Questões de Medicina do ano 2021

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Embora a trombocitopenia imune primária (PTI) não seja considerada uma doença maligna, o impacto dos sintomas na saúde e na qualidade de vida do paciente podem ser bastante restritivos caso ele não receba o tratamento adequado. Os tratamentos atualmente disponíveis possibilitam que o paciente com PTI tenha uma melhora na qualidade de vida, sem sangramento, seguindo naturalmente com o trabalho, estudos, prática de esportes, etc. O tipo de tratamento da PTI pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas, e baseia-se principalmente na quantidade e frequência dos sangramentos e na contagem de plaquetas do paciente.
Com relação a PTI é correto afirmar:

    A) Infusões intravenosas de imunoglobulina (IVIG) e anti-D: são medicamentos utilizados para aumentar a contagem de plaquetas.

    B) Quando o tratamento com medicamentos para PTI não funciona, a remoção do baço poderá aumentar a destruição das plaquetas e, também pode diminuir o risco de infecções nesses pacientes.

    C) Corticosteroides: não são comumente usados para tratar PTI. Estes medicamentos, ajudam a diminuir a contagem de plaquetas.

    D) Alguns medicamentos comuns, como o ácido acetilsalicílico e o ibuprofeno, podem diminuir o risco de sangramentos.

Em países desenvolvidos, a doença coronariana é a principal causa de morte em ambos os sexos, sendo responsável por cerca de um terço de todos os óbitos. A taxa de mortalidade em homens brancos é de cerca de 1/10.000 na faixa dos 25 a 34 anos e aproximadamente 1:100 nas idades de 55 a 64 anos. A taxa de mortalidade entre as mulheres aumenta após a menopausa e, em torno dos 75 anos de idade, iguala-se ou até excede a dos homens.
Com relação a doença coronariana é correto afirmar:

    A) Pacientes de maior risco com LDL elevado podem não precisar de tratamento com estatina.

    B) Não se deve acrescentar ácido nicotínico ou algum fibrato para os pacientes com nível de lipoproteína de alta densidade (HDL) < 40 mg/dL (< 1,03 mmol/L).

    C) A modificação dos níveis de lipídios séricos (particularmente com estatinas) pode aumentar parcialmente a progressão da DC.

    D) Os inibidores de GP IIb/IIIa não são mais usados rotineiramente em pacientes estáveis (p. ex., sem doenças associadas, sem SCA) tendo implantação eletiva de stent.

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: A infecção cirúrgica é possibilidade sempre presente em qualquer intervenção. Sua ocorrência depende de múltiplos fatores. A exata conceituação e a avaliação rigorosa de sua incidência são fundamentais para que possam ser identificados eventuais desvios das normas ou a eficácia de medidas adotadas para preveni-las. Fatores determinantes das infecções em feridas cirúrgicas:
I. Hospedeiro – Talvez seja o fator mais importante de todos. Indivíduos hígidos têm sabidamente menor incidência de infecção. A desnutrição, a associação de doenças sistêmicas, o tempo de hospitalização antes da cirurgia, a presença de infecções prévias nas vias urinárias, pulmões, cateteres, pele, etc., são todos fatores que desempenham papel importante no aparecimento de infecção cirúrgica. II. Agente – Obviamente, para acontecer infecção, deve existir o agente. Apesar de sabermos que ele está constantemente presente no ambiente hospitalar e que, via de regra, são cepas selecionadas e multirresistentes aos antimicrobianos, evitar que exista qualquer contato do hospedeiro com esses microorganismos é praticamente impossível. A incidência da infecção, entretanto, tem relação direta com o número de bactérias e a freqüência dos contatos. III. Disseminação hematogênica de focos de infecção já existentes, urinário, pulmonar, tegumentar, etc. V. Durante os curativos pós-operatórios. A barreira natural da pele está comprometida e, principalmente nos dois primeiros dias pósoperatórios, é ponto vulnerável.
A sequência correta é:

    A) Apenas a assertiva III está correta.

