Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acromegalia é uma doença sistêmica crônica, decorrente da produção excessiva do hormônio do crescimento (GH – growth hormone) e do fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1 – insulin-like growth factor type 1). Sobre a acromegalia é INCORRETO afirmar que:

    A) Aproximadamente 98% dos pacientes com acromegalia albergam um adenoma hipofisário secretor de GH.

    B) As complicações da hipersecreção do GH não controlada de longa duração resultam em redução de 5 a 10 anos na expectativa de vida.

    C) O IGF-1 apresenta flutuação circadiana e secreção pulsátil bem como o GH, a dosagem desses sempre será alterada em pacientes com acromegalia.

    D) As modificações fisionômicas se caracterizam por alargamento do nariz, aumento dos lábios, crescimento exagerado da mandíbula com prognatismo, proeminência frontal, separação dos dentes, maloclusão dentária, macroglossia e aumento dos arcos zigomáticos.

Os adenomas hipofisários são responsáveis por 10% dos tumores cerebrais e por 90% das lesões da sela túrcica. Sobre os adenomas hipofisários é INCORRETO afirmar que:

    A) Calcificações e adenomas hipofisários duplos são bem frequentes.

    B) Carcinomas hipofisários são raros e seu diagnóstico decorre de metástase sem continuidade com o tumor de localização selar.

    C) Os tumores funcionantes secretam prolactina, GH e ACTH.

    D) À RM, os adenomas apresentam sinal menor que o restante do parênquima glandular em T1, sendo bem evidenciáveis em até 80 a 85% dos casos sem o uso de contraste.

Estão corretas as afirmativas sobre dislipidemia, EXCETO:

    A) A terapia com fibratos pode reduzir os níveis de triglicérides em 20 a 50%.

    B) O nível sérico de triglicérides é considerado severo quando está acima de 250 mg/dL.

    C) As estatinas podem reduzir os níveis de colesterol LDL de 20 a 60%.

    D) Níveis séricos elevados de triglicérides estão associados de forma independente com o risco cardiovascular.

Com relação à ginecomastia, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Cirrose ou desnutrição podem causar ginecomastia.

    B) Embora a ginecomastia seja geralmente bilateral, alguns pacientes apresentam aumento da mama de forma unilateral.

    C) O diagnóstico de ginecomastia é feito em exame físico, com uma massa palpável de tecido na mama, pelo menos, de 0,5 cm de diâmetro.

    D) Cerca de 95% dos casos de ginecomastia possuem anormalidade detectável.

O diagnóstico da gravidez pode ser efetuado em 90% das pacientes por intermédio dos sinais clínicos, dos sintomas e do exame físico em gestações mais avançadas. São sinais de certeza de gravidez, EXCETO:

    A) Presença dos batimentos cardíacos fetais (BCF), que são detectados pelo sonar a partir de 12 semanas e pelo Pinard a partir de 20 semanas.

    B) Positividade da fração beta do HCG no soro materno.

    C) Percepção dos movimentos fetais (de 18 a 20 semanas).

    D) Presença do saco gestacional observado através de ultrassonografia realizada por via transvaginal.

Em relação à Dismenorreia, analise as afirmativas abaixo:


I. A dismenorreia é um dos problemas ginecológicos mais prevalentes entre adolescentes e adultas jovens, na qual a condição é usualmente secundária, derivada de alguma patologia.


II. A dismenorreia primária é caracterizada clinicamente como uma dor em cólica na região inferior do abdome no início da menstruação, podendo continuar por alguns dias, na ausência de qualquer patologia pélvica.


III. A inibição na produção das prostaglandinas no endométrio, com a utilização de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), apresenta-se como tratamento efetivo e racional da dismenorreia primária.


Após a realização da análise, pode-se afirmar que encontra-se correta (as) a (as) seguinte (es) afirmativa (as):

    A) Apenas I e II.

    B) Apenas II e III.

    C) Apenas I.

    D) I, II e III.

Em relação à contracepção intrauterina, representada pelo dispositivo intrauterino (DIU), é INCORRETO afirmar que:

    A) Nos últimos anos, houve aumento significativo de publicações acerca da utilização de DIUs em nulíparas, particularmente abordando aspectos referentes à eficácia, aceitação e baixa ou igual número de complicações do uso, em comparação com multíparas.

    B) Os DIUs são altamente eficazes, seguros e bem tolerados, com taxas de falha na vida real semelhantes à esterilização cirúrgica feminina.

    C) Os eventos adversos relacionados aos DIUs incluem problemas durante a inserção, como dor e dificuldades técnicas, além de taxas de expulsão e perfuração.

    D) As inserções de DIUs geralmente são mais dolorosas ou apresentam maior grau de dificuldade em multíparas do que em nulíparas.

A anticoncepção de emergência (AE) é um importante método anticonceptivo para prevenção de gestação inoportuna ou indesejada decorrente de violência sexual, relação sexual eventualmente desprotegida ou falha na anticoncepção de rotina. Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

    A) O método, também conhecido por “pílula do dia seguinte”, ou ainda como “anticoncepção pós-coital”, utiliza compostos hormonais concentrados e atua por curto período de tempo nos dias seguintes da relação sexual.

    B) Pode ser realizada através do Método de Yuzpe que consiste na administração de pílulas anticoncepcionais combinadas, compostas de um estrogênio e um progestágeno sintéticos, administradas até 24h após a relação sexual desprotegida.

    C) Outra forma de realizar a AE é com o uso exclusivo de progestágeno, o levonorgestrel. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a dose única de 1,5 mg de levonorgestrel é tão segura e eficaz como duas doses de 0,75 mg separadas em intervalo de 12 horas.

    D) Há evidentes vantagens do levonorgestrel sobre o método de Yuzpe. Como não contém estrogênios, o método do levonorgestrel está isento de efeitos colaterais e contraindicações relativas a esses medicamentos.

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, ou síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), ainda representam um problema de saúde pública de grande relevância na atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua transcendência.
Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

    A) Os indivíduos infectados pelo HIV, sem tratamento, evoluem para uma grave disfunção do sistema imunológico, à medida que vão sendo destruídos os linfócitos T CD4+, uma das principais células alvo do vírus.

    B) O HIV pode ser transmitido por via sexual (esperma e secreção vaginal), pelo sangue (via parenteral e de mãe para filho) e pelo leite materno. Desde o momento da aquisição da infecção, o portador do HIV é transmissor.

    C) Os indivíduos com infecção muito recente (“infecção aguda”) ou imunossupressão avançada têm menor concentração do HIV no sangue (carga viral baixa) e nas secreções sexuais, diminuindo a transmissibilidade do vírus.

    D) O portador da infecção pelo HIV pode apresentar sinais e sintomas inespecíficos de intensidade variável, além de processos oportunistas de menor gravidade, conhecidos como complexo relacionado à Aids (ARC).

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA).


A experiência favorável em relação à segurança do binômio materno-fetal recomenda o seguinte medicamento como escolha para tratamento da hipertensão das grávidas:

    A) Captopril.

    B) Atenolol.

    C) Losartana.

    D) Alfametildopa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...