Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à psicopatologia da memória, a
Uma discussão quanto à manutenção da Dipirona na relação nacional de medicamentos (RENAME), suscitou várias declarações noticiadas na imprensa nacional. Leia a declaração que se segue: "Wong cita ainda um estudo coordenado pela Organização Mundial da Saúde sobre a suposta associação entre uso de dipirona e incidência de anemia aplástica (doença em que a medula óssea fica incapaz de produzir glóbulos vermelhos, brancos e plaqueta). O estudo, feito com mais de 23 milhões de pessoas na Europa e na Ásia, mostrou que a incidência da doença não é maior entre os usuários de dipirona em relação ao restante da população".
De acordo com a declaração acima, é correto inferir que, já que a incidência de anemia aplástica não é maior nos usuários de Dipirona que no restante da população...
( ) este fármaco não possui toxicidade.
( ) este fármaco possui toxicidade no que se refere a esta patologia.
( ) este fármaco não possui risco tóxico no que se refere a esta patologia.
( ) este fármaco possui risco tóxico no que se refere a esta patologia.
( ) A manutenção deste fármaco na RENAME é desaconselhável.
Um homem de 26 anos recebeu um ciclo de quimioterapia, para tratamento de osteossarcoma de fêmur há 15 dias. Há 1 dia apresenta febre. O exame mostra o paciente eupnéico, hidratado, com pulso de 86 bat/min, PA = 128 × 78 mmHg e T = 38,8 °C. O restante do exame físico é normal. A urina I e a radiografia de tórax são normais. O leucograma mostra 500 neutrófilos/mm3. A conduta mais adequada é a administração IV de
anfotericina B.
metronidazol.
vancomicina.
ceftazidima.
ceftriaxona.
A função da medula vermelha dos ossos é
armazenar tecido adiposo
produzir os fatores de coagulação sangüínea.
secretar hormônios como a eritropoetina
produzir os elementos figurados do sangue
Com relação às interações medicamentosas, julgue os seguintes itens. A fluoxetina pode interagir com anticoagulantes (warfarina), aumentando o risco de sangramentos.
RSA, 45 anos, iniciou há 4 semanas uso de risperidona. Não fez uso de outras medicações no último mês. Há 2 dias, deu entrada no pronto-socorro apresentando hipertermia, distonia, alterações da consciência, disfunção autonômica, elevação significativa de fosfocreatinoquinase e leucocitose. Foram descartados focos infecciosos. O diagnóstico mais provável é:
Uma mulher de 30 anos, previamente hígida, procura o pronto-socorro com queixa de febre, tosse e dor pleural há 1 dia. Está eupnéica, hemodinamicamente estável e febril. Tem estertores crepitantes na base pulmonar esquerda e a radiografia confirma um foco pneumônico no lobo inferior esquerdo. O médico opta pelo tratamento ambulatorial. São antibióticos adequados para o caso, EXCETO
levofloxacina.
ciprofloxacina.
amoxicilina.
vibramicina.
eritromicina.
Em relação à síndrome de apnéia obstrutiva do sono é correto afirmar que:
A aplicação noturna de máscara nasal conectada a um gerador de fluxo de ar contínuo (CPAP) constitui-se em tratamento ainda pouco aceito, exigindo-se maiores evidências científicas que comprovem o seu benefício.
Causa ativação do sistema nervoso simpático, não somente no período de sono, mas, também, no período diurno, de vigília.
A cirurgia de ressecção de partes moles do palato impõe-se como um tratamento de rotina.
Como sempre que ocorre a asfixia segue-se o micro despertar, não há risco de graves conseqüências para o sistema cardiovascular.
Marque a opção que indica as diferenças entre artérias e veias.
As artérias têm paredes mais espessas e são menos calibrosas.
As artérias têm paredes mais finas e são mais calibrosas
As veias têm paredes com mais tecido muscular e elástico
As veias têm paredes mais espessas e são mais calibrosas.
Com relação às interações medicamentosas, julgue os seguintes itens. O cigarro pode aumentar o metabolismo dos benzodiazepínicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...