Questões sobre Acunpuntura

Lista completa de Questões sobre Acunpuntura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere hipoteticamente a ocorrência de um acidente do tipo explosão após um raio atingir certo tanque de combustível em uma usina onde vários funcionários estavam trabalhando. Uma vítima foi levada ao pronto-socorro pelos bombeiros com imobilização cervical e em prancha rígida, e, segundo o socorrista, apresentava grande lesão penetrante em hemitórax direito, PA de 90 mmHg x 60 mmHg, abertura ocular somente quando solicitado, pronunciando palavras desconexas, e com flexão anormal a estímulos dolorosos. Evoluiu com FAST negativo e estabilidade hemodinâmica. A respeito do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. Se grandes volumes de solução salina normal forem utilizados para a reanimação do paciente em questão, ocorrerá acidemia hiperclorêmica como resultado da substituição do bicarbonato no sangue perdido por cloreto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere hipoteticamente a ocorrência de um acidente do tipo explosão após um raio atingir certo tanque de combustível em uma usina onde vários funcionários estavam trabalhando. Uma vítima foi levada ao pronto-socorro pelos bombeiros com imobilização cervical e em prancha rígida, e, segundo o socorrista, apresentava grande lesão penetrante em hemitórax direito, PA de 90 mmHg x 60 mmHg, abertura ocular somente quando solicitado, pronunciando palavras desconexas, e com flexão anormal a estímulos dolorosos. Evoluiu com FAST negativo e estabilidade hemodinâmica. A respeito do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. Nos casos de ferimentos torácicos penetrantes em que a lesão apresenta diâmetro maior ou igual a dois terços do diâmetro da traqueia, o ar tende a passar preferencialmente pela lesão da parede torácica, o que exige a realização de curativo fixado em três dos respectivos lados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere hipoteticamente a ocorrência de um acidente do tipo explosão após um raio atingir certo tanque de combustível em uma usina onde vários funcionários estavam trabalhando. Uma vítima foi levada ao pronto-socorro pelos bombeiros com imobilização cervical e em prancha rígida, e, segundo o socorrista, apresentava grande lesão penetrante em hemitórax direito, PA de 90 mmHg x 60 mmHg, abertura ocular somente quando solicitado, pronunciando palavras desconexas, e com flexão anormal a estímulos dolorosos. Evoluiu com FAST negativo e estabilidade hemodinâmica. A respeito do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. Pacientes como o citado, transportados em pranchas longas, devem ser mantidos nelas por períodos indeterminados, mesmo em ambiente hospitalar, como forma de proteção da coluna até o descarte de lesões inferiores à região cervical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere hipoteticamente a ocorrência de um acidente do tipo explosão após um raio atingir certo tanque de combustível em uma usina onde vários funcionários estavam trabalhando. Uma vítima foi levada ao pronto-socorro pelos bombeiros com imobilização cervical e em prancha rígida, e, segundo o socorrista, apresentava grande lesão penetrante em hemitórax direito, PA de 90 mmHg x 60 mmHg, abertura ocular somente quando solicitado, pronunciando palavras desconexas, e com flexão anormal a estímulos dolorosos. Evoluiu com FAST negativo e estabilidade hemodinâmica. A respeito do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. Em acidentes como esse, é comum haver vítimas em massa, e deverá ser priorizado o atendimento a vítimas em risco iminente de morte e aos doentes com traumas multissistêmicos graves.

  • C. Certo
  • E. Errado

O paciente J. O. C., de 75 anos de idade, chega ao serviço de pronto atendimento com dor aguda, cansaço, fraqueza muscular e sensação de câimbra nos pés após caminhada de duas quadras, obrigando-o a parar, sem melhora após alguns minutos em repouso. Relata histórico cirúrgico por dissecção aguda da aorta torácica. Ao exame: REG, corado, hidratado, TAX = 37 °C, FC = 100 bpm, FR = 21 irpm, índice tornozelo-braquial (ITB) 0,26. Lesão ulcerosa em MID sem sinais de infecção. Exames indicam leucócitos 8.000 células/mm3 sem desvio. O paciente foi submetido a operação vascular, evoluindo com febre no POI e infecção do sítio cirúrgico (ISC), posteriormente. Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. A febre pós-operatória é comum na ausência de infecção.

