Lista completa de Questões de Medicina do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta com relação aos procedimentos médicolegais que visam verificar a ocorrência de simulação de dor durante exame pericial.
O sinal de Miller é percebido por meio da contração da pupila quando estimulado o ponto doloroso alegado.
O sinal de Levi é percebido, após a delimitação, com um compasso, da região dolorida referida, pressionando-se um ponto fora da área demarcada.
A prova de Mankoff consiste na constatação, pelo perito, do aumento da frequência de pulso após a estimulação do ponto doloroso alegado.
A simples alegação de dor é considerada, pelo legista, existência de ofensa à integridade corporal ou à saúde.
A alegação de dor que não foi verdadeiramente sentida classifica-se como dissimulação.
Acerca de sexologia forense, assinale a opção correta.
O juiz que solicita exame para verificação de ato libidinoso em animal doméstico deseja verificar a ocorrência de atentado violento ao pudor.
A prostituta e a esposa não podem ser vítimas de estupro.
Com o resultado de pesquisa de espermatozoide negativo está descartada a possibilidade de estupro.
Exame para constatar doença sexualmente transmissível faz parte do rol de perícias médico-legais.
Um casal homossexual que pratique sexo no interior de veículo em lugar ermo e deserto comete crime de ato obsceno.
Durante necropsia com finalidade médico-legal em mulher adulta jovem, é indispensável que se faça
verificação de gravidez.
coleta de sangue para alcoolemia.
radiografia para procura de corpo estranho.
fotodocumentação.
armazenamento de material para exame de DNA.
Considerando que seja solicitado o comparecimento de um legista a um canavial onde foi encontrada ossada aparentemente humana, assinale a opção correta acerca dos procedimentos médico-legais e de identificação referentes a essa situação hipotética.
Caso não consiga completar a identificação do corpo ou fragmento por nenhum dos métodos antigos ou recentes, o legista deve fornecer a declaração de óbito em que conste morte por causa indeterminada.
O exame antropológico dessa ossada não oferece elementos para investigar ou estimar o peso da pessoa.
Nem todos os processos de identificação humana são comparativos.
A prova de DNA que usa marcadores genéticos permite a inclusão de suspeitos, mas impede a exclusão.
Os quatro pontos característicos, na perícia datiloscópica, são: cortada, ilhota, papila e bifurcação.
Assinale a opção correta acerca do histórico da medicina legal e de conceitos a ela relacionados.
Do ponto de vista ético, é facultado ao médico realizar exames periciais de corpo de delito em seres humanos no interior dos prédios ou nas dependências de delegacias, unidades militares e presídios.
Os médicos que compunham a Assessoria Médico-Legal da Corte na Secretaria de Polícia da Corte Imperial, primeira estrutura organizacional da medicina legal no Brasil, foram os primeiros peritos oficiais no Brasil independente.
Laudo e auto são documentos diferentes, pois o primeiro é fornecido ao público, e o segundo é peça de um processo, embora os dois sejam descrições minuciosas, em um relatório, de um fato médico e suas consequências.
No âmbito criminal, inexiste a figura do assistente técnico do perito.
O fornecimento de declarações de óbito em caso de mortes naturais ocorridas em serviços assistenciais de saúde, públicos ou privados, é uma das atribuições primárias dos médicos legistas.
No local de um crime de assassinato, o perito criminal observou a presença de uma chave philips, ferramenta manual utilizada normalmente para rosquear parafusos. A chave philips possui ponta fina, cônica, com chanfraduras que se encaixam na cabeça dos parafusos.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta, relacionada às lesões que podem ter sido provocadas no cadáver com esse instrumento perfurante.
Se existir lesão no cadáver em forma de casa de botão, está descartada a possibilidade de a ferida ter sido provocada pela chave philips, pois trata-se de instrumento perfurante.
Segundo a Primeira Lei de Filhos, na convergência de regiões com linhas de força de sentidos diferentes, a extremidade da lesão assume o aspecto de triângulo ponta de seta, e a chave philips é um instrumento eficiente para provocar tal lesão.
Langer estabeleceu que, se a lesão tiver a forma de casa de botão, o instrumento causador possui dois gumes, o que torna a chave philips ineficiente para produzir esse tipo de lesão.
Caso o instrumento em tela tenha sido usado para lesionar o cadáver, pelas leis de Filhos e de Langer, não será possível a distinção entre lesão em vida ou após a morte.
Caso a chave philips tenha produzido lesão no cadáver, esta pode ser semelhante a um triângulo ou à ponta de uma seta.
Um médico legista, ao chegar à sala de necropsia, deparou-se com três cadáveres cuja causa da morte foi asfixia. O primeiro apresenta elementos sinaléticos que constam de sulco único, com profundidade variável e direção oblíqua ao eixo do pescoço; no segundo, os sulcos são duplos, de profundidade constante e transversais ao eixo do pescoço; no terceiro, em vez de sulcos, havia equimoses e escoriações nos dois lados do pescoço.
Na situação acima descrita, os tipos de morte mais prováveis são, respectivamente,
enforcamento, estrangulamento e esganadura.
esganadura, enforcamento e estrangulamento.
estrangulamento, esganadura e enforcamento.
esganadura, estrangulamento e enforcamento.
enforcamento, esganadura e estrangulamento.
Assinale a opção correta em relação aos fenômenos cadavéricos.
Adipocera é uma secreção apresentada pelo feto retido no interior do útero.
Livores hipostáticos são sinais presuntivos de morte.
A rigidez cadavérica ocorre no sentido das extremidades para a parte central do corpo.
O cogumelo de espuma sobre a boca e sobre os orifícios nasais de afogado é esbranquiçado.
Lesões cutâneas configurando ramificações dendríticas, denominadas figura de Lichtenberg, são comumente observadas em cadáveres vítimas de descarga de eletricidade artificial.
Considerando que um delegado de polícia tenha solicitado perícia em cadáver de recém-nascido vítima de crime, assinale a opção correta.
Caso seja negativa a prova de Galeno, descarta-se o infanticídio.
Caso a morte tenha ocorrido por meio da constrição do pescoço do infante com as próprias mãos do criminoso, tem-se um caso de enforcamento.
Se a morte foi produzida com a lâmina de uma faca, as lesões causadas no infante com essa arma devem ser do tipo perfurocontundente.
Não é possível identificação policial ou judicial do infante por papiloscopia, pois as papilas dérmicas não estão formadas na fase de vida da vítima.
No infante não ocorrerá a rigidez cadavérica.
Assinale a opção correta relacionada à imputabilidade penal, considerando um caso em que o laudo de exame médico-legal psiquiátrico não foi capaz de estabelecer o nexo causal entre o distúrbio mental apresentado pelo periciado e o comportamento delituoso.
O diagnóstico de doença mental é suficiente para tornar o agente inimputável.
A doença mental seria atenuante quando considerada a dosimetria da pena, devendo o incriminado cumprir de um sexto a um terço da pena.
Trata-se de caso de aplicação de medidas de segurança.
Deverá ser realizada nova perícia.
O agente deve ser responsabilizado criminalmente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...