Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a Insuficiência Renal crônica, analise as afirmativas abaixo e marque Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) As alterações parenquimatosas devem ser pesquisadas através do exame sumário de urina (EAS) ou da pesquisa de albuminúria, que é a presença de albumina na urina. O EAS deve ser feito para todos os pacientes sob o risco de Doença Renal Crônica (DRC).

( ) Com a progressão da Doença Renal Crônica (DRC) é esperado o desenvolvimento de anemia, acidose metabólica e alterações do metabolismo mineral e ósseo.

( ) Há uma tendência à perda de função renal mais lenta nos estágios mais avançados da doença.

( ) O tratamento deve ser classificado em conservador, quando nos estágios de 1 a 3. O tratamento conservador consiste em controlar os fatores de risco para a progressão da Doença Renal Crônica (DRC), bem como para os eventos cardiovasculares e mortalidade, com o objetivo de conservar a Taxa de Filtração Glomerular (TFG) pelo maior tempo de evolução possível.


A sequência CORRETA de cima para baixo é:

    A) V – V – F – V.

    B) V – F – F – V.

    C) F – V – V – F.

    D) F – V – F – V.

    E) F – F – V – V.

São sinais e sintomas do Choque Cardiogênico, EXCETO:

    A) Frequência cardíaca aumentada.

    B) Nível de consciência alterado.

    C) Pele fria, úmida e pegajosa.

    D) Pressão arterial elevada.

    E) Taquipneia.

Os diagnósticos mais comuns em pacientes com Otalgia são de origem primária, geralmente sem complicações. São causas de Otalgia de origem secundária, EXCETO:

    A) Desordens da coluna cervical.

    B) Mastoidite.

    C) Neuralgias.

    D) Pulpite.

    E) Sinusite.

O controle da Tuberculose (TB) envolve uma série de ações relacionadas as práticas clínicas, organização de serviços, interações com outras áreas dentro e fora do setor saúde e sistema de informação e vigilância. (Ministério da Saúde, 2019) Em relação à Tuberculose, é INCORRETO afirmar que:

    A) A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, especialmente a positiva à baciloscopia, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.

    B) A radiografia de tórax é o método de escolha para investigação e diagnóstico da doença e deve ser solicitada para todo paciente com suspeita clínica de tuberculose pulmonar.

    C) A transmissão se faz por via respiratória, pela inalação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de um doente com tuberculose ativa pulmonar ou laríngea.

    D) É frequente a associação da tuberculose extrapulmonar à pulmonar (tuberculose mista). Por isso, todo caso extrapulmonar também deve ser investigado para tuberculose pulmonar.

    E) O M. tuberculosis é transmitido por via aérea, de uma pessoa com TB pulmonar ou laríngea, que elimina bacilos no ambiente (caso fonte), a outra pessoa, por exalação de aerossóis oriundos da tosse, fala ou espirro. Outras vias de transmissão (pele e placenta) são raras e desprovidas de importância epidemiológica.

O Albendazol é um medicamento antiparasitário utilizado para tratar uma grande variedade de condições causadas por vermes ou parasitas. Este medicamento é indicado para tratar as seguintes parasitoses, EXCETO:

    A) Ancilostomíase.

    B) Ascaridíase.

    C) Enterobíase.

    D) Esquistossomose.

    E) Estrongiloidíase.

Nos últimos anos, inúmeras ações governamentais e não governamentais têm buscado interferir nos níveis de Anemia Ferropriva na população. Apesar de diferentes intervenções com o uso de medidas profiláticas, educativas, modificações ambientais e um maior interesse político, os índices de anemia seguem muito altos. (Sociedade Brasileira de Pediatria, 2018) Sobre a Anemia Carencial Ferropriva, é INCORRETO afirmar que:

    A) A anemia ferropriva (diminuição sanguínea da hemoglobina e hematócrito e alterações hematimétricas) é o estágio final da deficiência de ferro.

    B) A depleção de ferro ocorre de forma progressiva, de acordo com a extensão e a rapidez da instalação.

    C) Em se tratando de reposição parenteral de ferro, a via intramuscular é melhor que a intravenosa devido a apresentar menos complicações.

    D) Na avaliação do hemograma, leucopenia e plaquetose também podem ser indicativos do quadro de anemia e devem ser considerados.

    E) No tratamento medicamentoso, o ferro é mais bem absorvido como sal ferroso (Fe++) num ambiente levemente ácido, por isso a indicação de tomá?lo com meio copo de suco de laranja.

No tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica, o uso de doses baixas de diuréticos diminui o risco dos efeitos adversos, sem prejuízo da eficácia anti-hipertensiva, especialmente quando em associação com outras classes de medicamentos. São efeitos adversos desta classe de medicamentos, EXCETO:

    A) Aumento do ácido úrico.

    B) Câimbras.

    C) Fraqueza.

    D) Hipermagnesemia.

    E) Hipovolemia.

Em Obstetrícia a Síndrome HELLP é considerada como agravamento do quadro de pré-Eclâmpsia. Caracterizam esta Síndrome:

    A) Elevação das enzimas hepáticas, hematêmeses e pancreatite.

    B) Hemoptise, elevação das enzimas hepáticas e Trombocitose.

    C) Plaquetopenia, Hemólise e elevação de enzimas hepáticas.

    D) Plaquetopenia, hepatoesplenomegalia e diminuição das enzimas hepáticas.

    E) Redução das enzimas hepáticas, hematúria e plaquetopenia.

As estratégias de detecção precoce de Câncer visam ao diagnóstico de casos de Câncer em fase inicial de sua história natural, podendo ter como resultado melhor prognóstico e menor morbidade associada ao tratamento. (Ministério da Saúde, 2015) Sobre o Câncer de Mama, é INCORRETO afirmar que:

    A) A multiparidade e a obesidade são fatores de risco para desenvolvimento da doença.

    B) A secreção papilar associada ao câncer geralmente é transparente, podendo também ser rosada ou avermelhada devido à presença de hemácias.

    C) O processo de carcinogênese é, em geral, lento, podendo levar vários anos para que uma célula prolifere e dê origem a um tumor palpável.

    D) O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

    E) Os principais sítios de metástases do câncer de mama são ossos, pulmões e pleura, fígado, e com menor frequência cérebro, ovário e pele.

Analise as afirmativas abaixo sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES):


I. A Miocardite é a manifestação cardíaca mais comum, podendo ser clínica ou subclínica, e ocorre em até 55% dos pacientes.

II. As características clínicas são polimórficas, e a evolução costuma ser crônica, com períodos de exacerbação e remissão.

III. As lesões de pele são comuns e podem ser variadas. A maioria dos pacientes apresenta fotossensibilidade após exposição à radiação solar ou artificial (lâmpadas fluorescentes ou halógenas).

IV. Fadiga é uma das queixas mais prevalentes do LES em atividade. Febre, geralmente moderada e com resposta rápida ao glicocorticoide (GC), é verificada na maioria dos pacientes no momento do diagnóstico.


São CORRETAS as afirmativas:

    A) I e IV, apenas.

    B) I, II, III e IV.

    C) I, III e IV, apenas.

    D) II e III, apenas.

    E) II, III e IV, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...