Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a febre amarela, analise as afirmativas seguir:
1. A vacina contra a febre amarela é composta por vírus vivo inativado, motivo pelo qual é contra-indicada somente para pacientes com histórico de alergia à proteína do ovo.
2. O diagnóstico definitivo de febre amarela baseia-se em métodos sorológicos como ELISA IgM de captura, ou isolamento viral ou identificação de ácidos nucleicos em fase precoce.
3. Em pacientes com febre amarela, 40 a 65% possuem a forma grave, 20 a 30% forma moderada e 20% a forma leve.
Está correto o que se afirma em:
Apenas a 2 está correta.
Apenas 1 e 2 estão corretas.
Apenas 1 e 3 estão corretas.
Todas estão corretas.
A profilaxia para Leptospirose está indicada evitando-se o contato com água contaminada. No entanto, em situações pontuais, como em áreas com alto índice de transmissão ou grande perfil de exposição à água contaminada, pode-se indicar o seguinte esquema:
Norfloxacino - 400 mg VO a cada 12h por 3 a 5 dias.
Doxiciclina - 200 mg por dia VO, por 2 a 5 dias.
Doxiciclina - 200 mg por dia VO, por 2 a 5 dias.
Penicilina V - 500.000 U VO a cada 12h por 5 dias.
Ao consultar uma criança de 8 anos com síndrome febril, você conclui o diagnóstico de Dengue. Ao orientar a família sobre os parâmetros de gravidade específicos da dengue, você deve informar, EXCETO:
Dor abdominal intensa e contínua.
Edema de membros inferiores.
Vômitos persistentes.
Hepatomegalia dolorosa.
Homem de 35 anos, apresentando febre de 40ºC há 3 dias, acompanhado de artralgia, mialgia e cefaléia retroribitária, com dor abdominal e vômitos. Ao exame físico, nota-se extremidade frias, hipotensão postural e hepatomegalia dolorosa. Ao ver o hemograma, você constata hematócrito aumentado em 20% do valor normal. Qual a sua principal suspeita diagnóstica e o encaminhamento do caso:
Dengue clássica; hidratação oral, antitérmicos e observação domiciliar.
Dengue hemorrágica; hidratação endovenosa e observação hospitalar.
Síndrome do choque por dengue; hidratação endovenosa, seriar o hematócrito e observação hospitalar.
Dengue clássica; hidratação endovenosa, antitérmicos e observação hospitalar.
A Hanseníase é uma doença de notificação compulsória, devendo todo médico estar atento ao seu diagnóstico. Para a descoberta de novos casos, são necessários os seguintes passos:
1. Anamnese e exame físicos cuidadosos que resultem em uma suspeição diagnóstica.
2. Internação e isolamento do caso.
3. Exame dos contatos do caso por meio de investigação epidemiológica.
Estão corretas as afirmações:
Apenas a 3.
1 e 3 apenas.
2 e 3 apenas.
Todas estão corretas
Com relação a tuberculose, é INCORRETO o que se afirma em:
O complexo primário de Gohn pode evoluir para cura espontânea, doença circunscrita ou disseminada, sendo que a cura ocorre na grande maioria dos casos.
A vacina prévia não contra-indica o teste tuberculínico. Pode apenas falseá-lo se o teste for feito pouco tempo depois da vacina BCG.
A tuberculose na gestação é causa conhecida de prematuridade.
Atualmente, existe transmissão da tuberculose via fômites (colheres, copos, garfos).
Uma mulher com vida sexual ativa, sem parceiro fixo, apresenta-se com linfadenomegalia inguinal dolorosa, gânglio infartado à direita, com supuração e fistulização por orifícios múltiplos. Relata que a lesão começou como uma pápula que evoluiu para úlcera, antes de apresentar gânglio doloroso. A doença, o agente etiológico e o tratamento recomendado são, respectivamente:
Linfogranuloma venéreo; Chlamydia trachomatis e doxiciclina por 21 dias.
Linfogranuloma venéreo; Chlamydia trachomatis e drenagem imediata do bubão com bisturi.
Cancro mole; Haemophilus ducreyi e doxiciclina por 21 dias.
Donovanose; Calymatobacterium granulomatis e drenagem imediata do bubão com bisturi.
Uma paciente de 24 anos queixa de disúria de dor lombar esquerda há 3 dias, associado a febre não aferida. Nega comorbidades. Ao exame físico de entrada encontra-se em regular estado geral, hidratada, febril (40ºC), PA = 90 x 60 mmHg, FC = 110 bpm e FR = 25 bpm. O sinal de Giordano é positivo à esquerda. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa correta:
Devido ao quadro de sepse, a antibioticoterapía parenteral e hidratação venosa devem ser iniciados imediatamente com a paciente internada, enquanto os exames laboratoriais estão em andamento.
A paciente deve ser encaminhada para avaliação ginecológica, pois o quadro é muito sugestivo de Doença Inflamatória Pélvica.
Para evitar o aparecimento de cepas bacterianas resistentes, a antibioticoterapia somente deve ser iniciada após o resultado da urocultura, sendo direcionada para o germe específico.
Trata-se de caso de infeccção do trato urinário, muito comum em mulheres. Não é necessário nenhum exame complementar e o tratamento deve ser iniciado com Norfloxacino via ambulatorial durante 3 a 5 dias.
Qual dos seguintes antibióticos tem eficácia comprovada nos tratamentos de algumas pneumonias hospitalares associadas a ventilação mecânica:
Cefalotina.
Piperaciclina / Tazobactam
Clindamicina.
Cloxacilina.
Das associações a seguir, a que apresenta correlação correta entre característica epidemiológica e agente etiológico de Pneumonia Adquirida na Comunidade é:
Exposição a ar condicionado --- Pseudomonas aeruginosa.
Alcoolismo, higiene oral precária --- anaeróbios, bacilos Gram negativos.
Bronquiectasia --- Lesionella spp.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica --- Estafilococos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...