Questões de Medicina do ano 2021

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das normas mínimas para o funcionamento de consultórios médicos e dos complexos cirúrgicos para procedimentos com internação de curta permanência, analise as afirmativas a seguir:
I. A unidade tipo II deve ser dotada de unidade de complexo cirúrgico. II. A unidade tipo I deve estar habilitada a realizar pequenos procedimentos, sem necessidade de internação, mas com sedação leve e fonte de oxigênio disponível. III. A unidade tipo III realiza procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade em salas apropriadas e dispensa a necessidade de exames de radiologia.
É correto o que se afirma

    A) em I, II e III.

    B) apenas em I e II.

    C) apenas em III.

    D) em nenhuma das afirmativas.

À luz da Resolução CFM 2.152/2016, que estabelece normas de organização, funcionamento, eleição e competências das Comissões de Ética Médica (CEM) dos estabelecimentos de saúde, analise as afirmativas a seguir:
I. A escolha dos membros ocorre por voto secreto e direto, admitindo-se procuração em caso de médico impedido de votar. II. O mandato da CEM será de 12 a 36 meses, conforme determinado em Regimento Interno. III. É permitido que o médico diretor administrativo da instituição de saúde participe da CEM sem direito a voto. IV. A instituição que conta com 25 médicos, caso deseje ter CEM, deve solicitar aprovação junto ao CRM.
É correto o que se afirma

    A) apenas em III e IV.

    B) apenas em I e II.

    C) apenas em IV.

    D) em I, II, III e IV.

As unidades não hospitalares de atendimento às urgências e emergências são entrepostos habilitados a prestar assistência correspondente ao primeiro nível de assistência da média complexidade. Um município sede do módulo assistencial com 145 mil habitantes de população de cobertura deve apresentar uma unidade de atendimento com o seguinte perfil de estrutura, segundo a Portaria nº 2048, de 5 de novembro de 2002:

    A)

    Atendimentos (24h) - 200

    Médico Clínico - 1

    Pediatra - 1

    Leitos de observação - 10

    Pacientes em observação (%) - 3

    Encaminhamentos para internação (%) - 3



    B)

    Atendimentos (24h) - 300

    Médico Clínico - 2

    Pediatra - 2

    Leitos de observação - 12

    Pacientes em observação (%) - 10

    Encaminhamentos para internação (%) - 3



    C)

    Atendimentos (24h) - 100

    Médico Clínico - 2

    Pediatra - 2

    Leitos de observação - 10

    Pacientes em observação (%) - 3

    Encaminhamentos para internação (%) - 3



    D)

    Atendimentos (24h) - 250

    Médico Clínico - 1

    Pediatra - 1

    Leitos de observação - 5

    Pacientes em observação (%) - 6

    Encaminhamentos para internação (%) - 3



Um médico cria um conta em uma rede social e se diz especialista em saúde e bem estar. Nesse perfil, apresenta as seguintes postagens:
1. Divulga o depoimento de um cantor nacionalmente conhecido relatando os benefícios do atendimento recebido e recomendando que todos, sem puderem, que procurem esse profissional. 2. Divulga uma planilha com uma dieta relatando que esse tratamento foi aplicado ao cantor de sucesso e recomenda a todos, pois não há riscos à saúde. 3. Divulga o preço do acompanhamento, bem como as formas de parcelamento.
Estão em desacordo com o Manual de Publicidade Médica / Resolução CFM 1.974/11 as situações descritas em

    A) 1, 2 e 3.

    B) 1 e 2, apenas.

    C) 2 e 3, apenas.

    D) 1 e 3, apenas.

Segundo o Regulamento de Pessoal do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, assinale a alternativa correta.

    A) O empregado tem direito a 8 dias úteis de ausência em virtude de casamento.

    B) O empregado tem direito a um afastamento por mês para acompanhar filho de até um ano em consulta médica; após o primeiro ano de vida, uma ausência por trimestre, limitada a um turno.

    C) Serão abonadas as ausências de duas saídas por mês para realização de consultas médicas.

    D) O empregado tem direito a até 2 dias uteis para acompanhar a esposa durante os exames no período de gravidez.

Um médico que realiza atendimento aos pacientes em situação de urgência e emergência constata a falta de insumos como medicação sedativa para procedimento de intubação orotraqueal, analgésicos potentes, além de máscaras adequadas para o contato com pacientes em isolamento respiratório. Essa situação tem ocorrido com frequência nos períodos mais graves da pandemia de coronavírus.
Diante do exposto, deverá o médico, à luz Do Código de Ética Médica, comunicar o fato ao/à

    A) sindicato da categoria e ao Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição, somente.

    B) Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição, à Vigilância Sanitária e ao Diretor Técnico.

