Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o DSM-5, julgue os seguintes itens a respeito dos transtornos depressivos. Segundo a teoria cognitiva de Aaron Beck, a tríade cognitiva da depressão consiste em distorções ou crenças negativas sobre si, sobre o mundo e sobre o futuro.
Considerando o DSM-5, julgue os seguintes itens a respeito dos transtornos depressivos. O diagnóstico de episódio depressivo maior não deve ser realizado em um paciente que tenha desenvolvido sintomas depressivos no período de até dois meses após uma perda significativa, como o luto ou ruína financeira.
Considerando o DSM-5, julgue os seguintes itens a respeito dos transtornos depressivos. Os transtornos depressivos e bipolares são os diagnósticos mais comuns na psiquiatria.
Considerando o DSM-5, julgue os seguintes itens a respeito dos transtornos depressivos. O transtorno depressivo com características melancólicas é caracterizado por reatividade do humor, ganho de peso, hipersonia e paralisia denominada de chumbo.
Uma paciente com cinquenta e cinco anos de idade, casada, um filho, médica, foi diagnosticada com câncer de mama havia um ano e iniciou o tratamento, havia seis meses, com o uso de tamoxifeno 20 mg/dia. Nas últimas quatro semanas, a paciente passou a apresentar tristeza na maior parte do dia, insônia terminal, falta de apetite, dificuldade de se concentrar e de assimilar novos fatos, falta de interesse pelas atividades anteriormente consideradas prazerosas e dor generalizada. Os exames bioquímicos (TSH, T4 livre, hemograma, eletrólitos, ureia, creatinina, TGO, TGP e VHS) realizados na última semana estavam todos dentro dos padrões da normalidade.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o DSM-5, a hipótese diagnóstica para esse caso clínico é de transtorno de adaptação com humor deprimido.Uma paciente com cinquenta e cinco anos de idade, casada, um filho, médica, foi diagnosticada com câncer de mama havia um ano e iniciou o tratamento, havia seis meses, com o uso de tamoxifeno 20 mg/dia. Nas últimas quatro semanas, a paciente passou a apresentar tristeza na maior parte do dia, insônia terminal, falta de apetite, dificuldade de se concentrar e de assimilar novos fatos, falta de interesse pelas atividades anteriormente consideradas prazerosas e dor generalizada. Os exames bioquímicos (TSH, T4 livre, hemograma, eletrólitos, ureia, creatinina, TGO, TGP e VHS) realizados na última semana estavam todos dentro dos padrões da normalidade.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Em relação aos transtornos de adaptação, o prognóstico geral tende a ser favorável, e a psicoterapia é o tratamento de escolha.Uma paciente com cinquenta e cinco anos de idade, casada, um filho, médica, foi diagnosticada com câncer de mama havia um ano e iniciou o tratamento, havia seis meses, com o uso de tamoxifeno 20 mg/dia. Nas últimas quatro semanas, a paciente passou a apresentar tristeza na maior parte do dia, insônia terminal, falta de apetite, dificuldade de se concentrar e de assimilar novos fatos, falta de interesse pelas atividades anteriormente consideradas prazerosas e dor generalizada. Os exames bioquímicos (TSH, T4 livre, hemograma, eletrólitos, ureia, creatinina, TGO, TGP e VHS) realizados na última semana estavam todos dentro dos padrões da normalidade.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
A duloxetina é uma opção terapêutica farmacológica segura e eficaz para esse caso, pois ela age tanto no humor quanto na modulação da dor, além de não apresentar contraindicação absoluta ou relativa.Acerca dos transtornos psiquiátricos em geral, julgue os próximos itens. As demências subcorticais são caracterizadas por comprometimento precoce da linguagem, ausência de coreias e tiques motores, e funcionamento cognitivo pouco afetado.
Acerca dos transtornos psiquiátricos em geral, julgue os próximos itens. A deficiência intelectual, de acordo com os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), pode ser classificada, conforme a gravidade, em leve, moderada, grave e profunda. Esses níveis de gravidade são definidos com base nos escores de QI.
Acerca dos transtornos psiquiátricos em geral, julgue os próximos itens. Um adulto com sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade iniciados após a adolescência manifestados apenas no trabalho invariavelmente não poderá ser diagnosticado como tendo transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...