Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às diferentes artérias, é correto afirmar que:

  • A. a artéria carótida externa possui uma forma de onda espectral trifásica.
  • B. a artéria carótida interna possui uma forma de onda espectral bifásica.
  • C. a artéria carótida interna dá origem a ramos extra-cranianos.
  • D. a artéria carótida externa não dá origem a ramos extracranianos.
  • E. a artéria vertebral apresenta uma velocidade de fluxo diastólico mais baixa do que a artéria carótida interna.

A anomalia mais frequentemente observada no cordão umbilical são (é):

  • A. duas artérias umbilicais.
  • B. artéria umbilical única.
  • C. três artérias umbilicais e uma veia.
  • D. quatro artérias umbilicais e duas veias.
  • E. duas veias umbilicais.

A seguinte anormalidade está associada em praticamente todos os fetos com malformação de Chiari II:

  • A. retardo mental.
  • B. cisto na fossa posterior.
  • C. cerebelo hipoplásico.
  • D. anencefalia.
  • E. meningomielocele.

Sobre os princípios físicos da ultrassonografia, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O efeito piezelétrico ocorre no cristal transdutor, que submetido a uma diferença de potencial elétrico, produz vibrações que emitem as ondas ultrassônicas.

( ) A impedância acústica demonstra a resistência do meio elástico em estender e contrair de acordo com a pressão exercida pela passagem da onda ultrassônica e pode variar conforme as diferentes densidades dos tecidos biológicos.

( ) A reflexão das ondas ultrassônicas ocorre quando há diferença de impedância acústica entre os dois meios elásticos no mesmo ângulo da sua incidência, sendo que, na ocorrência de maior quantidade de reflexões, haverá maior transmissão das ondas de um meio para outro.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

  • A. V V F
  • B. V F V
  • C. V F F
  • D. F V V
  • E. F F V

Do ponto de vista ultrassonográfico, em um exame de abdome total, o fígado é ______________.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

  • A. isoecogênico em relação ao baço
  • B. hipoecogênico em relação ao baço com ecotextura homogênea descontinuada na tríade portal e veias hepáticas
  • C. hiperecogênico em relação ao baço com ecotextura heterogênea
  • D. hipoecogênico em relação ao córtex renal com ecotextura heterogênea em toda sua extensão tecidual
  • E. isoecóico em relação ao baço e ao córtex renal com ecotextura homogênea em toda sua extensão tecidual, incluindo a região da tríade portal

Considerando a descrição do padrão de normalidade do fígado, é correto afirmar que

  • A. cerca de 2/3 do seu tamanho se localiza à esquerda da linha mediana.
  • B. a tríade portal é formada pela veia hepática, veia porta e ducto colédoco.
  • C. se considera como um tamanho normal, o fígado menor que 15 cm em um corte sagital na linha hemiclavicular média.
  • D. a veia cava forma-se anteriormente ao colo do pâncreas, pela confluência da veia mesentérica inferior e da veia esplênica.
  • E. o lobo caudado possui sua drenagem venosa por pequenas veias hepáticas que desembocam diretamente na veia hepática intermédia.

No exame ultrassonográfico das mamas, os achados que o examinador poderá utilizar como principais critérios na caracterização de um nódulo mamário benigno são: conteúdo _____________, lesão _______________ e ________________.

A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é

  • A. cístico homogêneo / hipoecogênica / microcalcificações
  • B. cístico homogêneo / hiperecogênica / calcificações grosseiras com preservação das estruturas adjacentes a nodulação
  • C. cístico heterogêneo / hiperecogênica / microcalcificação na periferia do nódulo
  • D. sólido heterogêneo / hipoecogênica ou hiperecogênica / microcalcificações internas a nodulação
  • E. sólido homogêneo / hiperecogênica ou hipoecogênica / calcificações grosseiras na periferia da nodulação com destruição de estruturas adjacentes à nodulação

Com relação ao exame ultrassonográfico da pelve feminina, é correto afirmar que

  • A. as massas anexais irregulares com conteúdo heterogêneo são sugestivos para lesão benigna.
  • B. os ovários, quando muito superiores ou muito laterais na sua implantação, são mais facilmente visualizados no estudo transvaginal.
  • C. a presença de pequenos e múltiplos cistos anecóicos, especialmente, distribuídos nas periferias do colo uterino são sugestivos de malignidade.
  • D. o exame ultrassonográfico de abdome superior é considerado fundamental na avaliação de órgãos pélvicos, em especial, o endométrio e o colo uterino.
  • E. caso a avaliação transvaginal revele presença de massas anexiais e aumentos uterinos, será necessário realizar ultrassonografia transabdominal para complementação do estudo.

Sobre a ultrassonografia aplicada na emergência, é correto afirmar que

  • A. a janela acústica pulmonar é propícia para a propagação das ondas ultrassônicas.
  • B. a radiografia de tórax é mais sensível que a ultrassonografia do tórax no diagnóstico e na quantificação do derrame pleural.
  • C. a inserção de catéteres guiados por ultrassom está relacionada com aumento significativo do insucesso e das tentativas de punção.
  • D. o protocolo Extended Focused Assesment with Sonography for Trauma (EFAST) amplia a avaliação do paciente no politraumatismo, possibilitando a detecção de hemotórax, pneumotórax e ruptura diafragmática.
  • E. o protocolo Extended Focused Assesment with Sonography for Trauma (EFAST) amplia a avaliação do paciente no politraumatismo, possibilitando a detecção de hemotórax, pneumotórax e ruptura diafragmática.

Abdome agudo é definido como uma dor na região abdominal, não traumática, de aparecimento súbito e de intensidade variável, associada ou não a outros sintomas.

Referente ao exame de ultrassonografia aplicado no estudo do abdome agudo, é correto afirmar que

  • A. no caso de pancreatite aguda, a ultrassonografia deve ser realizada para detectar cálculos na vesícula biliar ou no colédoco, que se apresentarão como imagens hipoecoicas.
  • B. na apendicite aguda simples, os principais achados ultrassonográficos incluem aumento da camada ecogênica central (submucosa) e presença de gás no interior do apêndice.
  • C. na pancreatite aguda, o exame ultrassonográfico, apresenta aumento das dimensões da cabeça do pâncreas, redução de suas dimensões e calcificações parenquimatosas difusas.
  • D. o adelgaçamento da parede intestinal, halo hipoecoico devido à inflamação da gordura pericólica e dificuldade na visibilização do divertículo são achados comuns na ultrassonografia da diverticulite.
  • E. a sensibilidade da ultrassonografia diminui quando o apêndice se encontra francamente perfurado, demonstrando imagens anecóicas semelhantes a cistos, imagens complexas mal definidas, acompanhadas de sombra acústica causada pelo ar em cavidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...