Lista completa de Questões sobre Cirurgia do Trauma para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 55 anos de idade, sexo masculino, hipertenso em tratamento com captopril, na dose de 25 mg uma vez ao dia, é tabagista ativo, com carga tabágica de 30 anos/maço. É pedreiro. Após um episódio gripal, realizou RX de tórax que mostrou uma opacidade à direita. O diagnóstico foi completado com uma tomografia computadorizada de tórax com contraste, que mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm, e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados em número, mas não em tamanho, no mediastino. Uma biópsia transparietal guiada por tomografia confirmou tratar-se de um adenocarcinoma, confirmado pela imuno-histoquímica. Uma PET-CT mostrou captação em nódulo pulmonar com SUV = 4, além de captação no linfonodo hilar direto, com SUV = 2,4. O paciente apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 = 2 L. Sem mais evidências de doença metastática ao PET-CT e à RNM de crânio. Sem alterações na avaliação cardiológica, estando o paciente apto para ressecção cirúrgica (lobectomia).
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Se a mediastinoscopia for positiva para neoplasia em uma estação linfonodal, esse paciente está totalmente excluído de ressecção cirúrgica, e o tratamento indicado é a quimioterapia paliativa.Paciente de 55 anos de idade, sexo masculino, hipertenso em tratamento com captopril, na dose de 25 mg uma vez ao dia, é tabagista ativo, com carga tabágica de 30 anos/maço. É pedreiro. Após um episódio gripal, realizou RX de tórax que mostrou uma opacidade à direita. O diagnóstico foi completado com uma tomografia computadorizada de tórax com contraste, que mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm, e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados em número, mas não em tamanho, no mediastino. Uma biópsia transparietal guiada por tomografia confirmou tratar-se de um adenocarcinoma, confirmado pela imuno-histoquímica. Uma PET-CT mostrou captação em nódulo pulmonar com SUV = 4, além de captação no linfonodo hilar direto, com SUV = 2,4. O paciente apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 = 2 L. Sem mais evidências de doença metastática ao PET-CT e à RNM de crânio. Sem alterações na avaliação cardiológica, estando o paciente apto para ressecção cirúrgica (lobectomia).
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Se a mediastinoscopia for negativa para neoplasia, é indicada a esse paciente a lobectomia pulmonar.Paciente de 55 anos de idade, sexo masculino, hipertenso em tratamento com captopril, na dose de 25 mg uma vez ao dia, é tabagista ativo, com carga tabágica de 30 anos/maço. É pedreiro. Após um episódio gripal, realizou RX de tórax que mostrou uma opacidade à direita. O diagnóstico foi completado com uma tomografia computadorizada de tórax com contraste, que mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm, e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados em número, mas não em tamanho, no mediastino. Uma biópsia transparietal guiada por tomografia confirmou tratar-se de um adenocarcinoma, confirmado pela imuno-histoquímica. Uma PET-CT mostrou captação em nódulo pulmonar com SUV = 4, além de captação no linfonodo hilar direto, com SUV = 2,4. O paciente apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 = 2 L. Sem mais evidências de doença metastática ao PET-CT e à RNM de crânio. Sem alterações na avaliação cardiológica, estando o paciente apto para ressecção cirúrgica (lobectomia).
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Em não fumantes, o subtipo histológico mais comum é o adenocarcinoma.Paciente de 55 anos de idade, sexo masculino, hipertenso em tratamento com captopril, na dose de 25 mg uma vez ao dia, é tabagista ativo, com carga tabágica de 30 anos/maço. É pedreiro. Após um episódio gripal, realizou RX de tórax que mostrou uma opacidade à direita. O diagnóstico foi completado com uma tomografia computadorizada de tórax com contraste, que mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm, e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados em número, mas não em tamanho, no mediastino. Uma biópsia transparietal guiada por tomografia confirmou tratar-se de um adenocarcinoma, confirmado pela imuno-histoquímica. Uma PET-CT mostrou captação em nódulo pulmonar com SUV = 4, além de captação no linfonodo hilar direto, com SUV = 2,4. O paciente apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 = 2 L. Sem mais evidências de doença metastática ao PET-CT e à RNM de crânio. Sem alterações na avaliação cardiológica, estando o paciente apto para ressecção cirúrgica (lobectomia).
