Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de vinte e seis anos de idade, atualmente preso em uma unidade experimental de saúde, tem histórico de cometimento de crime de estupro seguido de morte quando ele tinha dezesseis anos de idade, tendo sido, à época, condenado à pena máxima prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de três anos de reclusão. Ao fim da pena, cumprida em conformidade com o previsto, a justiça decidiu, após uma avaliação psiquiátrica, interditar o homem por considerá-lo sem condições de viver em sociedade, visto que, no laudo médico, ele havia sido apresentado como violento, com personalidade voltada para o crime. Dessa forma, concluiu-se que ele deveria ser internado em local adequado que o segregasse da sociedade e não colocasse outros ou a si mesmo em risco.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
Ao conduzir o exame pericial psiquiátrico do autor logo após o crime, o médico perito deve ter sido impedido de definir o diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial ou psicopatia, uma vez que, no caso de qualquer transtorno de personalidade, existe impedimento formal para a emissão desse tipo de diagnóstico para menores de dezoito anos de idade.Um homem de vinte e seis anos de idade, atualmente preso em uma unidade experimental de saúde, tem histórico de cometimento de crime de estupro seguido de morte quando ele tinha dezesseis anos de idade, tendo sido, à época, condenado à pena máxima prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de três anos de reclusão. Ao fim da pena, cumprida em conformidade com o previsto, a justiça decidiu, após uma avaliação psiquiátrica, interditar o homem por considerá-lo sem condições de viver em sociedade, visto que, no laudo médico, ele havia sido apresentado como violento, com personalidade voltada para o crime. Dessa forma, concluiu-se que ele deveria ser internado em local adequado que o segregasse da sociedade e não colocasse outros ou a si mesmo em risco.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
Considerando a idade atual e o diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial, o paciente deve ser mantido sob a tutela do Estado em instituição prisional psiquiátrica haja vista que se trata de uma desordem que o impele a prejuízo na capacidade de julgamento e, portanto, torna-o perigoso, apesar de inimputável.Um homem de vinte e seis anos de idade, atualmente preso em uma unidade experimental de saúde, tem histórico de cometimento de crime de estupro seguido de morte quando ele tinha dezesseis anos de idade, tendo sido, à época, condenado à pena máxima prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de três anos de reclusão. Ao fim da pena, cumprida em conformidade com o previsto, a justiça decidiu, após uma avaliação psiquiátrica, interditar o homem por considerá-lo sem condições de viver em sociedade, visto que, no laudo médico, ele havia sido apresentado como violento, com personalidade voltada para o crime. Dessa forma, concluiu-se que ele deveria ser internado em local adequado que o segregasse da sociedade e não colocasse outros ou a si mesmo em risco.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
Os crimes cometidos por menores alimentam o debate acerca da redução da maioridade penal. Considerando exclusivamente a perspectiva biológica, aos dezesseis anos, idade em que o indivíduo acima referido cometeu o crime, o ser humano ainda não alcançou a corticalização plena dada pela mielinização das fibras neuronais, cuja direção e orientação são retroanterior e centrífuga, restando segmentos do lobo frontal como constituintes tardios da maturação cortical e da região responsável pela função psíquica do juízo.A partir do fragmento de texto acima, julgue os próximos itens, no que diz respeito à gestão em saúde mental.
Considerando a situação apresentada no texto referente aos sistemas de saúde, para a melhoria da atenção em saúde mental, indica-se a implantação de uma política de matriciamento, que é uma ferramenta integradora e de eficácia reconhecida.A partir do fragmento de texto acima, julgue os próximos itens, no que diz respeito à gestão em saúde mental.
O processo de matriciamento pode ser implementado por meio de diferentes tipos de intervenção na prática assistencial, entre os quais predominam a interconsulta, a consulta conjunta, a visita domiciliar conjunta, o contato a distância com o uso de tecnologias de comunicação e os estágios supervisionados dos profissionais da atenção básica com especialistas de sua equipe de referência nos ambulatórios especializados.A partir do fragmento de texto acima, julgue os próximos itens, no que diz respeito à gestão em saúde mental.
Por matriciamento entende-se um modelo de promoção de saúde em que duas ou mais equipes, em um processo de construção compartilhada, organizam-se sob a égide de gestão do trabalho em saúde, objetivando ampliar as possibilidades de realizarem clínica ampliada e integração dialógica entre distintas especialidades e profissões.No fragmento de texto acima, Franz Kafka descreve, em uma publicação autobiográfica, sua infância e sua relação com o pai. Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 53 a 59.
Em situações como a narrada no texto, em que há uma exposição a estresse continuado durante a infância como estilos parentais disfuncionais ou situações de violência crônicas, determinam-se mudanças na expressão gênica, o que torna os indivíduos envolvidos mais vulneráveis a transtornos mentais na idade adulta, fenômeno conhecido como epigenética.No fragmento de texto acima, Franz Kafka descreve, em uma publicação autobiográfica, sua infância e sua relação com o pai. Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 53 a 59.
Diante de situações clínicas, como a exemplificada no texto, em que o médico constata um ambiente opressor no contexto da relação parental, cabe ao profissional intervir de forma compulsória e notificar a violência moral e a negligência afetiva, compartilhando o cuidado com as instâncias de foro judicial e os colegiados do conselho tutelar da região.No fragmento de texto acima, Franz Kafka descreve, em uma publicação autobiográfica, sua infância e sua relação com o pai. Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 53 a 59.
A resiliência, função psíquica importante como fator de proteção para transtornos mentais, é definida como a capacidade do indivíduo de reagir a situações adversas expondo seu desconforto e(ou) sua discordância de forma que não seja agressiva ou ofensiva ao interlocutor.No fragmento de texto acima, Franz Kafka descreve, em uma publicação autobiográfica, sua infância e sua relação com o pai. Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 53 a 59.
Com base no relato autobiográfico apresentado, percebe-se que, no narrador, está intacta a função do hipocampo, região cerebral responsável por armazenar memórias de longo prazo de forma nítida e com riqueza de detalhes.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...