Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao traumatismo de traqueia e brônquios, julgue os itens subsecutivos. Se, em vítima de trauma torácico, com quadro estável, mas com pneumotórax esquerdo drenado e com enfisema subcutâneo, for identificada, por meio de broncofibroscopia, uma lesão na face esquerda da traqueia mediastinal, a melhor via de acesso para corrigir essa lesão será uma toracotomia direita alta, no nível do terceiro ou quarto espaço intercostal, ou uma esternotomia por acesso transpericárdico.
Em relação ao traumatismo de traqueia e brônquios, julgue os itens subsecutivos. A broncoscopia está indicada nos casos de suspeita de lesões traumáticas da via aérea. Para as pequenas lesões de traqueia, nas quais não há a presença de pneumotórax ou outras lesões associadas, o tratamento conservador pode ser utilizado.
Em relação ao traumatismo de traqueia e brônquios, julgue os itens subsecutivos. O fenômeno de hibernação atelectásica do pulmão ocorre quando a separação traumática dos cotos brônquicos cicatriza-se espontaneamente, levando à estenose brônquica crônica. Nesse caso, o sucesso da cirurgia reparadora de broncoplastia independe do tempo em que ocorreu a lesão brônquica.
Em relação ao traumatismo de traqueia e brônquios, julgue os itens subsecutivos. Para os casos de lesão em avulsão da traqueia cervical, em que a traqueia se comunique com o meio externo, estará indicada a utilização da própria lesão traqueal como traqueostoma para manutenção da via aérea no atendimento emergencial.
As doenças infecciosas pulmonares são motivos frequentes de indicação de broncoscopia. Em relação ao tratamento das infecções pulmonares e ao manejo da via aérea, julgue os itens a seguir. Um paciente idoso, com passado de tuberculose e sequelas radiológicas bilaterais, que apresente hemoptise importante, deve ser submetido a broncoscopia para identificação do local do sangramento e tentativa de controle do sangramento, bem como a embolização da artéria brônquica para controle do sangramento, antes do procedimento de resseção pulmonar. Essas condutas podem minimizar os riscos de uma ressecção pulmonar de emergência.
As doenças infecciosas pulmonares são motivos frequentes de indicação de broncoscopia. Em relação ao tratamento das infecções pulmonares e ao manejo da via aérea, julgue os itens a seguir. A identificação das esférulas do Coccidioides immitis no material coletado pelo lavado broncoalveolar, na suspeita de coccidioidomicose, é uma forma de diagnóstico bastante eficaz e pouco invasiva.
As doenças infecciosas pulmonares são motivos frequentes de indicação de broncoscopia. Em relação ao tratamento das infecções pulmonares e ao manejo da via aérea, julgue os itens a seguir. O diagnóstico da pneumocistose é feito principalmente pela cultura da bactéria em material coletado pela broncoscopia com lavado broncoalveolar.
As doenças infecciosas pulmonares são motivos frequentes de indicação de broncoscopia. Em relação ao tratamento das infecções pulmonares e ao manejo da via aérea, julgue os itens a seguir. A actinomicose, que é uma infecção fúngica resistente à maioria dos antifúngicos, provoca uma fibrose pulmonar intensa com tosse seca. O diagnóstico dessa doença acontece principalmente por meio da biópsia transbrônquica, uma vez que a identificação do fungo pelo lavado broncoalveolar é bastante rara.
As doenças infecciosas pulmonares são motivos frequentes de indicação de broncoscopia. Em relação ao tratamento das infecções pulmonares e ao manejo da via aérea, julgue os itens a seguir. Pacientes com diagnóstico tomográfico de tuberculose pulmonar multirresistente e que mantenham lesão suspeita de atividade após três meses de quimioterapia adequada devem ser submetidos a broncoscopia para coleta de lavado e pesquisa de BAAR e cultura de BK. Nesses casos, quando se identificarem bacilos viáveis e a doença for localizada, a resseção radical será curativa, não havendo necessidade de quimioterapia adjuvante.
Tendo em vista que a endoscopia respiratória está presente no manejo da via aérea nos distúrbios obstrutivos benignos ou malignos, bem como nas lesões traumáticas, sejam elas agudas ou crônicas, julgue os próximos itens, relativos a esse assunto. No manejo dos tubos endotraqueais ou cânulas de traqueostomia, a pressão do balão deve ser mantida preferencialmente abaixo de 20 mmHg para reduzir a isquemia da mucosa traqueal e evitar a consequente estenose traqueal associada à entubação traqueal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...