Lista completa de Questões de Medicina do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que um homem de 50 anos de idade procure o setor de emergência de um hospital com queixas de dor abdominal, vômitos e distensão abdominal associados à parada de eliminação de fezes e flatos, julgue os próximos itens. Caso o paciente seja de zona endêmica para doença de Chagas, o megacólon com volvo deve ser considerado, e o exame diagnóstico principal a ser utilizado será o clister opaco.
Uma mulher de 45 anos de idade procurou o setor de emergência de um hospital com queixa de icterícia, colúria e acolia há três dias. Ela relatou passado de intolerância à alimentação hiperlipídica, com cólicas abdominais eventuais.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
A hipótese de colangiocarcinoma, nesse caso, é reforçada pois este tumor é mais frequente em mulheres e mais comumente localizado em colédoco distal.Uma mulher de 45 anos de idade procurou o setor de emergência de um hospital com queixa de icterícia, colúria e acolia há três dias. Ela relatou passado de intolerância à alimentação hiperlipídica, com cólicas abdominais eventuais.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
No caso de o exame ultrassonográfico não demonstrar dilatação de vias biliares intra e extra-hepáticas, é recomendável a colangiografia trans-hepática percutânea, por apresentar a maior sensibilidade entre os exames disponíveis.Uma mulher de 45 anos de idade procurou o setor de emergência de um hospital com queixa de icterícia, colúria e acolia há três dias. Ela relatou passado de intolerância à alimentação hiperlipídica, com cólicas abdominais eventuais.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
A prescrição parenteral de vitamina K deve fazer parte do preparo da paciente em questão, caso seja indicado tratamento operatório na vigência de icterícia.Uma mulher de 45 anos de idade procurou o setor de emergência de um hospital com queixa de icterícia, colúria e acolia há três dias. Ela relatou passado de intolerância à alimentação hiperlipídica, com cólicas abdominais eventuais.
Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens a seguir.
No caso apresentado, a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica deve ser o primeiro exame de imagem a ser solicitado pelo médico, pois, além de diagnóstico, pode também ser terapêutico, com a realização de papilotomia.Considerando que um homem de 60 anos de idade chegue a um ambulatório com queixa de hematoquezia e tenesmo, apresentando, ainda, alteração do ritmo intestinal com mucorreia eventual, julgue os itens que se seguem. No caso descrito, a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a dosagem sanguínea do antígeno carcinoembrionário deve ser realizada para a triagem inicial quanto à necessidade de algum exame endoscópico.
Considerando que um homem de 60 anos de idade chegue a um ambulatório com queixa de hematoquezia e tenesmo, apresentando, ainda, alteração do ritmo intestinal com mucorreia eventual, julgue os itens que se seguem. Caso sejam encontrados, na anuscopia, mamilos hemorroidários de terceiro grau, não haverá necessidade de realização de colonoscopia.
Considerando que um homem de 60 anos de idade chegue a um ambulatório com queixa de hematoquezia e tenesmo, apresentando, ainda, alteração do ritmo intestinal com mucorreia eventual, julgue os itens que se seguem. Caso seja encontrada uma lesão polipoide, esta será classificada como pólipo com carcinoma invasivo, caso o adenocarcinoma alcance a submucosa, independentemente da presença de metástase linfonodal.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. A ausência de ruídos hidroaéreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...