Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 25 anos de idade obteve ultrassonografia por causa de dor em quadrante superior direito. Em virtude da presença de um nódulo hepático não diagnosticado de 7 cm, optou-se por efetuar uma ressonância magnética. O nódulo apresentado sinal hiperintenso em T2, que persiste nas sequências supressoras de gordura. A respeito desse caso clínico e dos adenomas hepáticos, julgue o item a seguir. Em homens, a resseção está identificada apenas em casos que mantêm crescimentos no acompanhamento ambulatorial.
Uma paciente de 25 anos de idade obteve ultrassonografia por causa de dor em quadrante superior direito. Em virtude da presença de um nódulo hepático não diagnosticado de 7 cm, optou-se por efetuar uma ressonância magnética. O nódulo apresentado sinal hiperintenso em T2, que persiste nas sequências supressoras de gordura. A respeito desse caso clínico e dos adenomas hepáticos, julgue o item a seguir. Em mulheres que apresentam tumores menores que 5 cm, o manejo inicial consiste em suspender o ACO e fazer seguimento ambulatorial com RM.
Uma paciente de 25 anos de idade obteve ultrassonografia por causa de dor em quadrante superior direito. Em virtude da presença de um nódulo hepático não diagnosticado de 7 cm, optou-se por efetuar uma ressonância magnética. O nódulo apresentado sinal hiperintenso em T2, que persiste nas sequências supressoras de gordura. A respeito desse caso clínico e dos adenomas hepáticos, julgue o item a seguir. O único estímulo hormonal que influencia os adenomas é o estrogênio, portanto está contra-indicado o uso de ACO em mulheres com nódulos hepáticos compatíveis.
Um paciente branco de 55 anos de idade, obeso, tabagista e em uso de inibidor da bomba de prótons de maneira irregular por doença do refluxo gastroesofágico, compareceu ao atendimento por disfagia, dor abdominal e emagrecimento de 10 kg, mesmo sem mudança de vida. Acerca desse caso clínico e do câncer gástrico, julgue o item a seguir. A forma mais comum de disseminação de um adenocarcinoma é a hematogênica.
Um paciente branco de 55 anos de idade, obeso, tabagista e em uso de inibidor da bomba de prótons de maneira irregular por doença do refluxo gastroesofágico, compareceu ao atendimento por disfagia, dor abdominal e emagrecimento de 10 kg, mesmo sem mudança de vida. Acerca desse caso clínico e do câncer gástrico, julgue o item a seguir. A cirurgia está atribuída com intenções curativas para pacientes com ausência de metástases a distância, com o tumor sem evidências de invasão de estruturas adjacentes e adequada condição clínica.
Um paciente branco de 55 anos de idade, obeso, tabagista e em uso de inibidor da bomba de prótons de maneira irregular por doença do refluxo gastroesofágico, compareceu ao atendimento por disfagia, dor abdominal e emagrecimento de 10 kg, mesmo sem mudança de vida. Acerca desse caso clínico e do câncer gástrico, julgue o item a seguir. As tomografias computadorizadas de sangue, tórax e abdome são realizadas de rotina para o estadiamento da neoplasia.
Um paciente branco de 55 anos de idade, obeso, tabagista e em uso de inibidor da bomba de prótons de maneira irregular por doença do refluxo gastroesofágico, compareceu ao atendimento por disfagia, dor abdominal e emagrecimento de 10 kg, mesmo sem mudança de vida. Acerca desse caso clínico e do câncer gástrico, julgue o item a seguir. A endoscopia digestiva alta é o melhor exame pré-operatório para avaliar a penetração tumoral na parede do órgão.
Um paciente branco de 55 anos de idade, obeso, tabagista e em uso de inibidor da bomba de prótons de maneira irregular por doença do refluxo gastroesofágico, compareceu ao atendimento por disfagia, dor abdominal e emagrecimento de 10 kg, mesmo sem mudança de vida. Acerca desse caso clínico e do câncer gástrico, julgue o item a seguir. Dispneia, disfonia, tosse e dor torácica podem significar doença avançada.
Uma família está à espera de seu segundo filho e sente-se apreensiva pelo histórico de fibrose cística e íleo meconial do primeiro filho. Em relação a esse caso e o respeito de obstruções intestinais no período neonatal, julgue o item a seguir. O tratamento do íleo meconial é sempre cirúrgico.
Uma família está à espera de seu segundo filho e sente-se apreensiva pelo histórico de fibrose cística e íleo meconial do primeiro filho. Em relação a esse caso e o respeito de obstruções intestinais no período neonatal, julgue o item a seguir. O melhor exame, nesse caso, é o enema opaco, que também pode ser terapêutico.