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Na população que fuma, o câncer de pulmão é mais comum em mulheres que em homens.Paciente de 55 anos de idade, sexo masculino, hipertenso em tratamento com captopril, na dose de 25 mg uma vez ao dia, é tabagista ativo, com carga tabágica de 30 anos/maço. É pedreiro. Após um episódio gripal, realizou RX de tórax que mostrou uma opacidade à direita. O diagnóstico foi completado com uma tomografia computadorizada de tórax com contraste, que mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm, e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados em número, mas não em tamanho, no mediastino. Uma biópsia transparietal guiada por tomografia confirmou tratar-se de um adenocarcinoma, confirmado pela imuno-histoquímica. Uma PET-CT mostrou captação em nódulo pulmonar com SUV = 4, além de captação no linfonodo hilar direto, com SUV = 2,4. O paciente apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 = 2 L. Sem mais evidências de doença metastática ao PET-CT e à RNM de crânio. Sem alterações na avaliação cardiológica, estando o paciente apto para ressecção cirúrgica (lobectomia).
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Atualmente sabe-se que o tabagismo é o fator ocupacional mais diretamente ligado ao risco de desenvolvimento de câncer de pulmão na população geral.Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta para entregar os resultados de um exame realizado para investigação de dor abdominal. A paciente queixa-se de dor em hipocôndrio direito em cólica, que é aliviada com analgesia comum e piora após as refeições. A paciente percebeu esses sintomas há aproximadamente um ano, quando iniciou dieta e exercício físico para perder peso. Desde o início da dieta, já perdeu 10 quilos. Não tem outros sintomas ou comorbidades. Apresenta IMC = 30 e, durante o exame físico, identifica-se leve dor a palpação do hipocôndrio direito. A ecografia de abdome mostra vesícula biliar de paredes lisas e finas, com cálculos móveis no respectivo interior. O colédoco apresenta tamanho normal. O restante do exame físico é normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Essa paciente tem indicação de tratamento cirúrgico.Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta para entregar os resultados de um exame realizado para investigação de dor abdominal. A paciente queixa-se de dor em hipocôndrio direito em cólica, que é aliviada com analgesia comum e piora após as refeições. A paciente percebeu esses sintomas há aproximadamente um ano, quando iniciou dieta e exercício físico para perder peso. Desde o início da dieta, já perdeu 10 quilos. Não tem outros sintomas ou comorbidades. Apresenta IMC = 30 e, durante o exame físico, identifica-se leve dor a palpação do hipocôndrio direito. A ecografia de abdome mostra vesícula biliar de paredes lisas e finas, com cálculos móveis no respectivo interior. O colédoco apresenta tamanho normal. O restante do exame físico é normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A pancreatite aguda de origem biliar é uma complicação dessa patologia.Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta para entregar os resultados de um exame realizado para investigação de dor abdominal. A paciente queixa-se de dor em hipocôndrio direito em cólica, que é aliviada com analgesia comum e piora após as refeições. A paciente percebeu esses sintomas há aproximadamente um ano, quando iniciou dieta e exercício físico para perder peso. Desde o início da dieta, já perdeu 10 quilos. Não tem outros sintomas ou comorbidades. Apresenta IMC = 30 e, durante o exame físico, identifica-se leve dor a palpação do hipocôndrio direito. A ecografia de abdome mostra vesícula biliar de paredes lisas e finas, com cálculos móveis no respectivo interior. O colédoco apresenta tamanho normal. O restante do exame físico é normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso exista suspeita de coledocolitíase, deve-se realizar exploração da via biliar.Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta para entregar os resultados de um exame realizado para investigação de dor abdominal. A paciente queixa-se de dor em hipocôndrio direito em cólica, que é aliviada com analgesia comum e piora após as refeições. A paciente percebeu esses sintomas há aproximadamente um ano, quando iniciou dieta e exercício físico para perder peso. Desde o início da dieta, já perdeu 10 quilos. Não tem outros sintomas ou comorbidades. Apresenta IMC = 30 e, durante o exame físico, identifica-se leve dor a palpação do hipocôndrio direito. A ecografia de abdome mostra vesícula biliar de paredes lisas e finas, com cálculos móveis no respectivo interior. O colédoco apresenta tamanho normal. O restante do exame físico é normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A colecistectomia videolaparoscópica, quando comparada à técnica aberta, apresenta menor tempo de internação, menor dor pós-operatória e menores incisões.Paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, comparece à consulta para entregar os resultados de um exame realizado para investigação de dor abdominal. A paciente queixa-se de dor em hipocôndrio direito em cólica, que é aliviada com analgesia comum e piora após as refeições. A paciente percebeu esses sintomas há aproximadamente um ano, quando iniciou dieta e exercício físico para perder peso. Desde o início da dieta, já perdeu 10 quilos. Não tem outros sintomas ou comorbidades. Apresenta IMC = 30 e, durante o exame físico, identifica-se leve dor a palpação do hipocôndrio direito. A ecografia de abdome mostra vesícula biliar de paredes lisas e finas, com cálculos móveis no respectivo interior. O colédoco apresenta tamanho normal. O restante do exame físico é normal.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A obstrução do ducto cístico por uma impactação de um cálculo pode gerar colecistite, e uma obstrução temporária pode causar cólica biliar.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...