Questões de Medicina do ano 2006

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os seguintes itens, relacionados à traumatologia forense, especialidade que estuda as lesões corporais e os instrumentos causadores dessas lesões. O sintoma de dor, desacompanhada de sinal clínico com substrato anatômico evidenciável que a justifique, não é considerada lesão corporal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, relacionados à traumatologia forense, especialidade que estuda as lesões corporais e os instrumentos causadores dessas lesões. Nas lesões produzidas por agentes mecânicos, as feridas classificam-se em incisas, contusas, punctórias e laceradas, associadas às seguintes formas mistas: corto-contusas, perfuro-incisas, perfuro-contusas, lácero-incisas, lácerocontusas e lácero-punctórias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, relacionados à traumatologia forense, especialidade que estuda as lesões corporais e os instrumentos causadores dessas lesões. A lesão típica denominada sinal de Lichetemberg é caracterizada por figura de aspecto arboriforme, produzida pela difusão elétrica na pele, provocada pela eletricidade natural. Por sua vez, o sinal de Jellinek diz respeito às marcas elétricas desencadeadas pela eletricidade artificial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, relacionados à traumatologia forense, especialidade que estuda as lesões corporais e os instrumentos causadores dessas lesões.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um adolescente de 15 anos de idade foi encontrado, na cena do crime, em decúbito ventral. Na região da nuca da vítima foi observada ferida perfuro-contusa associada à tatuagem circular de oito centímetros produzida por grânulos de propelente incombustos, originários de arma de fogo.

Nessa situação, é correto inferir que houve execução com tiro encostado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, relacionados à traumatologia forense, especialidade que estuda as lesões corporais e os instrumentos causadores dessas lesões. Um machado pode ser considerado um instrumento cortocontundente no caso de a lesão ter sido produzida pelo gume da lâmina ou considerado um instrumento contundente caso a lesão tenha sido produzida pelo cabo do objeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, relacionados à traumatologia forense, especialidade que estuda as lesões corporais e os instrumentos causadores dessas lesões. Com relação às lesões no pescoço, o esgorjamento é a ferida transversal ou oblíqua na face anterior; a degola é provocada por lâmina que atinge a nuca; o enforcamento é a constrição por forças decorrentes do próprio peso da vítima; estrangulamento é a constrição por forças diferentes do peso da vítima; e esganadura é a constrição provocada pela ação das mãos do agressor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, relacionados à traumatologia forense, especialidade que estuda as lesões corporais e os instrumentos causadores dessas lesões. A inanição, a fadiga e a submissão a emoções intensas e repetidas (estresse) não são causas de lesões corporais porque não são consideradas agentes causadores de ofensa à integridade física ou à saúde de um examinado, nem tampouco são possíveis as caracterizações das lesões provocadas por esses agentes, sob o aspecto médico-legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A antropologia geral é a ciência que tem por objetivo o estudo do homem sob o ponto de vista das características somáticas e do desenvolvimento sociocultural dos diferentes grupos sociais e raciais. O conceito de antropologia forense consagrou-se como a aplicação prática ao direito do conjunto de conhecimentos da antropologia. Considerando que parte integrante das atividades da antropologia forense é a questão do estabelecimento da identidade e da identificação, julgue os itens a seguir. No processo de identificação, partindo-se do geral, chega-se ao particular, o indivíduo. Parâmetros básicos como idade, sexo, raça e estatura são considerados para a identificação médico-legal. Características ocasionais como a presença de tatuagens, calos de fraturas ósseas e próteses dentárias específicas também possuem valor para a antropologia forense.

  • C. Certo
  • E. Errado

A antropologia geral é a ciência que tem por objetivo o estudo do homem sob o ponto de vista das características somáticas e do desenvolvimento sociocultural dos diferentes grupos sociais e raciais. O conceito de antropologia forense consagrou-se como a aplicação prática ao direito do conjunto de conhecimentos da antropologia. Considerando que parte integrante das atividades da antropologia forense é a questão do estabelecimento da identidade e da identificação, julgue os itens a seguir. A identificação médico-legal é realizada somente sobre cadáver, inteiro, espostejado ou reduzido a ossos. A identificação policial ou judiciária utiliza a bertillonagem e a papiloscopia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A antropologia geral é a ciência que tem por objetivo o estudo do homem sob o ponto de vista das características somáticas e do desenvolvimento sociocultural dos diferentes grupos sociais e raciais. O conceito de antropologia forense consagrou-se como a aplicação prática ao direito do conjunto de conhecimentos da antropologia. Considerando que parte integrante das atividades da antropologia forense é a questão do estabelecimento da identidade e da identificação, julgue os itens a seguir. Identidade é o conjunto de características físicas e psíquicas que tornam as pessoas únicas, passíveis de serem diferenciadas de outras.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...