Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O número de transplante renal vem aumentando nos últimos anos no Distrito Federal, de acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Entretanto, esses números ainda são baixos se comparados à quantidade de pacientes que constam das listas de espera para um transplante de órgão. Um exemplo de medida efetiva que poderia ser adotada para aumentar o número de transplantes é melhorar o processo de identificação de potencial doador cadáver. De acordo com a legislação brasileira e resoluções do Conselho Federal de Medicina, julgue os itens a seguir, relativos a esse assunto. Para o diagnóstico de morte encefálica em pacientes maiores de dois anos de idade, é necessária a realização de exame físico por dois médicos com intervalo de seis horas entre cada exame.
Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade compareceu a um hospital queixando-se de edema na face e nos membros inferiores, havia seis meses, com piora progressiva, e associado a urina espumosa com volume urinário preservado. Negou a presença de sangue na urina (hematúria), ser portador de hipertensão e diabetes e negou o uso de medicações nesse período. A avaliação laboratorial apresentou os seguintes resultados: proteinúria vinte e quatro horas = 3.000 mg; ureia = 30 mg/dL; creatinina = 0,7 mg/dL; hemoglobina = 10 g%; EAS = proteínas presentes e cilindros gravos; complemento C3 = 100 mg/dL; complemento C4 = 20 mg/dL; e FAN, anti-DNA = não reagentes. Os resultados da biópsia renal a que o paciente foi submetido foram os seguintes: Na microscopia óptica constatou-se membrana basal espessa com presença de espícula na impregnação pela prata e na imunofluorescência constatou-se depósitos granulares de IgG (2+/3+), distribuídos difusamente sobre as alças de capilares glomerulares.
Com referência ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsequentes.
Caso o referido paciente apresente dor em flanco, piora súbita da função renal e hematúria, ele deverá ser submetido a pulsoterapia de urgência, por se tratar da evolução para uma glomerulopatia rapidamente progressiva.Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade compareceu a um hospital queixando-se de edema na face e nos membros inferiores, havia seis meses, com piora progressiva, e associado a urina espumosa com volume urinário preservado. Negou a presença de sangue na urina (hematúria), ser portador de hipertensão e diabetes e negou o uso de medicações nesse período. A avaliação laboratorial apresentou os seguintes resultados: proteinúria vinte e quatro horas = 3.000 mg; ureia = 30 mg/dL; creatinina = 0,7 mg/dL; hemoglobina = 10 g%; EAS = proteínas presentes e cilindros gravos; complemento C3 = 100 mg/dL; complemento C4 = 20 mg/dL; e FAN, anti-DNA = não reagentes. Os resultados da biópsia renal a que o paciente foi submetido foram os seguintes: Na microscopia óptica constatou-se membrana basal espessa com presença de espícula na impregnação pela prata e na imunofluorescência constatou-se depósitos granulares de IgG (2+/3+), distribuídos difusamente sobre as alças de capilares glomerulares.
Com referência ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsequentes.
Hepatite B e neoplasias são algumas das possíveis causas da doença desse paciente.Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade compareceu a um hospital queixando-se de edema na face e nos membros inferiores, havia seis meses, com piora progressiva, e associado a urina espumosa com volume urinário preservado. Negou a presença de sangue na urina (hematúria), ser portador de hipertensão e diabetes e negou o uso de medicações nesse período. A avaliação laboratorial apresentou os seguintes resultados: proteinúria vinte e quatro horas = 3.000 mg; ureia = 30 mg/dL; creatinina = 0,7 mg/dL; hemoglobina = 10 g%; EAS = proteínas presentes e cilindros gravos; complemento C3 = 100 mg/dL; complemento C4 = 20 mg/dL; e FAN, anti-DNA = não reagentes. Os resultados da biópsia renal a que o paciente foi submetido foram os seguintes: Na microscopia óptica constatou-se membrana basal espessa com presença de espícula na impregnação pela prata e na imunofluorescência constatou-se depósitos granulares de IgG (2+/3+), distribuídos difusamente sobre as alças de capilares glomerulares.
Com referência ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsequentes.
O quadro clínico em questão é um caso típico de glomerulopatia membranoproliferativa.Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade compareceu a um hospital queixando-se de edema na face e nos membros inferiores, havia seis meses, com piora progressiva, e associado a urina espumosa com volume urinário preservado. Negou a presença de sangue na urina (hematúria), ser portador de hipertensão e diabetes e negou o uso de medicações nesse período. A avaliação laboratorial apresentou os seguintes resultados: proteinúria vinte e quatro horas = 3.000 mg; ureia = 30 mg/dL; creatinina = 0,7 mg/dL; hemoglobina = 10 g%; EAS = proteínas presentes e cilindros gravos; complemento C3 = 100 mg/dL; complemento C4 = 20 mg/dL; e FAN, anti-DNA = não reagentes. Os resultados da biópsia renal a que o paciente foi submetido foram os seguintes: Na microscopia óptica constatou-se membrana basal espessa com presença de espícula na impregnação pela prata e na imunofluorescência constatou-se depósitos granulares de IgG (2+/3+), distribuídos difusamente sobre as alças de capilares glomerulares.
Com referência ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsequentes.
O paciente em questão deve ser tratado inicialmente com prednisona e ciclofosfamida.Acerca da injúria renal aguda (IRA), julgue os itens subsecutivos. Para decidir o sítio de punção do acesso venoso para hemodiálise, recomenda-se avaliar, nesta ordem: a veia jugular direita, a jugular esquerda, a femoral e a subclávia.
Acerca da injúria renal aguda (IRA), julgue os itens subsecutivos. O aumento de 0,3 mg/dL em quarenta e oito horas, nos níveis basais de creatinina, é um dos critérios de definição de IRA.
Acerca da injúria renal aguda (IRA), julgue os itens subsecutivos. Hipertensão, diabetes, anemia, idade maior que setenta e cinco anos e insuficiência cardíaca são fatores de risco para IRA induzida por contraste iodado.
Acerca da injúria renal aguda (IRA), julgue os itens subsecutivos. Em pacientes não hipercatabólicos com IRA, deve-se manter uma dieta com proteínas em torno de 0,8 g/kg/d a 1,0 g/kg/d.
De acordo com a diretriz da Sociedade Brasileira de Nefrologia, julgue os próximos itens, relativos aos fármacos utilizados para o tratamento de pacientes com distúrbio mineral ósseo associado à DRC. Pacientes com valores de PTH acima de 300 pg/dL e níveis de cálcio e fósforo normais podem ser tratados com paricalcitol ou cinacalcete.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...