Lista completa de Questões de Medicina do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação aos critérios diagnósticos DSM-IV-TR para transtornos de humor, assinale a alternativa INCORRETA:
Para episódio maníaco: período distinto de humor persistentemente elevado, expansivo ou irritável, durante todo o tempo ao longo de pelo menos uma semana (ou qualquer duração, se a hospitalização for necessária). E três ou mais dos seguintes sintomas (ou quatro se humor irritável): auto-estima elevada, necessidade de sono diminuída, loquacidade, fuga de idéias, distratibilidade, aumento das atividades e envolvimento em atividades prazerosas.
Para episódio misto: presença de critérios para episódio maníaco e episódio depressivo, quase todos os dias, durante o mínimo de uma semana. Acentuado prejuízo no funcionamento ocupacional, em atividades sociais ou relacionamentos com outros, ou para exigir a hospitalização para prevenir danos ao individuo e a outros, ou existem aspectos psicóticos.
Para hipomania: período distinto de humor persistentemente elevado, expansivo ou irritável, durante todo o tempo ao longo de pelo menos uma semana. E quatro ou mais dos seguintes sintomas: auto-estima elevada, necessidade de sono diminuída, loquaci-dade, fuga de idéias, distratibilidade, aumento das atividades e envolvimento em atividades prazerosas.
Para episódio depressivo maior: cinco ou mais dos seguintes sintomas durante pelo menos duas semanas: humor deprimido eou interesse ou prazer diminuído, perda ou ganho de peso; insônia ou hipersônia, agitação ou retardo psicomotor; fadiga ou perda de energia; sentimentos de inutilidade ou culpa; capacidade diminuída de pensar; pensamento de morte ou ideação suicida.
Para transtorno distímico: humor depressivo na maior parte dos dias, indicado por relato subjetivo ou observação feita por outros, por pelo menos dois anos. Em crianças e adolescentes, o humor pode ser irritável, e a duração deve ser no mínimo um ano. Presença de pelo menos duas das seguintes características: alteração apetite, alteração de sono, baixa energia ou fadiga, baixa auto-estima, diminuição concentração, indecisão ou desesperança.
Em relação à demência na doença de Alzheimer (DA), assinale a afirmativa correta.
A neuropatologia se caracteriza por arranjamentos amilóides de filamentos retilíneos com distribuição longitudinal e placas neuríticas (tipicamente positivas para Argento) de constituição neurofibrilar.
Em casos de inicio após os 75 anos, a evolução é mais rápida, a incidência é esporádica, tem pior prognóstico, e o comprometimento se dá mais nas funções de memória e praxia, com predominância de lesão no lobo frontal.
A instalação é em geral subaguda, de modo progressivo e rápido particularmente grave nos pacientes com Down que apresentam um risco de 2 a 3 vezes maior do que a população geral de desenvolvimento de DA.
Nos casos que se iniciam antes dos 65 anos, verifica-se uma maior incidência familiar, curso mais rápido e predominância de aspectos de dano de lobo occipital, incluindo agnosia e apraxia.
Os aspectos típicos de neuroimagem na doença de Alzheimer incluem a presença de hiperfluxo em áreas temporais mediais na comparação com voluntários normais. Além disso, com o advento dos anticolinesterásicos a demência na doença de Alzheimer tem se mostrado passível de reversão.
Analise as seguintes afirmativas relativas ao uso dos novos anticonvulsivantes como estabilizadores de humor no transtorno afetivo bipolar
I. A lamotrigina é um anticonvulsivante da classe das feniltriazinas, seu metabolismo é preferencialmente hepático. É absorvida de forma completa (98% de biodisponibilidade) e rápida (pico de concentração em 2,5 horas). A ligação a proteínas plasmáticas é moderada e apresenta uma meia-vida relativamente longa (24 horas).
II. O perfil de efeitos adversos da lamotrigina inclui rash cutâneo, tonturas, tremores, sonolência, cefaléia, náuseas, insônia, diplopia e ataxia.
III. A gabapentina é um anticonvulsivante estruturalmente relacionado ao ácido gama-aminobutírico (GABA). Em estudos "in vitro", a gabapentina atua reduzindo a atividade da enzima ácido glutâmico descarboxilase, o "turnover" de GABA ("in vivo"), e de suas respostas sinápticas. Haveria redução na liberação de GABA e aumento na liberação potássio-induzida de vários neurotransmissores (noradrenalina, dopamina, serotonina).
IV. A gabapentina é metabolizada pelo citocromo P450, e apresenta efeito inibitório leve da fração 2D6. Apresenta excreção renal. Possui a vantagem de se ligar fortemente a proteínas plasmáticas (80 a 90%). Seu índice terapêutico é elevado, com perfil de efeitos adversos relativamente benigno (sonololência, tontura, ataxia, fadiga).
Está correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Diversos medicamentos são metabolizados pelo citocromo P450. Desta forma, é importante o conhecimento dos fármacos que podem por ventura inibir ou estimular a ação das frações deste citocromo. Qual das seguintes relações está correta?
Quadro demencial que se caracteriza por início gradual da demência com proeminente déficit de atenção ou estados confusionais agudos, alucinações visuais, presença de sintomas parkinsonianos e flutuação da gravidade do déficit cognitivo. Além disso observa-se freqüentemente quedas, síncopes, delírios sistematizados, sensibilidade a neurolépticos e alucinações de outras naturezas. Essa descrição é da demência na doença de
Pick.
Huntigton.
Parkinson.
Creutzfeldt Jakob.
Corpúsculos de Lewy.
São fatores predisponentes para desenvolvimento de transtornos mentais interictais em pacientes epilépticos:
antecedente familiar de transtornos mentais, hiperconexão sensorial límbica (kindling) e politerapia anticonvuslivante.
epilepsia de início precoce, epilepsia de difícil controle e monoterapia anticonvulsivante.
antecedente pessoal de transtorno mental, epilepsia de inicio precoce e monoterapia anticonvulsivante.
hipoconexão sensorial límbica, epilepsia de difícil controle e politerapia anticonvulsivante.
disfunção lobo temporal, hiperconexão sensorial límbica (kindling) e monoterapia anticonvulsivante.
Qual dos indicadores clínicos abaixo pode ser usado para possível identificação de um consumidor de álcool em grandes quantidades (heavy drinking) em um screening populacional?
VCM = 95 µm3
ã−GT = 25 U/L
Ácido úrico = 4,0 mg/dL
TGO = 40 IU/L
Triglicérides = 150 mg/dL
O critério para diagnóstico da bulimia nervosa do DSM-IVTR afirma que os episódios de comer compulsivo (binge eating) devem ocorrer com qual freqüência?
2 vezes por semana por 2 meses
3 vezes por semana por 2 meses
2 vezes por semana por 3 meses
3 vezes por semana por 3 meses
2 vezes por semana por 4 meses
Quanto à comorbidade de doenças do eixo I nos transtornos alimentares, é correto afirmar:
Mania e/ou hipomania são freqüentes na anorexia nervosa do tipo restritivo.
Distúrbios fóbicos são comuns na bulimia nervosa.
Uso de drogas é praticamente zero na bulimia nervosa.
Uso de álcool é comum na anorexia nervosa do tipo restritivo.
Depressão maior é mais comum na anorexia nervosa do que na bulimia nervosa.
No retardo mental moderado, pelos critérios do CID-10, o QI deve estar na faixa de
20 a 34
35 a 49
50 a 59
60 a 69
70 a 79
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...