Lista completa de Questões de Medicina do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos pacientes com HIV-SIDA, o transtorno de ansiedade mais comum é
o Transtorno de Pânico.
a Agorafobia.
o Transtorno Misto de Ansiedade e Depressão.
a Fobia Social.
o Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Quando se trata dos Transtornos do Humor, é correto afirmar:
Cerca de 50 a 75% dos pacientes com doença de Parkinson têm sintomas marcantes de transtornos depressivos, que têm correspondência com a incapacidade física, a idade e a duração da doença.
Segundo o DSM-IV-TR, nos Transtornos do Humor com características catatônicas, o paciente pode apresentar: atividade motora excessiva; imobilidade evidenciada por catalepsia ou estupor; negativismo extremo; ecolalia ou ecopraxia.
No Episódio Depressivo Maior com características melancólicas, o paciente costuma apresentar humor deprimido regularmente pior no período noturno; despertar muito cedo pela manhã; apresentar anorexia ou perda de peso significativa.
De 25 a 35% dos pacientes deprimidos cometem suicídio, e em torno de dois terços têm ideação suicida.
Episódio de psicose pós-parto está mais associado com o risco aumentado para o desenvolvimento de Depressão Maior quando comparado com o desenvolvimento de Transtorno Bipolar.
No que toca ao Transtorno Esquizoafetivo, é correto afirmar:
Na prática clínica, o diagnóstico preliminar de Transtorno Esquizoafetivo costuma ser empregado quando o clínico não tem certeza do diagnóstico.
O tipo depressivo do transtorno é mais comum em pessoas mais jovens do que nos mais velhos, e o tipo bipolar é mais comum em pessoas mais velhas do que em adultos jovens.
Segundo o DSM-IV-TR, é necessário que ocorram sintomas proeminentes de humor por um período mínimo de duas semanas, na ausência de delírios ou alucinações para que seja preenchido um dos critérios diagnósticos para o transtorno.
Pacientes que têm um episódio maníaco completo com dois meses de duração, mas que sofreram sintomas de esquizofrenia por 10 anos, satisfazem os critérios para Transtorno Esquizoafetivo.
A prevalência do transtorno é mais baixa em homens do que em mulheres, particularmente casadas; a idade de início para eles é mais tardia do que para as mulheres, assemelhando-se ao Transtorno Bipolar.
Com relação à epidemiologia dos Transtornos Relacionados a Substâncias, é INCORRETO afirmar:
O uso e os transtornos relacionados ao álcool estão associados a 50% de todos os homicídios e a 25% de todos os suicídios. O abuso reduz a expectativa de vida em 10 anos, e o álcool é a primeira causa de morte relacionada ao uso de substâncias.
Há duas vezes maior probabilidade de abuso de cocaína por parte dos homens do que das mulheres, e todas as raças e grupos socioeconômicos são afetados nas mesmas proporções.
Segundo o DSM-IV-TR, a taxa de abuso ou dependência de cannabis ao longo da vida é de 5%. De acordo com o mesmo manual diagnóstico, com relação aos transtornos relacionados à cafeína, a sua prevalência real é desconhecida, mas até 85% dos adultos a consomem ao longo de um ano.
Segundo o DSM-IV-TR, a prevalência da dependência e abuso de anfetamina ao longo da vida é de 1,5%; o uso intravenoso é mais comum em indivíduos de grupos de baixa situação socioeconômica e tem uma distribuição de 3 ou 4:1 para mulheres e homens, respectivamente.
Delírios paranóides e alucinações podem ocorrer em até 50% de todas as pessoas que usam cocaína. A ocorrência desses sintomas psicóticos depende da dose, da duração do uso e da sensibilidade à substância. Os transtornos psicóticos induzidos por cocaína são mais comuns entre usuários intravenosos e de crack.
No que tange aos testes neuropsicológicos, é correto afirmar:
Um dos pontos mais fortes do teste projetivo de personalidade Técnicas de Borrões de Holtzman é que ele é amplamente aceito e usado, podendo ser diretamente comparado com as estratégias interpretativas de Rorschach.
Na aplicação das Escalas de Memória e de Inteligência de Wechsler, condições amnésticas, como a Síndrome de Korsakoff, são geralmente caracterizadas por um quociente de memória desproporcionalmente baixo, mas um quociente de inteligência relativamente preservado.
O Teste de Apercepção Temática é amplamente usado e, nas mãos de uma pessoa bem treinada, proporciona informações valiosas, apresentando boa consistência na interpretação e rápida administração.
O Teste de Retenção Visual de Benton é sensível à perda de memória de longa duração.
O Inventário Clínico Multiaxial de Million (MCMI) possui um tempo de administração breve, corresponde bem às classificações diagnósticas do DSM-IV e fornece informações sobre a gravidade do transtorno.
