Lista completa de Questões de Medicina do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analisando-se a radiografia de tórax (figura 1), pode-se estimar que a relação cardiotorácica em muito excede 50%, razão por que é correto concluir que há aumento da área cardíaca.
O resultado normal observado na cintilografia de ventilação/perfusão pulmonar permite a exclusão do diagnóstico de embolia pulmonar no paciente em apreço.
No enfermo em questão, as características propedêuticas do sopro diastólico auscultado no foco pulmonar permitem denominá-lo de sopro de Graham-Steel.
A manobra de Müller utilizada na avaliação semiológica teve como finalidade aumentar a pós-carga de trabalho do ventrículo direito, compartilhando, assim, a mesma base fisiológica da manobra de preensão manual (
A constatação de desdobramento amplo e variável da 2.ª bulha cardíaca nesse paciente resulta de um prolongamento do tempo de ejeção do ventrículo direito que causa o atraso no fechamento da válvula pulmonar.
Os episódios de síncope apresentados pelo paciente em questão decorrem da acentuação de um fenômeno fisiológico, o chamado reflexo de Bezold-Jarisch, sendo que os receptores desse reflexo respondem a estímulos tanto mecânicos como químicos e têm como via aferente o nervo glossofaríngeo.
Alterações na relação entre ventilação e perfusão (V/Q), hipóxia alveolar, hiperviscosidade sanguínea e redução do leito vascular pulmonar são mecanismos fisiopatológicos associados à doença de base desse paciente, que provocam as anormalidades na resistência vascular pulmonar.
A causa básica das manifestações cardiovasculares expressas nessa condição clínica é a esquistossomose mansônica.
Há expressão, tanto clínica quanto nos exames complementares, de envolvimento das câmaras ventriculares direita e esquerda, com predomínio da primeira.
As informações clínicas e(ou) laboratoriais apresentadas não permitem o diagnóstico de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...