  • C. Certo
  • E. Errado

O paciente J. O. C., de 75 anos de idade, chega ao serviço de pronto atendimento com dor aguda, cansaço, fraqueza muscular e sensação de câimbra nos pés após caminhada de duas quadras, obrigando-o a parar, sem melhora após alguns minutos em repouso. Relata histórico cirúrgico por dissecção aguda da aorta torácica. Ao exame: REG, corado, hidratado, TAX = 37 °C, FC = 100 bpm, FR = 21 irpm, índice tornozelo-braquial (ITB) 0,26. Lesão ulcerosa em MID sem sinais de infecção. Exames indicam leucócitos 8.000 células/mm3 sem desvio. O paciente foi submetido a operação vascular, evoluindo com febre no POI e infecção do sítio cirúrgico (ISC), posteriormente. Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. O paciente em questão deu entrada já em sepse, pois apresentava dois ou mais dos seguintes sinais: temperatura (central) acima de 38 °C ou abaixo de 36 °C; frequência cardíaca > 90 bpm; frequência respiratória > 20 respirações/min em pacientes ventilando espontaneamente ou PaCO2 < 32 mmHg; leucócitos > 12.000 células/mm3 ou < 4.000 células/mm3 ou > 10% de células jovens (bastonetes) no sangue periférico.

  • C. Certo
  • E. Errado

O paciente J. O. C., de 75 anos de idade, chega ao serviço de pronto atendimento com dor aguda, cansaço, fraqueza muscular e sensação de câimbra nos pés após caminhada de duas quadras, obrigando-o a parar, sem melhora após alguns minutos em repouso. Relata histórico cirúrgico por dissecção aguda da aorta torácica. Ao exame: REG, corado, hidratado, TAX = 37 °C, FC = 100 bpm, FR = 21 irpm, índice tornozelo-braquial (ITB) 0,26. Lesão ulcerosa em MID sem sinais de infecção. Exames indicam leucócitos 8.000 células/mm3 sem desvio. O paciente foi submetido a operação vascular, evoluindo com febre no POI e infecção do sítio cirúrgico (ISC), posteriormente. Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Para esse paciente, o cálculo do ITB é realizado pela relação da maior pressão arterial sistólica da artéria tibial posterior e da artéria dorsal do pé (com obtenção nos dois membros ou em apenas um, dependendo da casualidade) com a maior pressão sistólica das artérias braquiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O paciente J. O. C., de 75 anos de idade, chega ao serviço de pronto atendimento com dor aguda, cansaço, fraqueza muscular e sensação de câimbra nos pés após caminhada de duas quadras, obrigando-o a parar, sem melhora após alguns minutos em repouso. Relata histórico cirúrgico por dissecção aguda da aorta torácica. Ao exame: REG, corado, hidratado, TAX = 37 °C, FC = 100 bpm, FR = 21 irpm, índice tornozelo-braquial (ITB) 0,26. Lesão ulcerosa em MID sem sinais de infecção. Exames indicam leucócitos 8.000 células/mm3 sem desvio. O paciente foi submetido a operação vascular, evoluindo com febre no POI e infecção do sítio cirúrgico (ISC), posteriormente. Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Se a dissecção aórtica na fase aguda, mencionada no caso clínico, é de diagnóstico inferior a 30 dias, é invariável a conduta cirúrgica no tipo B da classificação de Stanford.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paciente de 47 anos de idade, sexo masculino, etilista de 12 latas de cerveja/dia, há 20 dias apresenta náusea e anorexia. Ao exame físico, apresenta icterícia 1+/4+, telangiectasias, circulação colateral em abdome e ascite. Os exames laboratoriais mostram hemoglobina de 11,2, TGO = 124, TGP = 98, albumina = 2,7, INR = 1,2 e bilirrubina total = 2,2, indicando flapping. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Pela situação apresentada, deve-se solicitar ultrassonagrafia de abdome e, se tiver alterações difusas do parênquima, com veia porta superior a 0,8 cm, pode haver indícios de hipertensão portal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere hipoteticamente que o médico J. B. S trabalha em uma unidade de saúde de determinado município e faz plantões em um pronto-socorro da região. Durante o trabalho, ele percebe que grande parte dos pacientes da unidade de saúde apresenta condições crônicas, como hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM). Enquanto isso, no pronto-socorro, percebe agudização das condições crônicas daqueles pacientes que não aderem ao tratamento, somada a condições agudas, e pessoas vítimas de lesões por causas externas (atropelamentos e lesões por armas de fogo e por armas brancas). Outro fato que J. B. S. sempre observa é que os gestores de saúde da região não fornecem respostas adequadas e coerentes aos problemas. A respeito da situação apresentada, das redes de atenção à saúde e do quadro de saúde da região, julgue os itens a seguir. Na situação apresentada, observa-se um fenômeno que impacta criticamente o Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma incoerência entre a situação de saúde vivida na região e a resposta do sistema local de saúde, ou seja, há sobrecarga por uma tripla carga de doenças, predominando as condições crônicas, associadas a uma provável reação episódica voltada às condições agudas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...