Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as assertivas a seguir sobre o câncer de mama.
I. A alta densidade mamográfica, a menarca precoce, a nuliparidade, a idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos e a menopausa tardia após os 50 anos de idade são fatores de risco conhecidos para o câncer de mama.
II. O câncer de mama é a forma de câncer mais comum em mulheres, perfazendo, aproximadamente, 50% de todos os tumores femininos. É raro antes dos 50 anos, mas a incidência tende a crescer progressivamente e representa a causa mais frequente de morte em mulheres com idades entre 35 e 55 anos. É 100 vezes mais incidente em mulheres do que em homens.
III. O câncer de mama corresponde a 24% das mortes por câncer no mundo e representa um problema de saúde pública.
IV. O câncer de mama de caráter familiar representa aproximadamente 10% de todos os casos.
Marque a opção que indica a(s) assertiva(s) CORRETA(S).
Com relação às granadas, artefatos bélicos de arremesso, que atualmente vêm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequência correta.
( ) Possuem trajetória retilínea, sua forma pode ser esférica, cilíndrica ou oval, são munidas de espoleta e dotadas de carga interior variável segundo sua aplicação.
( ) Podem ser lançadas com a mão ou com o auxílio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percussão.
( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaçamento ou fragmentação do invólucro.
( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonação da carga de arrebentamento.
( ) As especiais contêm um agente químico que produz um efeito tóxico ou irritante, cortinas de fumaça, ações incendiárias e luminosas ou qualquer combinação das mesmas.
( ) Seus efeitos lesivos mecânicos dependem da sua carga e mecanismo de ação.
Sobre os distúrbios alimentares, é INCORRETO afirmar:
Muito freqüentemente, os indivíduos bulímicos consomem alimentos altamente calóricos de fácil ingestão, como sorvetes e bolos e o vômito é, de longe, o artifício mais utilizado para controlar o peso.
Uma característica da bulimia nervosa é o sinal de Russel, que consiste de abrasões, calos ou cicatrizes nas costas das mãos que são utilizadas para induzir o vômito.
Na anorexia nervosa, os pacientes podem perder peso pela redução da ingestão total de alimentos, pela exclusão de alimentos altamente calóricos, pelo uso de laxantes, mas não pela indução de vômitos.
Como anormalidades laboratoriais na anorexia nervosa, podemos encontrar a leucopenia, anemia leve, liberação anormal de hormônio luteinizante, a elevação da uréia no sangue e funções hepáticas elevadas.
Em relação à Esquizofrenia, é correto afirmar que
não apresenta componente genético.
é freqüente a co-morbidade com Transtorno Bipolar de Humor.
a prevalência no sexo feminino é maior que no masculino.
o prognóstico é pior do que o do Transtorno Esquizoafetivo.
o tratamento é a internação permanente, uma vez que não se verifica boa resposta a neurolépticos.
Dentre as articulações metacarpofalângicas, aquela que permite somente a flexão e extensão é a:
A asbestose é uma pneumopatia relacionada à exposição à seguinte substância:
Chumbo.
Benzeno
Amianto.
Mercúrio.
Nos últimos anos, houve um franco aumento de relatos de prejuízos cognitivos lapsos de memória, desatenção, dificuldade de atenção e períodos de confusão referido por pacientes sobreviventes de diferentes tipos de neoplasias, principalmente câncer de mama. A literatura indica que essas queixas cognitivas são decorrentes do tratamento quimioterápico. Como se chama este fenômeno?
Cadáver do sexo masculino, 60 anos, encaminhado ao Instituto Médico Legal por ter sido encontrado na sala de sua residência deitado sobre uma poça de sangue. Além disso, o perito oficial responsável descreveu presença de vômito com restos alimentares e estrias de sangue em dois locais da sala e um no banheiro. O exame externo não constatou alterações. O exame interno constatou cirrose hepática, esplenomegalia, lacerações profundas em terço inferior do esôfago associadas à rotura de parede anterior do terço inferior do esôfago, grande quantidade de sangue em estômago e esôfago, além de gastrite enantemática. O exame toxicológico revelou alcoolemia de 0,1 g/L de sangue e negativo para as demais substâncias. Conclui-se que a morte foi decorrente de
Materiais colhidos durante o exame necroscópico a serem destinados para extração de DNA devem ser
conservados em água oxigenada a 10 %.
conservados em formol.
conservados em mistura de álcool e água oxigenada em partes iguais.
conservados refrigerados ou secos ao ar.
aquecidos a 100 °C, seguindo-se rápido resfriamento.
Durante operação policial na favela do Barbante, em Campo Grande, foi encontrado um crânio humano incompleto que apresentava em análise preliminar:
1- suturas cranianas bem visíveis;
2- fronte verticalizada;
3- glabela curva;
4- margens supra-orbitárias finas;
5- orifício em tronco de cone com o bisel voltado para a face externa do osso frontal;
6- processos mastóideos pouco volumosos;
7- ausência de crista na nuca;
8- côndilos occipitais curtos e largos.
Assinale a opção que aponta o diagnóstico pericial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...