A associação correta entre as síndromes relacionadas à cultura e suas respectivas descrições ocorre em:
I-2; II-5; III-4; IV-1; V-3.
I-2; II-3; III-1; IV-5; V-4.
I-4; II-2; III-5; IV-3; V-1.
I-1; II-4; III-3; IV-2; V-5.
I-4; II-5; III-2; IV-3; V-1.
No que concerne aos neurotransmissores, considere:
I. Os três tratos dopaminérgicos mais importantes para a psiquiatria são o nigroestriatal, o mesolímbico-cortical e o túberoinfundibular. Na doença de Parkinson, o trato nigroestriatal se degenera, levando aos sintomas motores da doença.
II. A maior concentração de corpos celulares noradrenérgicos (e adrenérgicos) que se projetam para o cérebro está no compacto locus coeruleus da ponte. Os axônios desses neurônios se projetam pelo feixe medial do cérebro anterior para o córtex cerebral, o sistema límbico, o tálamo e o hipotálamo.
III. O principal local dos corpos serotoninérgicos é a parte superior da ponte e o mesencéfalo − especificamente, os núcleos da rafe mediana e dorsal e, em menor extensão, o locus coeruleus caudal, a área postrema e a área interpeduncular.
IV. A substância P é o neurotransmissor principal na maioria dos neurônios sensoriais aferentes primários e na via nigroestriatal. Anormalidades na substância P foram consideradas hipóteses possíveis na doença de Huntington, na demência do tipo Alzheimer e nos transtornos do humor.
Está correto o que consta em
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
No que diz respeito ao Luto, é INCORRETO afirmar:
As pessoas com maior risco de uma reação de luto anormal são aquelas que sofrem uma perda repentina ou em circunstâncias drásticas, as pessoas socialmente isoladas, as que se julgam responsáveis pela morte, as que têm história de perdas traumáticas e as que tinham um relacionamento intensamente ambivalente ou dependente da pessoa falecida.
Tradicionalmente, o luto dura de seis meses a um ano. Alguns sinais e sintomas do luto, contudo, podem persistir por mais de um ou dois anos. De modo geral, os sintomas agudos do luto diminuem gradualmente e, dentro de um ou dois meses, a pessoa enlutada consegue comer, dormir e retornar ao seu funcionamento normal.
O luto antecipatório é expresso antes de uma perda percebida como inevitável, distinguindo-se do luto que ocorre no momento ou logo após a perda. Por definição, o luto antecipatório termina com a ocorrência da perda prevista, independentemente das reações que ocorrerem.
Quando o elemento que desencadeia uma reação aguda de luto é uma ocasião especial, como uma data comemorativa ou um aniversário, esse resgate do luto é chamado de reação de aniversário. Não é incomum uma reação desse tipo todos os anos no dia em que a pessoa em questão morreu.
O luto é acompanhado por problemas no funcionamento imunológico: menor proliferação de linfócitos e maior funcionamento de células citotóxicas. A taxa de mortalidade para viúvos logo após a morte do cônjuge é mais alta do que a da população geral, e as mulheres viúvas parecem estar em risco por mais tempo do que os viúvos.
Com relação aos estágios do desenvolvimento cognitivo descritos por Jean Piaget, é correto afirmar:
No estágio operatório formal, as crianças operam e agem no mundo concreto, real e percebido dos objetos e eventos. O pensamento egocêntrico é substituído pelo pensamento operatório, que envolve lidar com uma ampla variedade de informações externas à criança.
O estágio sensório-motor ocorre do nascimento aos 3 anos de idade e é caracterizado pelo aprendizado por meio da observação sensorial e pela aquisição do controle de suas funções motoras a partir de atividades, exploração e manipulação do ambiente.
No estágio do pensamento pré-operatório, as crianças usam símbolos e a linguagem de forma mais ampla do que no estágio sensório-motor. O pensamento e o raciocínio são intuitivos. As crianças não conseguem pensar de forma lógica ou dedutiva, e seus conceitos são primitivos.
O pensamento hipotético-dedutivo é a organização mais elevada da cognição e possibilita que as pessoas elaborem uma hipótese ou proposição e a testem em relação à realidade. O raciocínio dedutivo parte do particular para o geral e é um processo mais complicado do que o raciocínio indutivo, que avança do geral para o particular.
No estágio operatório concreto, emerge a função semiótica, na qual as crianças conseguem representar algo por meio de um significante, que tem uma função representativa, ou seja, usam um símbolo ou sinal para representar outra coisa.
A simulação é uma possibilidade em qualquer perícia psiquiátrica. Em relação à psiquiatria forense, julgue os próximos itens.
Um forte indicativo de que se está diante de um paciente psicótico, em vez de um simulador, é a presença de verborréia, neologismos e pensamento concreto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...