Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No fragmento de texto acima, Franz Kafka descreve, em uma publicação autobiográfica, sua infância e sua relação com o pai. Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 53 a 59.
Nos casos de mutismo eletivo, e não havendo resposta satisfatória à intervenção psicoterápica, a medicação de escolha é o inibidor seletivo de recaptação de seratonina fluoxetina, cuja ação farmacocinética implica em efeito adicional como desinibidor da liberação de noradrenalina e dopamina através do seu antagonismo dos receptores 5HT2C.No fragmento de texto acima, Franz Kafka descreve, em uma publicação autobiográfica, sua infância e sua relação com o pai. Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 53 a 59.
Considerando que, devido às dificuldades de relacionamento, ao medo e à hostilidade associados à figura paterna, a ausência de linguagem verbal do filho tenha sido total e irrestrita, é correto o diagnóstico de que o filho seja portador de mutismo eletivo.No fragmento de texto acima, Franz Kafka descreve, em uma publicação autobiográfica, sua infância e sua relação com o pai. Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 53 a 59.
O padrão de comportamento do pai com o filho descrito pelo narrador caracteriza um estilo parental autoritário, segundo os modelos parentais descritos por Baumrind (1966), em que está prevista a consolidação de padrões de comportamento filial marcados por insegurança e baixa autoestima.No que se refere aos aspectos relacionados às substâncias de abuso e dependência, julgue os itens a seguir. Os receptores canabinoides mais conhecidos são o CB1 (subtipo 1) e CB2 (subtipo 2), sendo o primeiro responsável pela mediação dos efeitos periféricos e o segundo pelos principais efeitos psicoativos dos canabinoides.
No que se refere aos aspectos relacionados às substâncias de abuso e dependência, julgue os itens a seguir. A combinação do uso de cocaína e álcool promove aumento dos níveis plasmáticos da cocaína e induz a síntese de um metabólito ativo (cocaetileno) com meia-vida plasmática de três a cinco vezes maior, o que possibilita a intensificação dos efeitos psicoativos, com maior duração da euforia, e dos efeitos cardiotóxicos, que se relacionam a um maior risco de overdose.
No que se refere aos aspectos relacionados às substâncias de abuso e dependência, julgue os itens a seguir. No manejo da intoxicação alcoólica aguda, a conduta inicial recomendada é a administração de soro fisiológico e glicose hipertônica endovenosos, além do uso de benzodiazepínicos em caso de agitação psicomotora.
No que se refere aos aspectos relacionados às substâncias de abuso e dependência, julgue os itens a seguir. A síndrome de Wernicke-Korsakoff está entre as complicações neurológicas ocasionadas pelo uso crônico de álcool. Para tratamento dessa síndrome, a utilização de tiamina com dose até 300 mg/dia, por no máximo doze meses, é capaz de reverter completamente o quadro clínico do paciente.
No que se refere aos aspectos relacionados às substâncias de abuso e dependência, julgue os itens a seguir. O delta-9-tetra-hidrocanabinol (delta-9-THC), em concentrações elevadas, está relacionado a reações agudas de pânico e a quadros psicóticos transitórios, com sintomas positivos e negativos semelhantes aos que ocorrem na esquizofrenia.
Julgue os itens seguintes, relativos aos transtornos psiquiátricos resistentes a tratamento. A clozapina deve ser indicada em todos os casos de esquizofrenia refratária em que não haja nenhuma contraindicação específica ao fármaco, no entanto exigem-se cuidados no seu manejo quanto a possíveis efeitos colaterais graves, como redução de leucócitos totais, que se relaciona à agranulocitose, e aumento de eosinófilos associados à febre, que pode ser relacionado à cardiotoxicidade.
Julgue os itens seguintes, relativos aos transtornos psiquiátricos resistentes a tratamento. Parte dos pacientes com esquizofrenia refratária terá melhora clínica com o uso de clozapina, considerando-se super-refratários os pacientes que não obtêm melhoras no quadro clínico ao utilizar esse fármaco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...