    B) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    D) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. É vedado ao médico:
I. Delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivas da profissão médica. II. Deixar de assumir responsabilidade por ato médico que não praticou ou do qual não participou. III. Atender em setores de urgência e emergência, se respaldado por decisão majoritária da categoria. IV. Deixar de esclarecer o paciente sobre as determinantes sociais, ambientais ou profissionais de sua doença.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    A) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    C) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

Dentre os princípios fundamentais constantes no Código de Ética médica é INCORRETO afirmar:

    A) O médico se responsabilizará, em caráter presumido, pelos seus atos profissionais, resultantes de relação particular de confiança e executados com diligência, competência e prudência.

    B) No processo de tomada de decisões profissionais, de acordo com seus ditames de consciência e as previsões legais, o médico aceitará as escolhas de seus pacientes relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por eles expressos, desde que adequadas ao caso e cientificamente reconhecidas.

    C) Nenhuma disposição estatutária ou regimental de hospital ou de instituição, pública ou privada, limitará a escolha pelo médico, dos meios cientificamente reconhecidos a serem praticados para estabelecer o diagnóstico e executar o tratamento, salvo quando em benefício do paciente.

    D) O médico empenhar-se-á pela melhor adequação do trabalho ao ser humano, pela eliminação e pelo controle dos riscos à saúde inerentes às atividades laborais.

Biossegurança é um conjunto de medidas necessárias que visam prevenir, minimizar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. A higienização das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares. A distribuição e a localização de unidades ou pias para a higienização das mãos, de forma a atender a necessidade nas diversas áreas hospitalares – além da presença dos produtos – é fundamental para a obrigatoriedade da prática. II. O Equipamento de Proteção Individual é uma barreira mecânica entre a transmissão de patógenos de materiais biológicos potencialmente contaminados e o profissional de saúde. III. O não uso ou o uso inadequado do EPI poderá favorecer a contaminação do profissional e permitir a transmissão de infecção relacionada à assistência à saúde. IV. Riscos biológicos são riscos oferecidos por diversos tipos de microorganismos que possam infectar o indivíduo por vias respiratórias, contato com a pele ou ingestão. Dentre esses estão as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    A) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

A Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a internação do paciente, manifestada durante a internação, ou após a alta, desde que seja relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. Analise as afirmativas abaixo quanto aos conceitos em Infecção Hospitalar e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Colonização – Crescimento e multiplicação de um microorganismo em superfícies epiteliais do hospedeiro, sem expressão clínica ou imunológica. II. Infecção Comunitária – Constatada na admissão porém, relacionada com a internação anterior do paciente no mesmo hospital. III. Infecção Metastática – é a expansão do agente etiológico para novos sítios de infecção. IV. Disseminador – Indivíduo que alberga um microorganismo específico, sem apresentar quadro clínico atribuído ao agente e que serve como fonte potencial de infecção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão incorretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e III corretas.

    D) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

A doença ulcerosa péptica é um defeito da mucosa, seja gástrica ou duodenal, podendo se estender além dela. Aproximadamente 70% das úlceras são assintomáticas, podendo ser descobertas apenas nas complicações, como hemorragia ou perfuração. Quando sintomática, apresenta geralmente dor abdominal no hipocôndrio direito ou esquerdo. Classicamente, na úlcera duodenal, a dor ocorre 2 a 5 horas após a refeição e à noite. Outros sintomas são empachamento pós-prandial, saciedade precoce, náuseas, pirose e regurgitação. O diagnóstico é feito a partir da suspeita clínica e estabelecido com a visualização da úlcera na endoscopia digestiva alta.
Com relação às complicações da doença ulcerosa péptica é correto afirmar:
I. Pacientes com úlceras associadas a H. pylori apresentam riscos 3 a 6 vezes menores de processo canceroso gástrico posteriormente. II. A úlcera péptica pode penetrar a parede do estômago. Se as aderências impedirem o vazamento para a cavidade abdominal, evita-se a perfuração livre e ocorre perfuração bloqueada. III. Úlceras que perfuram para a cavidade abdominal não limitada por aderências em geral estão localizadas na parede duodenal anterior ou, com menos frequência, no estômago. O paciente se apresenta com abdome agudo. Há uma dor súbita, intensa e contínua no epigástrio que se dissemina rapidamente pelo abdome, em geral tornando-se proeminente no quadrante inferior direito e, às vezes, referida em ambos os ombros. IV. A obstrução pode ser causada por fibrose, espasmo ou inflamação por uma úlcera. Os sinais e sintomas são vômitos recorrentes em grande volume, de aparecimento mais comum no final do dia e com frequência até 6 horas após a última refeição. Perda de apetite com persistência de distensão ou sensação de plenitude estomacal após se alimentar, sugere obstrução distal gástrica. Vômitos prolongados podem causar emagrecimento, desidratação e alcalose.
A sequência correta é:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    D) Apenas a assertiva III está correta.

