Lista completa de Questões de Medicina do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das manifestações neurológicas das doenças sistêmicas, julgue os seguintes itens.
As principais características neuromusculares do hipoparatiroidismo são: fraqueza muscular, principalmente da musculatura proximal dos membros inferiores, fatigabilidade e reflexos miotáticos exacerbados.
Com relação à genética e ao sistema nervoso, julgue o item subseqüente.
A esclerose tuberosa, a doença de Huntington, a distrofia miotônica, a distrofia de Duchenne e a doença de Wilson são desordens que apresentam comprometimento neurológico e são transmitidas por uma herança autossômica dominante.
Dois dias após cirurgia de revascularização miocárdica, um paciente de 69 anos de idade pensa estar em uma prisão. Encontra-se desorientado e sonolento, apresenta perseveração e alucinações visuais. Antes da hospitalização, ele morava sozinho na comunidade, com autonomia e independência. A avaliação pré-operatória não identificou patologias respiratórias ou cardíacas importantes. Uma tomografia computadorizada de crânio realizada 72 horas após a cirurgia apresentava-se normal.
Com base no caso clínico relatado acima, julgue o item a seguir.
O paciente está desenvolvendo um quadro demencial agudo.
A respeito da doença de Parkinson e do parkinsonismo, julgue os seguintes itens.
O parkinsonismo juvenil autossômico recessivo, síndrome neurológica genética relativamente rara, com início antes dos 40 anos de idade, apresenta curso clínico lento, perda de neurônios nas regiões nigroestriatal, locus ceruleus e ausência de corpúsculos de Lewy à autópsia.
A respeito da doença de Parkinson e do parkinsonismo, julgue os seguintes itens.
A doença de Parkinson é caracterizada clinicamente por tremor de repouso, bradicinesia, rigidez e instabilidade postural e patologicamente por perda de neurônios na substância nigra, associado à presença de depósitos de proteínas ubiquinadas no citoplasma de neurônios (corpúsculos de Lewy).
Acerca da mielite aguda transversa, julgue os itens que se seguem.
Sinais clínicos como febre, meningismo, rash, infecção sistêmica concomitante, imunodeficiência, infecção genital recorrente ou adenopatia descartam o diagnóstico de mielite aguda transversa.
Acerca da mielite aguda transversa, julgue os itens que se seguem.
Na avaliação inicial de um indivíduo com mielopatia, deve-se determinar se existe causa estrutural (por exemplo hérnia de disco, espondilolistese, metástase tumoral) que indique uma neurocirurgia urgente. O exame de escolha, que deve ser solicitado dentro das primeiras horas de apresentação do quadro clínico, é a ressonância magnética com o agente de contraste gadolinium. Se não for possível dentro das primeiras horas, uma alternativa razoável é a mielografia por tomografia computadorizada.
Acerca da mielite aguda transversa, julgue os itens que se seguem.
É um distúrbio inflamatório focal da medula espinal, levando a alterações motoras, sensoriais e autonômicas. Acomete principalmente indivíduos acima de 65 anos de idade, apresenta predisposição genética, predominando no sexo feminino.
A respeito do tratamento da síndrome das pernas inquietas, julgue os itens subseqüentes.
Assegurar que o paciente tenha adequada reserva de ferro é tão importante quanto fornecer-lhe tratamento medicamentoso. A correção do problema periférico do ferro em muitos casos reduz ou mesmo resolve o problema da síndrome das pernas inquietas.
A respeito do tratamento da síndrome das pernas inquietas, julgue os itens subseqüentes.
As medicações de primeira escolha são os agentes serotoninérgicos e, em alguns casos, as medicações sedativas, como o clonazepam.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...