Lista completa de Questões de Medicina do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um menino de sete anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde, com história de febre baixa e tosse seca intensa há mais de dez dias, antecedidos por um quadro de mal-estar, exantema macular pelo corpo, otalgia e mialgia. No exame físico, o paciente apresentou estado geral regular hidratado, afebril, com boa perfusão periférica, roncos, raros estertores e sibilos em ambos os hemitóraces à ausculta pulmonar, além de saturação de oxigênio em ar ambiente de 95% e frequência respiratória de 36 irpm. Há relato de caso semelhante, ocorrido há cerca de um mês, em um irmão com quatorze anos de idade.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens de 102 a 105.
Nesse caso, o provável agente etiológico é o Mycoplasma pneumoniae, de modo que o tratamento indicado para essa criança é ambulatorial, com administração de claritromicina ou azitromicina por período de dez a quatorze dias.Acerca da tuberculose na infância, julgue os itens seguintes. Um teste tuberculínico que apresente resultado superior a 10 mm, mesmo em vacinados com BCG há menos de dois anos, é sugestivo de infecção por Mycobacterium tuberculosis.
Acerca da tuberculose na infância, julgue os itens seguintes.
Uma mãe levou sua filha de oito anos de idade para o pronto-socorro, queixando-se de que há algum tempo a menina tem acordado com o rosto e as pernas edemaciados e que a situação se agravara nesse dia, em que notou aumento do abdome da criança, como se estivesse com água. A mãe informou, ainda, que, há cerca de quinze dias, a criança apresentou um quadro gripal sem outras comorbidades e que a urina dela está espumosa. No exame físico, a criança apresentava edema, mas seus níveis pressóricos estavam normais.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A condição clínica dessa criança é caracterizada por proteinúria e hipoalbuminemia.Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 72 a 80.
O paciente deve ser submetido a expansão volêmica com coloide, principalmente devido ao risco de acidose metabólica hiperclorêmica associado aos cristaloides.Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 72 a 80.
Caso o mecanismo de lesão renal se perpetue, o glomérulo também ficará comprometido.Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 72 a 80.
Para a resolução do caso recomenda-se optar pela alcalinização da urina, tratamento mais eficiente que a hidratação.Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 72 a 80.
Nesse caso, o CPK atingirá o seu pico entre vinte e quatro e trinta e seis horas de injúria e, ainda que haja melhora do quadro, a creatinina permanecerá elevada até que os túbulos renais se regenerem.Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 72 a 80.
Convulsões, tromboses, hipertemia e manobras de ressuscitação cardiopulmonar são fatores predisponentes para a doença apresentada pelo paciente.Considerando esse caso clínico, julgue os itens de 72 a 80.
O paciente apresenta um modelo fisiopatológico de lesão renal aguda que acomete os rins de forma pré-renal, renal intrínseca e pós-renal.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...