Lista completa de Questões sobre Acunpuntura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo masculino, 70 anos de idade, apresenta tosse seca e dispneia há dois anos. Realizou espirometria que estava normal. Nos raios X de tórax, evidenciaram-se opacidades irregulares em bases e pleura justadiafragmática direita. No passado possui histórico de trabalhar em mineradoras sem equipamentos de proteção. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. Os familiares que entraram em contato com a roupa do paciente também devem ser investigados para asbestose.
Paciente, sexo masculino, 70 anos de idade, apresenta tosse seca e dispneia há dois anos. Realizou espirometria que estava normal. Nos raios X de tórax, evidenciaram-se opacidades irregulares em bases e pleura justadiafragmática direita. No passado possui histórico de trabalhar em mineradoras sem equipamentos de proteção. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. As doenças relacionadas ao asbesto podem causar efeitos até 20 anos depois de sua exposição.
Paciente do sexo feminino, 39 anos de idade, negra, hipertensa prévia, pré-eclâmpsia na última gestação, apresenta crise convulsiva tônico-clônica e é atendida na emergência do hospital. Não possui histórico prévio de convulsão. Ao chegar, estava em estado pós-ictal, Glasgow 9, pressão arterial de 160 mmHg x 100 mmHg, FC = 105 bpm, FR = 16 irpm. O médico plantonista do local examina a paciente, que está com pupilas fixas, anisocóricas, hemiparética à direita e apresentando afasia motora. Solicita uma tomografia de crânio que evidencia hemorragia intraparenquimatosa em região frontotemporal esquerda, com hipótese diagnóstica de trombose venosa de seio sagital. A paciente é internada no serviço de neurologia do hospital e sua prescrição contém manitol, fenitoína, dexametasona e anticoagulante. Após dois dias de internação, paciente evolui com nova crise convulsiva e Glasgow 7. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Diparesia facial periférica, disfagia, disartria e disfonia são esperadas se ocorrer acometimento da musculatura bulbar.
Paciente do sexo feminino, 39 anos de idade, negra, hipertensa prévia, pré-eclâmpsia na última gestação, apresenta crise convulsiva tônico-clônica e é atendida na emergência do hospital. Não possui histórico prévio de convulsão. Ao chegar, estava em estado pós-ictal, Glasgow 9, pressão arterial de 160 mmHg x 100 mmHg, FC = 105 bpm, FR = 16 irpm. O médico plantonista do local examina a paciente, que está com pupilas fixas, anisocóricas, hemiparética à direita e apresentando afasia motora. Solicita uma tomografia de crânio que evidencia hemorragia intraparenquimatosa em região frontotemporal esquerda, com hipótese diagnóstica de trombose venosa de seio sagital. A paciente é internada no serviço de neurologia do hospital e sua prescrição contém manitol, fenitoína, dexametasona e anticoagulante. Após dois dias de internação, paciente evolui com nova crise convulsiva e Glasgow 7. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. A anticoagulação melhora o prognóstico dessa paciente.
Paciente do sexo feminino, 39 anos de idade, negra, hipertensa prévia, pré-eclâmpsia na última gestação, apresenta crise convulsiva tônico-clônica e é atendida na emergência do hospital. Não possui histórico prévio de convulsão. Ao chegar, estava em estado pós-ictal, Glasgow 9, pressão arterial de 160 mmHg x 100 mmHg, FC = 105 bpm, FR = 16 irpm. O médico plantonista do local examina a paciente, que está com pupilas fixas, anisocóricas, hemiparética à direita e apresentando afasia motora. Solicita uma tomografia de crânio que evidencia hemorragia intraparenquimatosa em região frontotemporal esquerda, com hipótese diagnóstica de trombose venosa de seio sagital. A paciente é internada no serviço de neurologia do hospital e sua prescrição contém manitol, fenitoína, dexametasona e anticoagulante. Após dois dias de internação, paciente evolui com nova crise convulsiva e Glasgow 7. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O sinal do delta vazio é um dos achados radiológicos esperados na trombose venosa de seio sagital.
Paciente de 47 anos de idade, sexo masculino, etilista de 12 latas de cerveja/dia, há 20 dias apresenta náusea e anorexia. Ao exame físico, apresenta icterícia 1+/4+, telangiectasias, circulação colateral em abdome e ascite. Os exames laboratoriais mostram hemoglobina de 11,2, TGO = 124, TGP = 98, albumina = 2,7, INR = 1,2 e bilirrubina total = 2,2, indicando flapping. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Pela classificação Child Pugh, é um paciente Child B.
Paciente, sexo masculino, 20 anos de idade, rash salmão em face, principalmente quando ocorre febre, relata que, após passar a febre, desaparece. Também refere perda de peso e dificuldade em realizar agachamentos. Apresenta dor de garganta e linfonodomegalia. Ao exame físico, apresenta-se com hepatoesplenomegalia, sinais de sacroileíte. Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir. Alelo X Gene HLA B27 pode estar envolvido nesse caso.
Paciente, sexo masculino, 20 anos de idade, rash salmão em face, principalmente quando ocorre febre, relata que, após passar a febre, desaparece. Também refere perda de peso e dificuldade em realizar agachamentos. Apresenta dor de garganta e linfonodomegalia. Ao exame físico, apresenta-se com hepatoesplenomegalia, sinais de sacroileíte. Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir. Os títulos de ferritina plasmática provavelmente se encontram elevados.
Paciente, 60 anos de idade, com disfagia progressiva há seis meses, com perda de peso acentuada, dor torácica atípica, relata que, nos últimos meses, vem apresentando disfagia para sólidos e agora só consegue engolir alimentos liquidificados. Perdeu 30 kg em um mês. Paciente é tabagista desde os 15 anos de idade, fumando oito palheiros por dia. Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir. Esôfago de Barrett tem relação com carcinoma escamoso.
Paciente, 60 anos de idade, com disfagia progressiva há seis meses, com perda de peso acentuada, dor torácica atípica, relata que, nos últimos meses, vem apresentando disfagia para sólidos e agora só consegue engolir alimentos liquidificados. Perdeu 30 kg em um mês. Paciente é tabagista desde os 15 anos de idade, fumando oito palheiros por dia. Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir. Estadiamento do tumor é realizado principalmente por tomografia de tórax.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...