Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção em que são apresentados todos os aspectos associados a crises fatais ou quase fatais que indiquem grande risco para pacientes asmáticos.
Crise grave prévia, com necessidade de ventilação mecânica, problemas psicossociais e duas ou mais hospitalizações por asma nos últimos doze meses.
Uso mensal de um frasco de aerossol dosimetrado de broncodilatador, não adesão a tratamentos prévios e dificuldade de acesso à assistência médica.
Hipertensão arterial sistêmica, sedentarismo e asma lábil, com variações de função pulmonar.
Má percepção do grau de obstrução, uso frequente de corticosteroide inalatório e história familiar de morte súbita.
Depressão, duas visitas à emergência no último ano e internação prévia em unidade de terapia intensiva.
Com relação à anafilaxia, assinale a opção correta.
A epinefrina está contraindicada para tratamento da reação anafilática grave em indivíduos em uso de agentes ß-bloqueadores por via oral, devido ao risco de taquicardia paradoxal e, consequentemente, hipotensão profunda e broncoespasmo grave e irreversível.
Em mais da metade dos casos de anafilaxia ocorre comprometimento do sistema nervoso central.
Para o diagnóstico de anafilaxia, o momento adequado para a dosagem de triptase sérica é de dez minutos a trinta minutos após o início da reação anafilática.
Mediadores de mastócitos, como histamina, leucotrieno C4 e prostaglandina D2, podem ocasionar espasmos das artérias coronárias.
O principal mecanismo imunológico na anafilaxia induzida por alérgenos é mediado por IgG, com ativação de basófilos, via complexos de alérgenos-IgG.
O estudo HYVET foi projetado para dirimir as dúvidas quanto aos benefícios e os riscos do tratamento anti-hipertensivo em pacientes acima de 80 anos de idade. Esse estudo foi prospectivo, randomizado, duplo cego controlado com placebo, realizado em 195 centros de 13 países, envolvendo 1.933 pacientes no grupo ativo e 1.912 no grupo placebo. Ao final de dois anos, ocorreram 196 mortes de qualquer causa no grupo tratamento e 235 no grupo placebo. A taxa de morte de qualquer causa (a cada 1.000 pacientes tratados) foi igual a 47,2 no grupo tratamento e 59,6 no grupo placebo, o que resulta em uma razão de chances de 0,79 (intervalo de confiança de 95%: 0,65-0,95; p = 0,02). Desse modo, a frequência de insuficiência cardíaca foi reduzida em 64% (intervalo de confiança de 95%: 0,42-0,78; p < 0,001).
Com base nessas informações, assinale a opção correta.Os valores de p indicam que a magnitude do efeito terapêutico foi maior para a prevenção de novos casos de insuficiência cardíaca que para evitar mortes por todas as causas.
O intervalo de confiança da variável insuficiência cardíaca gera dúvidas quanto à eficácia do tratamento.
A probabilidade de a redução da mortalidade com a intervenção testada ter sido um efeito do acaso é igual a 2%.
A redução da mortalidade geral com o tratamento ativo foi igual a 79%.
É possível evitar uma morte de qualquer causa a cada vinte pacientes tratados.
Para o caso clínico apresentado, recomenda-se o tratamento mediante
manobra vagal.
benzodiazepínico e repouso.
amiodarona por via endovenosa.
adenosina por via endovenosa.
anticoagulação oral e cardioversão elétrica após três semanas.
O provável diagnóstico do paciente acima referido é
taquicardia atrial por reentrada antidrômica.
taquicardia paroxística supraventricular.
fibrilação atrial.
taquicardia sinusal inapropriada.
extra-sístoles supraventriculares isoladas.
Medicina - Médico Legista/Necrotomista - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
As moscas das espécies Hemilucilia semidiaphana e Hemilucilia segmentaria são necrófagas e de comportamento e morfologia muito similares, porém diferem em suas taxas de crescimento e maturação. Ambas as espécies podem se apresentar em simpatria, em ambientes florestais naturais, e desse modo ambas podem colonizar um mesmo corpo em decomposição.
Considerando a entomologia forense, pode-se afirmar corretamente que essas espécies serão úteis parase caracterizar o local onde o corpo foi encontrado, mas não o intervalo pós-morte, pois a semelhança morfológica e comportamental entre as espécies implica apresentarem, ao mesmo tempo, a mesma sequência de estágios imaturos até que cheguem à fase adulta, o que não permite estimar o intervalo de tempo transcorrido entre a morte e o encontro do corpo.
a investigação, quando se puder identificar a qual ou quais espécies pertencem as formas imaturas presentes no corpo em decomposição, condição na qual se poderá estimar o intervalo pós-morte.
a investigação, quando ambas as espécies forem encontradas no mesmo corpo em decomposição, pois, ainda que não se identifiquem as espécies, a presença de diferentes estágios imaturos desse gênero permitirá estimar o intervalo pós-morte.
se caracterizar o local onde o corpo foi encontrado, mas não o intervalo pós-morte, pois as diferenças nas taxas de crescimento entre as espécies não permitem que se façam estimativas sobre o intervalo de tempo transcorrido entre a morte e o encontro do corpo.
a investigação, se no corpo em decomposição estiver se desenvolvendo somente uma das espécies do gênero, situação na qual as formas imaturas se apresentarão no mesmo estágio de desenvolvimento, permitindo estimar o intervalo pós-morte.
São causas de hipoglicemia por diminuição da reserva endógena de glicose
recém-nascido grande para a idade gestacional (GIG), pós-exsanguinotransfusão.
síndrome de Beckwith-Wiedemann, hiperplasia de células beta.
filho de mãe diabética, uso materno de clorpropamida.
eritroblastose fetal, uso materno de tocolíticos.
prematuridade, baixo peso ao nascimento.
A respeito da ocorrência de infecção neonatal, assinale a opção correta.
Além das estratégias para redução da transmissão cruzada de microrganismos, o uso precoce de antibióticos é de fundamental importância para o controle das bactérias multirresistentes.
Infecção precoce é a que ocorre até o sétimo dia de vida.
Os principais agentes etiológicos das infecções precoces são bactérias gram-negativas, S. Aureus, Estafilococo coagulase-negativa e fungos.
A sepse tardia é a infecção mais comum e problemática nos recém-nascidos de alto risco.
O uso de luvas substitui a lavagem de mãos na prevenção de infecção.
Constitui contraindicação ao uso de analgesia no recém-nascido
procedimento cirúrgico de qualquer porte.
depressão respiratória.
paciente intubado em ventilação mecânica.
enterocolite necrosante.
procedimento doloroso como drenagem torácica, intubação traqueal, inserção de cateteres.
São doenças associadas à hipertensão pulmonar persistente neonatal (HPPN)
hemorragia cerebral, drogas.
diabetes materna, policitemia.
hipoplasia pulmonar, cardiopatias congênitas.
enfisema intersticial pulmonar, pneumotórax.
anel vascular, broncomalácia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...