As parasitoses intestinais são muito frequentes na infância. São consideradas problema de saúde pública, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades dos países chamados subdesenvolvidos, onde são mais frequentes. As parasitoses são a doença mais comum do mundo, atingindo cerca de 25% da população mundial (1 em cada 4 pessoas). Sua transmissão depende das condições sanitárias e de higiene das comunidades. Além disso, muitas dessas parasitoses relacionam-se a déficit no desenvolvimento físico e cognitivo e desnutrição.
Com relação às parasitoses é correto afirmar:

    A) Ancilostomíase: O ancilóstomo entra pela pele das pessoas, podendo causar irritação, até chegar no intestino, passando também pelo pulmão. Ele suga o sangue pela parede do intestino, podendo causar diarreia pela inflamação e também anemia importante.

    B) Teníase: A tênia é também conhecida como lombriga e também fica no intestino do homem, mas também passa pelo pulmão. Por isso, em casos mais graves, ocorre a saída de vermes pela boca ou pelo nariz das pessoas, além de obstrução do intestino, tendo às vezes até que operar o intestino para retirar os vermes.

    C) Ascaridíase: é o maior parasita do homem, podendo ocupar todo o intestino, ou seja, chegar a medir até 12 metros. A principal complicação da ascaridíase é a neurocisticercose.

    D) Amebíase: A ameba é um parasita do intestino fino, onde ela se aloja causando diarreia. Ela pode invadir a parede do intestino e causar diarreia com sangue, mesmo nos casos leves. Também pode ir até o fígado, pulmão ou cérebro, causando doença nesses locais.

A Portaria n° 204 de 17/02/2016 estabeleceu que as intoxicações exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados), devem ser tratadas como um agravo à saúde de notificação compulsória semanal. Este componente da vigilância das intoxicações exógenas fornece as informações tanto para o acompanhamento dos casos individualmente, como para a identificação do perfil epidemiológico da população atingida pelas intoxicações.
É correto afirmar:
I. Dependendo do agente envolvido podem ser solicitados exames laboratoriais, ECG, exames de imagem (RX, TC) ou endoscopia digestiva alta. II. O manejo adequado de um paciente com suspeita de intoxicação depende do agente envolvido e da sua toxicidade, assim como do tempo decorrido entre a exposição e o atendimento. Além do suporte, o tratamento envolve medidas específicas como descontaminação, administração de antídotos e técnicas de eliminação. III. O carvão ativado na maioria das vezes deverá ser utilizado em dose única, porém pode ser administrado em doses múltiplas como medida de eliminação, em exposições a agentes de ação prolongada ou com circulação ênterohepática, como o fenobarbital, carbamazepina, dapsona, clorpropramida, dentre outros. As formas de administração em dose única são: Crianças: 2,5 g/kg, em uma suspensão com água ou SF 0,9% na proporção de 4-8 mL/g. º Adultos: 100 g em 250 mL de água ou SF 0,9%. IV. Hemodiálise ou hemoperfusão: são técnicas comunmente utilizadas. São geralmente indicadas quando a velocidade de depuração da substância pode ser menor pela remoção extracorpórea do que pelo próprio clearance endógeno, que ocorre nos casos de nítida deterioração do quadro clínico do paciente ou quando os níveis séricos da substância determinam mau prognóstico. A hemodiálise pode ser útil em intoxicações por fenobarbital, teofilina, lítio, salicilatos e álcoois tóxicos.
A sequência correta é:

    A) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    B) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    C) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    D) Apenas a assertiva III está correta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...