Lista completa de Questões de Medicina do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência à anatomia pélvica e à fisiologia da reprodução feminina, julgue os itens a seguir. O hipotálamo é uma pequena estrutura neural situada na base do encéfalo e constitui a principal fonte de produção hormonal da neuro-hipófise.
Com referência à anatomia pélvica e à fisiologia da reprodução feminina, julgue os itens a seguir. Os órgãos que ocupam a pelve feminina incluem o útero, as tubas e os ovários, que são cobertos quase totalmente pelo peritônio e são suspensos por ligamentos peritoniais.
Com referência à anatomia pélvica e à fisiologia da reprodução feminina, julgue os itens a seguir. A artéria epigástrica inferior é o prolongamento descendente direto da artéria mamária interna, que desce entre a superfície posterior do músculo reto e sua bainha, até formar uma anastomose com a epigástrica superficial dentro desse músculo.
Um paciente de 75 anos de idade e tabagista de 50 maços por ano informa apresentar tosse matinal desde os 50 anos de idade. Passados 10 anos, começou a sentir a associação de dispneia aos esforços moderados e gripes frequentes. Tais sintomas intensificaram-se em uma frequência de pelo menos 4 meses ao longo do ano. Resolveu buscar assistência médica a partir do momento em que notou grande dificuldade para barbear-se e tomar banho sozinho. O exame físico revelou redução global do murmúrio vesicular. A radiografia de tórax mostrou retificação da cúpula diafragmática. Com a realização da espirometria, identificou-se capacidade vital forçada (CVF) a 60% do previsto, com VEF1 a 30% do previsto e índice de Tiffenau com valor de 50%, sem resposta ao uso do broncodilatador.
Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
O grau de comprometimento da doença pode ser classificado como moderado, pois ainda não há evidências de cor pulmonale nem a necessidade do uso de oxigênio suplementar.Um paciente de 75 anos de idade e tabagista de 50 maços por ano informa apresentar tosse matinal desde os 50 anos de idade. Passados 10 anos, começou a sentir a associação de dispneia aos esforços moderados e gripes frequentes. Tais sintomas intensificaram-se em uma frequência de pelo menos 4 meses ao longo do ano. Resolveu buscar assistência médica a partir do momento em que notou grande dificuldade para barbear-se e tomar banho sozinho. O exame físico revelou redução global do murmúrio vesicular. A radiografia de tórax mostrou retificação da cúpula diafragmática. Com a realização da espirometria, identificou-se capacidade vital forçada (CVF) a 60% do previsto, com VEF1 a 30% do previsto e índice de Tiffenau com valor de 50%, sem resposta ao uso do broncodilatador.
Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Programa de reabilitação pulmonar deve ser incluído no plano terapêutico do paciente.Considere que uma mulher de 46 anos de idade procurou avaliação médica por ter apresentado nódulo tireoidiano e surtos de palpitação, ansiedade, cefaleia e inquietação. Na investigação, foi diagnosticada neoplasia endócrina múltipla do tipo 2 (NEM-2). A respeito dessa endocrinopatia, julgue o item seguinte. O feocromocitoma que ocorre em pacientes com NEM-2 tem sua localização quase sempre na medula adrenal e produz tipicamente epinefrina.
Uma mulher de 62 anos de idade tem diagnóstico, há mais de 15 anos, de artrite reumatóide e, associadamente, apresenta anemia normocrômica, normocítica e hipoproliferativa associada com diminuição do ferro sérico e da saturação da transferrina, mas com aumento do ferro de depósito.
Acerca desse caso e das alterações hematológicas relatadas, julgue o item a seguir.
Considerando o tipo mais provável de anemia apresentada pela paciente, os possíveis mecanismos etiofisipatogênicos envolvidos são: resposta medular inadequada diante de secreção inapropiadamente baixa de eritropoetina (EPO), diminuição da resposta da medula óssea à administração de EPO e uma menor oferta de ferro à medula óssea, entre outros.Um paciente com 19 anos de idade, trabalhador rural, procurou assistência médica ambulatorial em virtude de apresentar, há 3 dias, quadro clínico caracterizado por intenso prurido em todo o corpo, mais intenso à noite. O exame físico mostrou a presença de vesículas e pápulas nas regiões interdigitais, periumbilical, pubiana e no pênis.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
O tratamento dessa doença deve obedecer a dois ciclos com intervalo de uma semana entre eles.Um paciente com 19 anos de idade, trabalhador rural, procurou assistência médica ambulatorial em virtude de apresentar, há 3 dias, quadro clínico caracterizado por intenso prurido em todo o corpo, mais intenso à noite. O exame físico mostrou a presença de vesículas e pápulas nas regiões interdigitais, periumbilical, pubiana e no pênis.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
O período mais provável de transmissão dessa doença ocorre nos dois dias que antecedem às manifestações clínicas até o segundo dia de sintomatologia.Um paciente com 70 anos de idade apresenta há 2 semanas quadro clínico caracterizado por mal-estar geral acompanhado de anorexia, náuseas e vômitos. Após uma semana, o paciente apresentou cefaleia e febre remitente de 39 ºC que não cedia com o uso de antipiréticos. Os familiares notaram o surgimento de confusão mental cerca de 24 horas antes da internação do paciente. Por duas ocasiões, procurou assistência médica, tendo recebido tratamento para virose. Quando da internação, o exame físico mostrou paciente prostrado e sonolento, que respondia a estímulos verbais, embora de maneira lentificada. Observou-se a presença dos sinais de Kerning e Brudzinski. O exame do liquor mostrou líquido límpido, hipertenso, com celularidade de 500/mm3 e predomínio linfocitário, taxa de proteínas de 300 mg% e a de glicose de 30 mg%. Não se identificou a presença de bactérias e fungos no citado material biológico. Foram solicitados alguns exames complementares prospectivos, tendo sido encontrados micronódulos difusos de distribuição aleatória na radiografia de tórax. Procedeu-se ao exame de PPD, que se revelou negativo.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
A prescrição de corticosteroides em situações clínicas como a descrita tem como justificativa diminuir o edema e o processo inflamatório cerebral.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...