Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da litíase urinária. A hipocitratúria é um fator de risco para a formação de cálculos renais, constituídos principalmente por fosfato de cálcio.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da litíase urinária. O rim em esponja medular (espongiose medular do rim) é uma causa de nefrocalcinose medular.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da litíase urinária. Doenças intestinais, como doença de Crohn e doença celíaca, podem aumentar a absorção intestinal de oxalato, o que predispõe a formação de cálculos.
Com relação à infecção pelo citomegalovírus (CMV), julgue os itens subsequentes. A infecção pelo CMV no paciente pós-transplantado aumenta os riscos de rejeição aguda e crônica, aterosclerose e doença linfoproliferativa.
Com relação à infecção pelo citomegalovírus (CMV), julgue os itens subsequentes. O tratamento preemptivo do CMV consiste no acompanhamento laboratorial em intervalos regulares para detecção precoce e assintomática da replicação viral, devendo o tratamento com antiviral ser iniciado antes que o paciente apresente manifestação clínica da doença.
Com relação à infecção pelo citomegalovírus (CMV), julgue os itens subsequentes. A infecção pelo CMV é definida pela presença de febre, astenia, plaquetopenia, leucopenia e doença órgão-invasiva.
Com relação à infecção pelo citomegalovírus (CMV), julgue os itens subsequentes. Uso do everolimo no esquema de imunossupressão para transplante renal se associou à menor incidência de infecção pelo CMV.
Com relação à infecção pelo citomegalovírus (CMV), julgue os itens subsequentes. O uso prolongado do ganciclovir apresenta como efeito colateral a leucopenia.
Julgue os próximos itens, com relação à abordagem clínica dos pacientes portadores de nefropatia diabética e da introdução desta nas diversas modalidades dialíticas. O metilbardoxolone é um antioxidante que promove benefícios na recuperação da taxa de filtração glomerular em pacientes com nefropatia diabética. Atualmente, estudos clínicos fase III são aguardados para que se inclua esse medicamento na prática clínica.
Julgue os próximos itens, com relação à abordagem clínica dos pacientes portadores de nefropatia diabética e da introdução desta nas diversas modalidades dialíticas. A insulina pode ser administrada por via intraperitoneal nos pacientes em diálise peritoneal ambulatorial contínua, sem aumentar os riscos de peritonite.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...