Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao levar o filho para uma consulta pediátrica, a mãe do recém-nascido de parto cesariano relatou ter recebido o diagnóstico de toxoplasmose quando estava no sexto mês de gestação. Ao avaliar o recém-nascido, o médico observou que o bebê era considerado pequeno para a sua idade e solicitou que fosse realizada uma tomografia de crânio e uma avaliação oftalmológica do bebê.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Em decorrência da pouca sintomatologia apresentada pelo recém-nascido, não há indicação de tratamento para essa doença.Lactente de cinco meses de idade, do sexo masculino, foi levado ao pronto-socorro com febre alta, iniciada há dois dias. A mãe do paciente relatou que a urina do bebê estava com odor muito forte e que, até o momento do atendimento médico, a criança havia apresentado vários episódios de vômitos. Durante o exame físico, a criança apresentou-se irritada ao manuseio, chorando muito, nauseada, fácies toxemiada e temperatura de 38,7 ºC. O médico solicitou um exame simples de urina (EAS) e uma urocultura, colhidos por cateterização uretral, cujos resultados mostraram presença de piúria, de cilindros piocitários e pH alcalino. Após diagnosticar a criança com infecção urinária, o médico solicitou a internação do paciente.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
A confirmação da infecção urinária no paciente em questão deverá ocorrer caso a urocultura apresente o valor de 1.000 UFC/mL a 50.000 UFC/mL de um único patógeno urinário.Lactente de cinco meses de idade, do sexo masculino, foi levado ao pronto-socorro com febre alta, iniciada há dois dias. A mãe do paciente relatou que a urina do bebê estava com odor muito forte e que, até o momento do atendimento médico, a criança havia apresentado vários episódios de vômitos. Durante o exame físico, a criança apresentou-se irritada ao manuseio, chorando muito, nauseada, fácies toxemiada e temperatura de 38,7 ºC. O médico solicitou um exame simples de urina (EAS) e uma urocultura, colhidos por cateterização uretral, cujos resultados mostraram presença de piúria, de cilindros piocitários e pH alcalino. Após diagnosticar a criança com infecção urinária, o médico solicitou a internação do paciente.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Para o tratamento desse paciente, deve-se indicar o uso do antibiótico nitrofurantoina até que se tenha o resultado da urocultura.Lactente de cinco meses de idade, do sexo masculino, foi levado ao pronto-socorro com febre alta, iniciada há dois dias. A mãe do paciente relatou que a urina do bebê estava com odor muito forte e que, até o momento do atendimento médico, a criança havia apresentado vários episódios de vômitos. Durante o exame físico, a criança apresentou-se irritada ao manuseio, chorando muito, nauseada, fácies toxemiada e temperatura de 38,7 ºC. O médico solicitou um exame simples de urina (EAS) e uma urocultura, colhidos por cateterização uretral, cujos resultados mostraram presença de piúria, de cilindros piocitários e pH alcalino. Após diagnosticar a criança com infecção urinária, o médico solicitou a internação do paciente.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
A presença da piúria no EAS é um achado bastante específico em casos de infecção do trato urinário.Lactente de cinco meses de idade, do sexo masculino, foi levado ao pronto-socorro com febre alta, iniciada há dois dias. A mãe do paciente relatou que a urina do bebê estava com odor muito forte e que, até o momento do atendimento médico, a criança havia apresentado vários episódios de vômitos. Durante o exame físico, a criança apresentou-se irritada ao manuseio, chorando muito, nauseada, fácies toxemiada e temperatura de 38,7 ºC. O médico solicitou um exame simples de urina (EAS) e uma urocultura, colhidos por cateterização uretral, cujos resultados mostraram presença de piúria, de cilindros piocitários e pH alcalino. Após diagnosticar a criança com infecção urinária, o médico solicitou a internação do paciente.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
O pH alcalino observado no resultado pode indicar uma infecção urinária causada por bactérias do gênero Proteus.Lactente de cinco meses de idade, do sexo masculino, foi levado ao pronto-socorro com febre alta, iniciada há dois dias. A mãe do paciente relatou que a urina do bebê estava com odor muito forte e que, até o momento do atendimento médico, a criança havia apresentado vários episódios de vômitos. Durante o exame físico, a criança apresentou-se irritada ao manuseio, chorando muito, nauseada, fácies toxemiada e temperatura de 38,7 ºC. O médico solicitou um exame simples de urina (EAS) e uma urocultura, colhidos por cateterização uretral, cujos resultados mostraram presença de piúria, de cilindros piocitários e pH alcalino. Após diagnosticar a criança com infecção urinária, o médico solicitou a internação do paciente.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
A presença dos cilindros piocitários nesse paciente reforça o diagnóstico de pielonefrite.Um menino de cinco anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde apresentando olhos e abdômen edemaciados. A mãe relatou que a criança teve uma gripe leve e, poucos dias depois, ela notou que seu filho estava com olhos inchados, e, em seguida, esse inchaço só foi piorando e espalhando-se pelo corpo. Ao exame físico, constatou-se anasarca e níveis pressóricos normais. O pediatra encaminhou a criança para o hospital mais próximo juntamente com a solicitação dos exames de dosagem sérica de albumina, de colesterol, de complemento C3, e um exame simples de urina (EAS).
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A doença que esse paciente apresenta ocorre com mais frequência em pacientes do sexo feminino do que em pacientes do sexo masculino.Um menino de cinco anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde apresentando olhos e abdômen edemaciados. A mãe relatou que a criança teve uma gripe leve e, poucos dias depois, ela notou que seu filho estava com olhos inchados, e, em seguida, esse inchaço só foi piorando e espalhando-se pelo corpo. Ao exame físico, constatou-se anasarca e níveis pressóricos normais. O pediatra encaminhou a criança para o hospital mais próximo juntamente com a solicitação dos exames de dosagem sérica de albumina, de colesterol, de complemento C3, e um exame simples de urina (EAS).
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O EAS no paciente desse caso clínico caracteristicamente evidenciará proteinúria 3+ ou 4+.Um menino de cinco anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde apresentando olhos e abdômen edemaciados. A mãe relatou que a criança teve uma gripe leve e, poucos dias depois, ela notou que seu filho estava com olhos inchados, e, em seguida, esse inchaço só foi piorando e espalhando-se pelo corpo. Ao exame físico, constatou-se anasarca e níveis pressóricos normais. O pediatra encaminhou a criança para o hospital mais próximo juntamente com a solicitação dos exames de dosagem sérica de albumina, de colesterol, de complemento C3, e um exame simples de urina (EAS).
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O resultado de níveis pressóricos normais está em desacordo com o esperado para o tipo de doença do paciente em questão.Um menino de cinco anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde apresentando olhos e abdômen edemaciados. A mãe relatou que a criança teve uma gripe leve e, poucos dias depois, ela notou que seu filho estava com olhos inchados, e, em seguida, esse inchaço só foi piorando e espalhando-se pelo corpo. Ao exame físico, constatou-se anasarca e níveis pressóricos normais. O pediatra encaminhou a criança para o hospital mais próximo juntamente com a solicitação dos exames de dosagem sérica de albumina, de colesterol, de complemento C3, e um exame simples de urina (EAS).
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O resultado do exame de colesterol desse paciente deverá apresentar níveis de colesterol abaixo do valor de referência.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...