Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De causa desconhecida, o lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença auto-imune que pode afetar vários sistemas orgânicos. O diagnóstico do LES pode ser feito verificando se o paciente preenche, no mínimo, quatro dos onze critérios clínicos e(ou) laboratoriais estabelecidos, em série ou simultaneamente, durante qualquer intervalo de observação. Os critérios clínicos para o diagnóstico de LES incluem
rigidez articular que perdura por mais de uma hora pela manhã.
Acerca de infecções e alterações inflamatórias osteoarticulares, julgue os itens subseqüentes.
Nos recém-nascidos e nos lactentes, a articulação mais acometida é o joelho.
Em relação aos conceitos básicos utilizados em epidemiologia é incorreto afirmar que
os estudos epidemiológicos são, geralmente, classificados como estudos observacionais.
os estudos do tipo coorte são exemplos típicos de estudos transversais.
nos estudos transversais as medidas de prevalência, razão de prevalência e de diferenças de prevalência são as mais utilizadas.
os estudos de coorte podem ser tanto do tipo prospectivo, quanto retrospectivo.
o risco atribuível é uma medida de associação ou de efeito caracterizado pela diferença entre as incidências de um determinado evento em um grupo de expostos e em um de não-expostos.
Paciente com queixa de corrimento homogêneo, acinzentado e associado a odor fétido na ocasião da menstruação e da relação sexual. A aferição do pH vaginal mostra o valor de 5,5 e no exame a fresco se observa presença de células com citoplasma de bordos "borrados" e com inclusões tipo "granulações" no seu interior. Qual o tratamento mais eficaz?
Miconazol creme via vaginal por 7 dias
Tinidazol 2 gramas via oral em dose única
Doxiciclina 200 mg via oral por 14 dias
Penicilina benzatina 2,4 milhões em dose única
Azitromicina 1gr. via oral em dose única
Uma jovem de 25 anos de idade teve três gestações nos últimos quatro anos e não fez o pré-natal em nenhuma delas. Essas gestações evoluíram para abortamento na 14.ª, 15.ª e 16.ª semanas, respectivamente, e não foram realizados estudos histológicos nos produtos dos conceptos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Devido ao mau passado obstétrico, a próxima gestação deve se beneficiar, com progesterona mediante tratamento clínico, para manter o miométrio quiescente.
Com relação aos distúrbios da determinação e diferenciação sexual, julgue os itens subseqüentes.
Todo o material genético necessário para o desenvolvimento dos testículos é transportado no braço curto do cromossomo Y, denominado fator determinante de testículo (FDT).
A respeito da anatomia e fisiologia do intestino grosso, julgue os itens que se seguem.
A artéria sacral média é o último ramo da aorta abdominal inferior, e tem trajeto posterior ao reto, junto ao sacro, estando vulnerável a lesão durante a dissecção pélvica, especialmente no momento do tratamento cirúrgico de doença maligna.
Um paciente com 18 anos de idade, branco, solteiro, com quadro de icterícia há três dias, há uma semana vem apresentando gripe forte, com mal-estar, febre e discreto desconforto abdominal, fígado palpável no rebordo costal direito, discretamente doloroso, náuseas e inapetência. Há caso semelhante na família, ocorrido há um ano, com irmão dois anos mais velho.
Em quadros clínicos semelhantes ao acima descrito, índices de bilirrubina total
de 0,7 mg/dL, bilirrubina direta de 3,2 mg/dL e bilirrubina indireta de 2,5 mg/dL, associados a fosfatase alcalina, TGO e TGP normais, com anemia e presença de hemoglobina H, confirmarão o diagnóstico de anemia falciforme.
Mais de 50% das causas de insuficiência renal crônica são decorrentes de diabetes melito e hipertensão arterial. Acerca da insuficiência renal crônica, julgue os itens seguintes.
Níveis plasmáticos elevados de uréia e creatinina em associação com o achado, ao exame ultrasonográfico, de rins de tamanho reduzido bilateralmente, são fortes indicadores da presença de insuficiência renal crônica.
A respeito dos carcinomas foliculares da tireóide, julgue os itens seguintes.
A via de disseminação usual dos carcinomas foliculares são os linfonodos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...