Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nas recomendações do ordenamento jurídico criminal, relativas à regulamentação das práticas periciais, julgue os itens a seguir.
O exame de corpo de delito é dispensável desde que haja confissão extrajudicial do réu, confirmada pelo depoimento da vítima e de testemunhas.
De causa desconhecida, o lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença auto-imune que pode afetar vários sistemas orgânicos. O diagnóstico do LES pode ser feito verificando se o paciente preenche, no mínimo, quatro dos onze critérios clínicos e(ou) laboratoriais estabelecidos, em série ou simultaneamente, durante qualquer intervalo de observação. Os critérios clínicos para o diagnóstico de LES incluem
presença de anticorpo contra o antígeno nuclear Sm (anti-Sm).
Acerca da osteoporose, julgue os itens a seguir.
De acordo com os critérios da OMS, uma densitometria óssea da coluna com DP de !2,3 indica uma osteoporose.
Em relação às doenças neurológicas passíveis de serem caracterizadas como doenças do trabalho é incorreto afirmar que
os transtornos do plexo branquial é uma das doenças integrantes do grupo LER/DORT, caracterizada pela compressão do feixe neurovascular.
a síndrome do túnel do carpo é caracterizada pela compressão do nervo cubital em sua passagem pelo canal ou túnel do carpo.
a compressão do nervo supra-escapular pode ter seu diagnóstico clínico feito por meio de eletroneuromiografia, mostrando lesão exclusiva do nervo.
os transtornos do nervo trigêmeo de origem ocupacional estão associados principalmente à exposição ao tricloroetileno.
os transtornos do nervo olfatório estão associados à exposição ocupacional ao cádmio, formaldeído e poeira de cimento.
Assinale a alternativa que melhor corresponde ao diagnóstico da doença inflamatória pélvica (salpingite).
Dor abdominal, em fossa ilíaca, com ausência de dor à mobilização do colo uterino, porém associado à presença de temperatura elevada
Dor abdominal, em fossa ilíaca, com presença de dor à mobilização do colo uterino e com temperatura normal, porém com hemograma demonstrando aumento de leucócitos e bastonetes
Dor abdominal, em epigástrio, com ausência de dor à mobilização do colo uterino e temperatura elevada com hemograma demonstrando aumento de leucócitos e bastonetes
d) Dor abdominal, em fossa ilíaca, com ausência de dor à mobilização do colo uterino evidenciando muco cervical purulento
e) Presença de dor abdominal e em fossa ilíaca com temperatura elevada e corrimento purulento, o que por si já define o quadro de DIP.
Acerca dos distúrbios renais durante a gestação, julgue os seguintes itens.
A maioria dos casos de pielonefrite é causada por bactérias que ascendem do trato urinário inferior, sendo a Escherichia coli a mais comum delas.
Com relação aos distúrbios da determinação e diferenciação sexual, julgue os itens subseqüentes.
A disgenesia gonadal ou síndrome de Turner (ST) é caracterizada, na maioria dos casos, por cariótipo 45,X. O fenótipo dos afetados inclui baixa estatura, hipertelorismo mamário, infantilismo sexual e pequenas dismorfias esqueléticas. Os casos em que ocorre mosaicismo cromossômico com duas populações de células 45,X/46,XX também são freqüentes, sendo o fenótipo variável quanto à estatura e aos dismorfismos.
Julgue os itens a seguir, referentes a causas e tratamento da hemorragia digestiva baixa maciça em pacientes idosos.
Logo após a admissão do paciente, a primeira medida que deve ser tomada é o tratamento do estado de choque.
Após avaliação preliminar e solicitação de exames complementares, um paciente com 48 anos de idade retornou ao ambulatório, com o seguinte quadro: queixas vagas de mal-estar, índice de massa corporal de 32,4, pressão arterial de 154 mmHg × 96 mmHg, glicemia de 130 mg%, triglicerídeos de 246, colesterol total de 284 mg/dL, com LDL de 188 mg/dL, HDL de 38 mg/dL e VLDL de 58 mg/dL. A glicemia anterior era de 128 mg% e o teste de tolerância à glicose era de 204 mg% após a segunda hora.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens que se seguem.
Segundo a classificação proposta pelo Expert Committee (1997), os dados descritos correspondem a paciente diabético do tipo IA.
Mais de 50% das causas de insuficiência renal crônica são decorrentes de diabetes melito e hipertensão arterial. Acerca da insuficiência renal crônica, julgue os itens seguintes.
O controle da hiperpotassemia crônica verificada em pacientes com insuficiência renal crônica é realizado basicamente por meio de dieta com restrição da ingestão de potássio e pela administração de resinas de troca iônica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...