Lista completa de Questões de Medicina do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para um paciente com DPOC e hematócrito de 58% existe indicação de terapia contínua com oxigênio com valores de PaO2 e saturação de O2, respectivamente, (em mmHg e porcentagem):
< 60 e < 90.
< 59 e < 89.
< 55 e < 88.
< 55 e < 90.
< 60 e < 88.
A presença de pulso paradoxal numa crise asmática é indicador de gravidade. Para detectá-lo é necessário que durante uma inspiração sustentada ocorra
aumento maior que 10 mmHg na pressão arterial sistólica.
aumento maior que 10 mmHg na pressão arterial sistólica e diastólica.
queda maior que 20 mmHg na pressão arterial sistólica e maior que 10 mmHg na diastólica.
queda maior que 10 mmHg na pressão arterial sistólica e diastólica.
queda de, pelo menos, 12 mmHg na pressão arterial sistólica.
ampicilina 500 mg de 6/6h + claritromicina de ação prolongada 1 g, uma vez ao dia.
amoxicilina 1 g de 8/8h + doxiciclina 100 mg de 12/12h.
amoxicilina-clavulanato 2 g de 12/12h + azitromicina 500 mg, uma vez ao dia.
levofloxacina 750 mg, uma vez ao dia.
moxifloxacina 400 mg, uma vez ao dia.
Um homem de 25 anos com diarreia, flatulência e meteorismo há 9 meses apresenta anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase tissular positivos. Ele provavelmente se beneficiará de
corticoesteroide sistêmico.
infliximab.
dieta sem glúten.
metronidazol oral por tempo prolongado.
enemas de corticoesteroide.
Um paciente com teste positivo para toxinas de Clostridium difficile NÃO deve ser tratado com antibióticos se
for assintomático.
a infecção for considerada leve.
houver suspeita de gravidez.
tiver mais de 75 anos.
não estiver hospitalizado.
Uma paciente de quarenta anos de idade apresenta queixa de diplopia, ptose palpebral mais intensa à esquerda e fadiga muscular, ao realizar esforços maiores como subir escadas. Após investigação com eletromiografia e dosagem de anticorpos anti acetilcolina, a paciente recebeu diagnóstico de miastenia gravis.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Deve-se evitar o uso de aminoglicosídeos para essa paciente.
Uma paciente de quarenta anos de idade apresenta queixa de diplopia, ptose palpebral mais intensa à esquerda e fadiga muscular, ao realizar esforços maiores como subir escadas. Após investigação com eletromiografia e dosagem de anticorpos anti acetilcolina, a paciente recebeu diagnóstico de miastenia gravis.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A melhor opção no caso em tela é iniciar corticoide ambulatorialmente e programar revisão clínica para quinze dias após o primeiro atendimento, em razão do risco de fraqueza muscular associada a essa medicação.
Considere um paciente de sessenta e cinco anos de idade, do sexo masculino, tabagista, que, em média, fez uso de 40 anosmaço. O paciente, já aposentado, trabalhou em uma mina de amianto. Esse paciente recebeu o diagnóstico de DPOC e foi observada a presença de placas pleurais, sendo submetido a exame para a investigação de massa em lobo superior direito. Após biópsia transtorácica, foi diagnosticado carcinoma espinocelular.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Em pacientes com DPOC, a prova de função pulmonar tem tipicamente um padrão obstrutivo que reverte completamente após uso de medicação broncodilatadora.Considere um paciente de sessenta e cinco anos de idade, do sexo masculino, tabagista, que, em média, fez uso de 40 anosmaço. O paciente, já aposentado, trabalhou em uma mina de amianto. Esse paciente recebeu o diagnóstico de DPOC e foi observada a presença de placas pleurais, sendo submetido a exame para a investigação de massa em lobo superior direito. Após biópsia transtorácica, foi diagnosticado carcinoma espinocelular.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O risco desse paciente desenvolver uma neoplasia maligna de pulmão aumenta em mais de cinquenta vezes, pela associação do tabagismo com a exposição ocupacional citada.
Uma senhora de oitenta e seis anos de idade, com diagnóstico prévio de demência vascular, foi internada para tratamento de pneumonia. Durante a internação, apesar da melhora do quadro infeccioso com o esquema de antibiótico introduzido, a senhora desenvolveu quadro de delirium e de incontinência urinária.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O delirium é um fator de risco para incontinência urinária em idosos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...