Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Jovem com vinte anos de idade, do sexo masculino, vítima de capotamento ocorrido há cerca de quatro horas, foi socorrido pelo corpo de bombeiros conforme as normas do suporte básico de vida. No momento do acidente, o jovem não usava cinto de segurança e não havia indício de uso de álcool ou drogas. O rapaz ingressou no pronto atendimento com acessos calibrosos nos membros superiores, sob infusão de cristaloides e imobilizado com colar cervical sob prancha rígida. No exame físico, constataram-se escoriações em membros superiores e inferiores, sem sinais evidentes de fraturas, além de lesão cortocontusa na região frontal, com hematoma periorbitário bilateral, sem outras lesões na face. Na avaliação neurológica, o jovem emitia sons incompreensíveis e, em resposta a estímulos dolorosos, abria os olhos e levantava os braços em movimentos descoordenados. O paciente estava com PA = 130 mmHg × 80 mmHg, FC = 98 bpm, FR = 28 irpm, corado, hidratado, sem sinais de hemorragias. O exame ectoscópico do paciente não mostrou qualquer anormalidade no tórax e no abdome.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens subsecutivos.
Caso esse paciente apresente hiponatremia, com consequente queda da osmolaridade sérica, associada a hipernatriúria com hiperosmolaridade urinária, além de redução da água corporal total, o diagnóstico provável será de síndrome perdedora de sal, e o tratamento indicado incluirá reposição volêmica guiada por metas e uso de mineralocorticoides como a fludrocortisona.A partir desse caso clínico, julgue os itens de 103 a 106.
O mecanismo fisiopatológico em questão envolve a redução da expressão de aquaporinas do tipo 2 na medula renal.A partir desse caso clínico, julgue os itens de 103 a 106.
O tratamento desse caso consiste no uso de diuréticos tiazídicos como hidroclorotiazida, podendo-se associá-los com amilorida.A partir desse caso clínico, julgue os itens de 103 a 106.
Trata-se de um caso de diabetes insípida de origem central, provavelmente causada pelo uso de carbonato de lítio. A confirmação desse diagnóstico deve ser feita por teste de restrição hídrica e administração de vasopressina, acompanhado de aumento significativo da osmolaridade urinária.A partir desse caso clínico, julgue os itens de 103 a 106.
O nível sérico do hormônio antidiurético desse paciente deve estar normal ou aumentado.A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Insuficiência respiratória e insuficiência cardíaca, associadas a coma e crises convulsivas, podem fazer parte do quadro da paciente em tela devido à hipofosfatemia grave.A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A insulinopenia tem influência na fisiopatologia da desidratação, uma vez que reduz a reabsorção de sal e água nos túbulos distal e proximal dos néfrons, além de contribuir na fisiopatologia da hipofosfatemia devido à redução de fosfato no segmento S1 do túbulo proximal.A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O distúrbio acidobásico no caso em tela consiste em uma acidose metabólica com ânion GAP normal.Com base no caso clínico acima, e nos temas relacionados a ele, julgue os itens seguintes.
A perda urinária de antitrombina III pode fazer parte dos eventos desencadeantes do quadro em apreço.Com base no caso clínico acima, e nos temas relacionados a ele, julgue os itens seguintes.
Com base no escore de Wells, a probabilidade de embolia pulmonar para o paciente em questão é de 20,5%.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...