médico cardiologista realize um grande número de diagnósticos clínicos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Sopro holossistólico em foco triscúspide intensificado pela manobra de Müller, pulsação sistólica do epigástrio (devida a pulso hepático) e onda V gigante ao exame do pulso venoso jugular são sinais indicadores da presença de importante regurgitação tricúspide de qualquer etiologia.
O exame de urina de um paciente com 40 anos de idade, assintomático e com exame físico normal, apresenta 10 hemácias por campo. Acerca dessa situação, julgue os itens a seguir.
Trata-se de variação normal e não demanda a realização de outros exames.
Uma paciente com 32 anos de idade apresenta quadro crônico de espirros em salva, coriza hialina diária, obstrução nasal +1/+4 agravada por contato, principalmente, com poeira domiciliar, pêlo de animais e mudança de tempo. Procurou pronto atendimento e relatou quadro de cefaléia frontal intermitente há cinco dias, febre, tosse seca noturna. Refere ainda que tal quadro se instalou após um resfriado. Com base na situação apresentada acima, julgue os itens a seguir.
Seria prudente solicitar que a paciente se submetesse a tomografia computadorizada para se descartar a possibilidade de trombose de seio cavernoso.
Julgue os itens que se seguem, acerca de agentes físico-químicos no âmbito da prática forense.
A certeza da morte por afogamento típico dá-se pela constatação dos sinais externos típicos e atípicos e dos sinais internos da vítima.
Um paciente com 23 anos de idade procurou a assistência médica, informando apresentar, nas últimas 3 semanas, tosse com eliminação de expectoração amarelada, associada a falta de ar, desconforto no peito e sibilância torácica. Esses sintomas ocorriam diariamente, ao longo do período diurno, e pelo menos 3 vezes por semana, no período noturno. Exercícios leves passaram a desencadear crises na última semana. As crises vêm sendo tratadas com broncodilatador beta-2-agonista de curta duração, usado duas ou mais vezes por dia. Em pelo menos 3 vezes no período citado, foi necessário procurar o pronto-socorro do hospital e, na última crise, houve internação e administração do corticóide sistêmico prednisona na dosagem de 10 mg/dia, por via oral.
Com base nesse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.
Considerando o diagnóstico clínico mais provável e as atuais diretrizes brasileiras para o manejo desse tipo de paciente, a situação clínica indicada pode ser corretamente classificada como persistente e moderada.
Julgue os itens seguintes, referentes a osteocondroses e alterações degenerativas osteoarticulares.
A classificação de Catterall, dividida em 4 grupos, é importante para o prognóstico da doença de Legg-Perthes.
Sobre a relação trabalho e doenças respiratórias é incorreto afirmar que
a exposição ocupacional ao berilio pode causar dano alveolar difuso, com intensa fibrose intersticial e formação de granuloma tipo sarcóide.
na asbestose, as lesões tendem a iniciar-se na região subpleural, nos lóbulos inferiores, e gradualmente estendem-se para a parte superior do parênquima pulmonar.
na asma ocupacional o melhor método para o estabelecimento do nexo causal é a realização de medidas seriadas de pico de fluxo expiratório com um medidor do pico de fluxo expiratório (peak flow meter).
na exposição à poeira de algodão é considerada como a principal causa da bissinose, porém, essa exposição pode levar ao desenvolvimento de pneumonia tóxica, asma ocupacional e bronquite crônica.
a silicose é uma doença incurável, no entanto sua progressão é dose-dependente, estabilizando a sintomatologia frente à eliminação da exposição.
Acerca dos aspectos legais da homeopatia, julgue os itens a seguir.
Quando o médico omitir o símbolo homeopático, ele deve ser considerado na escala centesimal.
- Para diminuir a mortalidade fetal e perinatal, algumas provas simples de vitalidade fetal são sugeridas durante a gravidez. A respeito delas, assinale a alternativa INCORRETA.
O registro diário do movimento fetal é o teste clínico básico que avalia as condições de vitalidade do concepto
A diminuição acentuada ou brusca ou a cessação dos movimentos fetais é "sinal de alarme", associando-se com sofrimento fetal e precedendo o óbito em 12 a 24 horas.
A prova de aceleração cardíaca fetal pode ser feita com sonar estetoscópico de Pinard, frente à movimentação fetal e estímulos mecânicos ou auditivos
Na diminuição acentuada dos movimentos fetais, devemos, em feto prematuro, administrar corticóide e interromper a gestação pela melhor via
A alteração nos testes de vitalidade recomenda que, para tomada de decisão, eles sejam complementados pela cardiotocografia
Uma gestante com 35 semanas de gestação foi atendida na emergência com contrações uterinas (uma a cada 5 minutos), dilatação cervical de dois centímetros e esvaecimento de 30%. O pré-natal até então estava sendo no baixo risco obstétrico. O médico dessa gestante optou pela inibição do trabalho de parto. Nessa situação,
a indometacina é uma opção adequada como agente uterolítico, por ser efetiva e não apresentar efeitos colaterais em relação ao sistema cardiovascular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...