Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma das complicações clínicas associadas à doença renal crônica (DRC) é a anemia, a qual apresenta origem multifatorial. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Na DRC, história prévia de acidente vascular cerebral e neoplasia são indicações para tratamento intensivo da anemia.
Uma das complicações clínicas associadas à doença renal crônica (DRC) é a anemia, a qual apresenta origem multifatorial. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Para os pacientes com DRC em tratamento, recomenda-se administrar eritropoetina humana recombinante, para se alcançar um nível de hemoglobina em torno de 14 g/dL.
Uma das complicações clínicas associadas à doença renal crônica (DRC) é a anemia, a qual apresenta origem multifatorial. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Hemograma, saturação de transferrina e ferritina sérica deverão ser solicitados para todos os pacientes com DRC, independentemente do estágio dessa doença.
No que diz respeito à hipertensão arterial resistente, julgue os itens a seguir. Em recente estudo randomizado e multicêntrico (SYMPLICITY HTM-3) foi confirmado o papel relevante da denervação da artéria renal no controle da hipertensão arterial de difícil controle.
No que diz respeito à hipertensão arterial resistente, julgue os itens a seguir. A hipertensão arterial resistente é definida quando a pressão arterial permanece acima das metas recomendadas, apesar do uso de três fármacos anti-hipertensivos com ação sinérgica em doses máximas, sendo um deles um beta-bloqueador.
No que diz respeito à hipertensão arterial resistente, julgue os itens a seguir. A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) é o método que permite o registro indireto e intermitente da PA durante vinte e quatro horas enquanto o paciente realiza suas atividades habituais na vigília e durante o sono. Entre os parâmetros obtidos pela MAPA, como carga pressórica e descenso noturno da PA, as médias da PA são os mais consistentes para serem analisados, por apresentarem correlação com diagnóstico, lesão em órgão-alvo e prognóstico cardiovascular, tendo sido o único parâmetro relacionado à mortalidade.
No que diz respeito à hipertensão arterial resistente, julgue os itens a seguir. A espironolactona não tem efeito anti-hipertensivo, exceto em casos confirmados de hiperaldosteronismo.
Em relação às doenças infectoparasitárias que estão relacionadas ao surgimento de doenças renais, julgue os próximos itens. A glomerulonefrite aguda pós-infecciosa se caracteriza na biópsia renal pela presença de proliferação endocapilar exsudativa com predomínio de células polimorfonucleares na microscopia de luz, pelos humps na microscopia eletrônica e pela reação com os soros anti-IgG e anti-C3 no exame de imunofluorescência.
Em relação às doenças infectoparasitárias que estão relacionadas ao surgimento de doenças renais, julgue os próximos itens. A glomerulonefrite membranosa relacionada à infecção pelo vírus da hepatite B se caracteriza pelo mau prognóstico e pela persistência da proteinúria.
Em relação às doenças infectoparasitárias que estão relacionadas ao surgimento de doenças renais, julgue os próximos itens. A forma membranoproliferativa da glomerulonefrite relacionada à infecção pelo Schistosoma mansoni apresenta boa reposta ao tratamento com prazinquantel e oxamniquine.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...