    C) Diretor técnico, ao Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição e à Comissão de Ética da instituição, se houver.

    D) Vigilância Sanitária, ao sindicato da categoria e à Comissão de Ética da instituição, se houver.

Analise as situações hipotéticas a seguir:


I. Não comente infração ética o médico que envia ficha de atendimento à autoridade judicial quando expressamente autorizado pelo paciente.

II. Diante de comunicação de um surto de Paralisia Flácida Aguda à autoridade sanitária local, deve o médico enviar cópia do prontuário do paciente para maior celeridade das investigações, do bloqueio sanitário e da identificação do paciente “zero”.

III. Para defesa pessoal, pode o médico apresentar à autoridade competente ficha de atendimento do paciente, solicitando segredo de justiça.


Estão corretas as situações descritas em

    A) I e III, apenas.

    B) I e II, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

A proteção social compreende um conjunto de políticas sociais, garantido ou regulado pelo Estado, que visa prover a cobertura dos riscos advindos da invalidez, da velhice, da doença, do acidente de trabalho e do desemprego. Esses sistemas são resultado de um longo processo histórico, nos quais intervieram, em cada país, a base socioeconômica, o papel mais ou menos central do Estado na reprodução social e econômica, as tradições e cultura, bem como o grau de organização dos trabalhadores.


Antes do início do século XX, a proteção era organizada pelos próprios trabalhadores (associações de ajuda mútua e/ou sindicatos) ou por empresários que estavam preocupados com seus trabalhadores. O segundo grande momento foi no pós II Guerra Mundial, quando, fruto da conjunção de fatores políticos, econômicos e sociais, ampliou-se a ação do Estado e a cobertura foi estendida significativamente, de modo que seu resultado, principalmente em países europeus, foi chamado de Estado do Bem Estar Social (Welfare State).

Fonte:http://www.abphe.org.br/arquivos/julianne-alvim.pdf


Sobre a proteção social no Brasil, assinale a alternativa correta.

    A) O histórico no Brasil se deu por volta de 1919, por meio das Ligas de Socorro Mútuas, e ocorreu livre de influência de outros modelos, a exemplo do que ocorria na Europa.

    B) O Estado de Bem-Estar Social, ou Welfare State, foi a resposta do Brasil frente à necessidade de proteção social e se consolidou precocemente na década de 30, em decorrência de pressões sindicais e de outros órgãos de classe.

    C) Houve o aparelhamento das estruturas estaduais e municipais de proteção social na década de 50, com vistas a proibir a participação da iniciativa privada.

    D) A criação de Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) por categoria profissional foi uma das primeiras iniciativas de proteção social e que foi ampliada pelos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) que mantinham hospitais e ambulatórios próprios.

O Pacto de Gestão estabelece as responsabilidades claras de cada ente federado de forma a diminuir as competências concorrentes e a tornar mais claro quem deve fazer o quê, contribuindo, assim, para o fortalecimento da gestão compartilhada e solidária do SUS.
Acerca desse Pacto, assinale a alternativa correta.

    A) Mostra a saúde como direito de cidadania e o SUS como sistema público universal garantidor desses direitos; garante, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde; aprova o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gestão, explicitando o compromisso de cada uma delas.

    B) Define como linhas prioritárias a saúde do idoso; o controle do câncer de colo de útero e de mama; a redução da mortalidade infantil e materna; o fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.

    C) Implementa o projeto permanente de mobilização social e elabora a Cartilha de Direitos do Usuário.

    D) Busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.

Nos últimos anos, a ocorrência de epidemias e pandemias por doenças emergentes ou reemergentes obrigou a comunidade internacional a aprimorar os serviços de vigilância em saúde. Entre os fatores que contribuíram para esta mudança estão a pressão demográfica, mudanças no comportamento social e alterações ambientais.


Diante deste cenário, no Brasil, no processo de estruturação e aperfeiçoamento do serviço de recebimento, processamento e resposta oportuna às emergências epidemiológicas, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) inaugurou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS, que tem por objetivo:


I. Identificar emergências epidemiológicas, de modo contínuo e sistemático, por meio de notificação telefônica (Disque Notifica), eletrônica (E-notifica) e mineração de informações nos principais meios de comunicação (Clipping Cievs).

II. Disponibilizar informações oportunas sobre as emergências epidemiológicas de relevância nacional e programas prioritários da SVS/MS.

III. Aperfeiçoar os mecanismos de triagem, verificação e análise das notificações para identificar e responder às emergências epidemiológicas.


São objetivos do CIEVS as atividades apresentadas

    A) em I, II e III.

    B) apenas em I e II.

    C) apenas em II e III.

    D) apenas em I e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...